como adicionar outra distro no grub 2 do ubuntu?

Iniciado por ricksv, 06 de Novembro de 2010, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

ricksv

ainda não funcionou,manualmente não seria mais facil?ja que tenho o arquivo grub.cfg do ubuntu e o menu.lst do mandriva.
só não sei como devo escrever no arquivo de texto grub.cfg do ubuntu para adicionar esta entrada do mandriva.

libonati

ricksv, o fórum precisa analizar as saídas de erro. Você pode falar o que quer e o que acha. A saída de erros fala muito mais que qualquer um de nós e é muito mais objetiva para solucionar os problemas.
Neste fórum tem muitos que não querem cooperar para um bom andamento das soluções e que não se relacionam com objetividade nas soluções dos problemas. Não sei se é o seu caso mas pela minha lógica analítica, você não está cooperando com o fórum.

Citação de: libonati online 07 de Novembro de 2010, 11:13
ricksv, posta as saídas do comando para o fórum poder analizar. Não basta só dizer em palavras, é preciso o resultado do comando.

Tendo em vista que você não cumpriu as orientações sugeridas a cima, estou abandonando o tópico...

ricksv

talvez vc nao tenha visto mas postei o menu.lst do mandriva e o grub.cfg do ubuntu,mas agradeço sua tentativa de me ajudar.

Tota

Ola de novo

Continuo com minha duvida em usar grub e grub2 ao mesmo tempo, então acredito que isto possa ajudar o ricksv:

Veja aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58947.0.html

[]'s

irtigor

@Tota acho que para o que eu sugeri não existem problemas. Mas é verdade que agora numa busca rápida eu só achei exemplos do contrário (usar o grub legacy para carregar o grub2).

@ricksv o grub.cfg não é para ser editado manualmente. Não vai fazer a minha sugestão ou está com duvidas? Vai ser "set root=(hd0,7)" (olhe o meu primeiro comentário).

Tota

Citação de: irtigor online 12 de Novembro de 2010, 13:43
@Tota acho que para o que eu sugeri não existem problemas. Mas é verdade que agora numa busca rápida eu só achei exemplos do contrário (usar o grub legacy para carregar o grub2).

Obrigado pela resposta, isto confirma minhas dúvidas.

[]'s

ricksv

Citação de: irtigor online 12 de Novembro de 2010, 13:43

@ricksv o grub.cfg não é para ser editado manualmente. Não vai fazer a minha sugestão ou está com duvidas? Vai ser "set root=(hd0,7)" (olhe o meu primeiro comentário).

não entendi o que é para fazer,(set root=hd0,7)?

irtigor

É referencia a minha primeira mensagem, passo a passo
Abre 40_custom

gksudo gedit /etc/grub.d/40_custom

Cola

menuentry "Meu outro grub" {

set root=(hd0,7)

chainloader +1

}

Fecha e roda

sudo update-grub

0tacon

Citarcomo adicionar outra distro no grub 2 do ubuntu?

Na unha!
Sabem o grub.cfg, aquele arquivo que começa com do not edit this file e todo mundo fala pr'a gente não editar? Então, eu editei o meu, pr'o menu ficar do jeito que eu quero. Só assim mesmo. Pra mim, não deu problema algum ter editado esse arquivo.

ricksv

Citação de: irtigor online 12 de Novembro de 2010, 22:11
É referencia a minha primeira mensagem, passo a passo
Abre 40_custom

gksudo gedit /etc/grub.d/40_custom

Cola

menuentry "Meu outro grub" {

set root=(hd0,7)

chainloader +1

}

Fecha e roda

sudo update-grub

tbm ja fiz isso e não funcionou.acho que não estou especificando o caminho certo para iniciar o mandriva mas ja tentei de tudo,a msg de erro que aparece ao iniciar o mandriva se refere a isto.
no arquivo grub.cfg a entrada do mandriva aparece desta forma:
}
menuentry "linux (on /dev/sda8)" {
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos8)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set 03009e66-79d4-4960-9421-2896caa5df01
   linux /boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=linux root=UUID=03009e66-79d4-4960-9421-2896caa5df01 splash=silent vga=788
   initrd (hd0,7)/boot/initrd.img
}

lembrando que estou usando o arquivo  /etc/grub.d/40_custom e esta entrada tbm não funciona neste arquivo.

irtigor

Citação de: ricksv online 13 de Novembro de 2010, 10:10
tbm ja fiz isso e não funcionou.
Não funcionou, mas o que foi que aconteceu? Sem os detalhes fica difícil... você pode ter feito errado... pode ser questão de um ajuste fino...
Até é possível adicionar as entradas direto para o kernel do Mandriva no 40_custom (basicamente o que o 0tacon falou, só que da forma certa), mas não é melhor que chainloader.

ricksv

o arquivo  /etc/grub.d/40_custom não sei porque mas está vazio agora,sem aqueles arquivos de texto que tem antes de edita-lo.
aparece a entrada do mandriva na tela do grub mas quando clica para iniciar vem uma msg muito grande e em ingles e eu não tenho como postar aqui.
vou começar do zero e depois posto o resultado aqui.

irtigor

O arquivo 40_custom (para funcionar), deve começar com

#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0

É depois dessas linhas que você coloca aquilo que eu falei