Problemas no boot automatico do Firestarter

Iniciado por D4RT##, 11 de Novembro de 2010, 04:04

tópico anterior - próximo tópico

D4RT##

Consegui instalar o Firestarter normalmente, mas não consigo coloca-lo para iniciar junto ao sistema e sem pedir a senha, segui um tutorial postado aqui mesmo no ubuntuforum, porem chega em uma parte que não procede. segue abaixo a parte na qual não consigo completar.

Feito isso salve o arquivo e clique outra vez com o botão direito do mouse sobre o arquivo sudoers e vá em Propriedades > Aba Permissões  e lá onde tem Dono: root , Acesso: Leitura e escrita, mude para Dono:root, Acesso: Apenas leitura, ou seja, volte para os valores originais da aba permissões do arquivo sudoers. Atenção que é muito importante que se faça isso . O resto das opções da aba Permissões do arquivo sudoers deixe como estão.

Agora vá no Menu Sistemas > Preferências > Sessões  e clique no botão Adicionar  e em nome digite: Firestarter e em comando digite: sudo /usr/sbin/firestarter --start-hidden
   (Link do tutorial = http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43472.msg258252.html#msg258252 )

Quando abro a pasta sudoers e tento mudar a opção para "leitura e escrita" ela volta a opção anterior que é  "---", sendo assim não consigo proceder e concluir como no tutorial.

1ª vez que posto dúvidas aqui, espero estar postando no lugar certo.. caso tenha cometido algum equivoco peço desculpas..

Obrigado desde já.

RonaldoRG

Você deve ter pulado o passo de abrir o nautilus como root.
Nesse tutorial pede pra editar o sudoers com o gedit, mas não é muito recomendável isso, pois ele pode ser corrompido e dá problemas futuros.
Edite o sudoers com o comando:
sudo visudo
É um editor que abre no próprio terminal. Você acrescenta a linha que pede no tutorial
%admin ALL= NOPASSWD: /usr/sbin/firestarter
Depois aperta ctrl+o pra salvar e ctrl+x pra sair.
Espero que dê certo.
T+.
Ubuntu 12.04

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

D4RT##

Ronaldo, pra usar esse comando no terminal tenho que ter configurado a senha do root?

clcampos

Não, o comando sudo dá aos usuários do grupo admin permissões de root.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

D4RT##

Quando eu tento digitar o sudo no terminal, ele pede uma senha... só que quando eu digito os caracteres não aparecem sendo digitados.

Obs: Não mexi em nada ainda no terminal.

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

D4RT##

BEm.. acho que consegui, como faço pra comprovar se realemtne deu certo?

D4RT##

Tendo feito isso, agora tenho q ir no aplicativos de sessão, certo?

alarcon

Citação de: RonaldoRG online 11 de Novembro de 2010, 10:11
Você deve ter pulado o passo de abrir o nautilus como root.
Nesse tutorial pede pra editar o sudoers com o gedit, mas não é muito recomendável isso, pois ele pode ser corrompido e dá problemas futuros.
Edite o sudoers com o comando:
sudo visudo
É um editor que abre no próprio terminal. Você acrescenta a linha que pede no tutorial
Depois aperta ctrl+o pra salvar e ctrl+x pra sair.
Espero que dê certo.
T+.

Olha só, já perdi a conta de quantas vezes fiz este procedimento com o editor gráfico gedit e nunca deu problema de corrompimento. Fiz este tutorial desta forma por que é uma reclamação recorrente por parte de quem é iniciante de não se fornecer um tutorial de modo gráfico, então até mesmo provar que dá para fazer graficamente todos os passos e também por que para um iniciante trabalhar com editores de texto em modo terminal pode mais atrapalhar do que ajudar e o visudo se utiliza da edição por terminal.

Agora como vejo muitos utilizando o tutorial de forma errada, ou seja, apesar das várias recomendações de não fechar o gerenciador de arquivos nautilus aberto como root sem ter voltado as permissões do arquivo sudoers aos valores originais, eu fiz uma vídeo-aula, ou melhor, atualizei uma que já tinha feito para mostrar como usar o visudo com o editor gedit e tentar acabar de vez com o problema de edição do arquivo sudoers, portanto a quem for instalar este firewall, siga a recomendação do rjbgbo, leia o wiki dele e caso não tenha ficado claro vejo o link da vídeo-aula que tem lá (http://www.youtube.com/watch?v=4eMTf-S1IjI) para esclarecer mais as coisas a vocês.

alarcon

Citação de: D4RT## online 11 de Novembro de 2010, 12:03
Tendo feito isso, agora tenho q ir no aplicativos de sessão, certo?

Se você fez todos os passos do tutorial (inclusive no aplicativos de sessão), é só reiniciar o PC e ao entrar no Ubuntu o ícone do Firestarter deverá aparecer no canto superior direito e sem pedir senha para isso.

D4RT##

Acabei de reiniciar o PC... ao logar no Usuário Administrador ele iniciou o Firestarter direto.. como queria. Obrigado.

Só uma ultima dúvida... Entrei no outro usuário comum e o icone do Firestarter não apareceu.., é normal isso ou foi algo de errado que fiz? rs

alarcon

Citação de: D4RT## online 11 de Novembro de 2010, 12:24
Acabei de reiniciar o PC... ao logar no Usuário Administrador ele iniciou o Firestarter direto.. como queria. Obrigado.

Só uma ultima dúvida... Entrei no outro usuário comum e o icone do Firestarter não apareceu.., é normal isso ou foi algo de errado que fiz? rs

É normal sim porque no sudoers você só habilitou o usuário principal (o adiministrativo) para poder chamar o firestarter como o comando sudo sem pedir a senha. Para outros usuários teria de acrescentar ao final do arquivo sudoers isso:

%usuário ALL= NOPASSWD: /usr/sbin/firestarter

onde o que destaquei em vermelho seria o nome que o usuário digita para entrar no Ubuntu. Isso para cada usuário que usa o sistema.

Além disso você tem que fazer o passo do menu Sistema > Preferências > Aplicativos de sessão para abrir o firestarter (comando: sudo /usr/sbin/firestarter --start-hidden) ao iniciar a sessão.

D4RT##

Alarcon, fui no terminal digitei logo depois do

%usuário ALL= NOPASSWD: /usr/sbin/firestarter   (troquei o usuário pelo nome do usuário.)

Em seguida fui na sessão e configurei o subo /usr/sbin/firestarter --start-hidden

reiniciei o PC, porem no usuário nao abriu o Firestarter automaticamente... ficou como se nao tivesse feito nada.

tem alguma idéia de oq poderia ser?