o note reconhece wifi mas não conecta

Iniciado por maolire, 09 de Novembro de 2010, 17:36

tópico anterior - próximo tópico

maolire

Olá, peço a ajuda de alguém por favor, já pesquisei, mas não achei uma resposta que fosse compatível, sou nova no forum e no Ubuntu. Temos um desktop com ubuntu 10.10 e um note com windows vista. Conectei o modem dsl (speed) no roteador (cisco) e, parece, configurou sozinho porque navego normalmente. O problema é que qdo ligamos o note ele reconhece o wifi, mas não conecta sem ter que colocar a senha do servidor e aí o desk fica sem conexão. Espero uma ajuda, por favor. Marcia

zekkerj

Olá maolire, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network

iwconfig wlan0

ifconfig

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

marciaolire

marcia@marcia-desktop:~$ sudo lshw -c network
[sudo] password for marcia:
  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: VT6102 [Rhine-II]
       vendor: VIA Technologies, Inc.
       physical id: 12
       bus info: pci@0000:00:12.0
       logical name: eth0
       version: 78
       serial: 00:e0:4d:31:92:28
       size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=via-rhine driverversion=1.4.3 duplex=full latency=32 link=yes maxlatency=8 mingnt=3 multicast=yes port=MII speed=100MB/s
       resources: irq:23 ioport:dc00(size=256) memory:f6002000-f60020ff
marcia@marcia-desktop:~$ iwconfig wlan0
wlan0     No such device

marcia@marcia-desktop:~$ ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:e0:4d:31:92:28 
          endereço inet6: fe80::2e0:4dff:fe31:9228/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:615 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:678 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:366174 (366.1 KB) TX bytes:133295 (133.2 KB)
          IRQ:23 Endereço de E/S:0xe000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:480 (480.0 B) TX bytes:480 (480.0 B)

ppp0      Link encap:Protocolo Ponto-a-Ponto 
          inet end.: 201.27.185.211  P-a-P:200.204.210.246  Masc:255.255.255.255
          UP POINTOPOINT RUNNING NOARP MULTICAST  MTU:1492  Métrica:1
          pacotes RX:579 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:637 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:3
          RX bytes:351200 (351.2 KB) TX bytes:116273 (116.2 KB)

marcia@marcia-desktop:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0  [Conexão DSL 1] -----------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            via-rhine
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:E0:4D:31:92:28

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

IPv4 Settings:
    Address:         201.27.185.211
    Prefix:          32 (255.255.255.255)
    Gateway:         200.204.210.246

DNS:             200.204.0.10
    DNS:             200.204.0.138

marcia@marcia-desktop:~$

libonati

zekkerj

Citação de: libonati online 10 de Novembro de 2010, 16:38
Algo errado aí.
Totalmente...

Os comandos seriam pra verificar o funcionamento do notebook, não do Desktop. Mas não prestei atenção que o note está com vista, não com ubuntu.

O que acontece é que sua conexão está configurada pra ADSL com PPPoE. Nessa forma, apenas uma máquina pode se conectar diretamente.

Provavelmente você ligou seu modem a uma das portas LAN do roteador cisco, e fez o mesmo com o desktop.

No entanto, para que a conexão seja compartilhada, o modem DSL tem que ser ligado à porta "Internet" do roteador (alguns chamam essa porta de WAN). O roteador tem que ser configurado para fazer a autenticação no provedor DSL, com o seu usuário e senha do provedor.

Todas as máquinas, depois disso, devem ser configuradas pra se conectar automaticamente, por DHCP ("IP automático"). Isso implica em algumas alterações manuais no desktop ubuntu.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

Olá zekkerj. Atente para esses dados

IPv4 Settings:
    Address:         201.27.185.211
    Prefix:          32 (255.255.255.255)
    Gateway:         200.204.210.246
Na classe c, No último octeto, há 8 bits para serem alocados na máscara de sub-rede, mas só podem ser usados 6 bits, senão ocorre um endereço de broadcast como máscara de sub-rede, o que inviabiliza nosso raciocinio.

zekkerj

É uma conexão PPP, conexões PPP podem usar máscaras /32.

PS: Gostaria de conversar com vc em PVT, mais tarde, sobre o resto da mensagem.

maolire

Vejo que vcs viram alguma coisa não muito comum nessa configuração, eu gostaria de saber o que é isso. E tem um pedido pra falar em pvt...não sei o que é isso, não sei se é comigo ou entre vcs do forum....Desculpem, nunca usei esse forum, não entendo o aspecto técnico mais avançado, mas não sou totalmente ignorante no assunto, procuro me virar sozinha com o Ubuntu, pesquisando aqui e ali...Enfim, espero poder ajudar vcs a me ajudarem. Agradeço mesmo a atenção de vcs.

Andreson Goveia

Citação de: zekkerj online 10 de Novembro de 2010, 19:28
Citação de: libonati online 10 de Novembro de 2010, 16:38
Algo errado aí.
Totalmente...

Os comandos seriam pra verificar o funcionamento do notebook, não do Desktop. Mas não prestei atenção que o note está com vista, não com ubuntu.

O que acontece é que sua conexão está configurada pra ADSL com PPPoE. Nessa forma, apenas uma máquina pode se conectar diretamente.

Provavelmente você ligou seu modem a uma das portas LAN do roteador cisco, e fez o mesmo com o desktop.

No entanto, para que a conexão seja compartilhada, o modem DSL tem que ser ligado à porta "Internet" do roteador (alguns chamam essa porta de WAN). O roteador tem que ser configurado para fazer a autenticação no provedor DSL, com o seu usuário e senha do provedor.

Todas as máquinas, depois disso, devem ser configuradas pra se conectar automaticamente, por DHCP ("IP automático"). Isso implica em algumas alterações manuais no desktop ubuntu.
Marcia verifique isto acima que o colega falou,

Resumindo ele disse que provavelmente o seu roteador não esta configurado para fazer a autenticação do speedy, sendo assim esse trabalho passa para o PC/Note, e esta autenticação só pode ser feita de um lugar, por isso o outro não conecta.
Então primeiro tente configurar corretamente seu roteador (precisará entrar nas configurações dele e onde tem pppoe colocar as informações de autenticação do speedy (vide manual do seu roteador, provavelmente tem alguma coisa lá).
Feito isso você conseguirá conectar nas duas maquinas normalmente pois não precisará mais fazer a autenticação que já será feita pelo roteador.
Espero ter ajudado mais do que complicado, hehe.

Obs:Você tem dias contas no forum???
Isso é proibido por aqui, cada usuario(a), só pode ter uma conta ok??

zekkerj

Citação de: maolire online 10 de Novembro de 2010, 23:18
Vejo que vcs viram alguma coisa não muito comum nessa configuração, eu gostaria de saber o que é isso.
O colega libonatti estranhou sua configuração de IP. Conforme eu expliquei, apesar de incomum, não tem nada de errado nela.

CitarE tem um pedido pra falar em pvt...não sei o que é isso, não sei se é comigo ou entre vcs do forum...
"PVT" significa "em privado". Significa que eu quero conversar algo com ele alguma coisa que nós não queremos, neste momento, que fique em público.

CitarDesculpem, nunca usei esse forum, não entendo o aspecto técnico mais avançado, mas não sou totalmente ignorante no assunto, procuro me virar sozinha com o Ubuntu, pesquisando aqui e ali...Enfim, espero poder ajudar vcs a me ajudarem. Agradeço mesmo a atenção de vcs.
Não, sem problemas. É só pra não disvirtuar o assunto, manter o foco.

Chegou a verificar as ligações, como eu pedi? O modem precisa estar ligado à porta "Internet" do seu roteador.

maolire

Olá, Zekkerj verificamos as ligações e estão como vc orientou. Obrigada por esclarecer o mistério do "pvt"...

Anderson, obrigada por resumir a história, ficou claro o q tá acontecendo. Realmente, tentei instalar o roteador com o cd pelo gerenciador de pacote/adicionar cdrom e ñ consegui aí, conectamos os cabos no roteador e modem (como o Zekkerj falou), a conexão funcionou normal só q um comp. de cada vez. Não sei como configurar o roteador pelo Ubuntu (gostaria de aprender), então, o jeito vai ser configurar no note com o windows o q tava tentando evitar.
Obs. 1  Esqueci de mencionar q qdo verifico a conexão pelo terminal/ pppoeconf, aparece uma mensagem dizendo q o concentrador de acesso ñ respondeu por haver um outro processo pppoe q controla o modem em andamento, mas como entrar nesse outro processo? Imagino q seja por aí a configuração do roteador, né?

Obs. 2 tentei cancelar minha conta (ñ tava conseguindo abrir um tópico e ia desistir do forum), abri outra e acho q fiz confusão, vou ver se consigo acessar essa outra e cancelar, mas ñ imaginei q tinha ficado c/ duas contas, não. Desculpa.

zekkerj

CitarNão sei como configurar o roteador pelo Ubuntu
A configuração do roteador é feita pelo navegador, acessando o endereço dele. Pode ser feita em qualque máquina que esteja ligada a ele, e que tenha um navegador compatível.
A única restrição é que a primeira configuração do roteador tem que ser feita numa máquina conectada por cabo. Isso pq a rede wireless, antes dessa primeira configuração, está desativada.

CitarEsqueci de mencionar q qdo verifico a conexão pelo terminal/ pppoeconf, aparece uma mensagem dizendo q o concentrador de acesso ñ respondeu por haver um outro processo pppoe q controla o modem em andamento, mas como entrar nesse outro processo? Imagino q seja por aí a configuração do roteador, né?
Sim. A partir do momento em que o roteador esteja conectado pela porta Internet ao modem, e configurado corretamente, o Ubuntu não vai mais conseguir se conectar com o "pppoeconf". Nessa hora, é preciso mudar a configuração dele, para que ele use a conexão automática.

platao

Ola maolire, depois, com mais calma, se nao conseguir excluir uma das contas peça orientação por MP (mensagem pessoal) aos moderadores e seja bem vinda.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

maolire

Olá Zekkerj, daqui a pouco (depois do almoço), vou dar uma estudada no q vc escreveu e tentar resolver. Obrigada.

Platao, entrei na configuração e achei a outra conta, já cancelei e espero ter resolvido o problema das duas contas. Obrigada pela compreensão.

maolire

Olá, não conseguimos nada, infelizmente! Fizemos a configuração do roteador no Linksys, os dados da conexão speed foram aceitos, mas não encontramos como fazer a configuração no navegador...tá tudo como antes. Acho q não vamos conseguir resolver isso...Obrigada a todos.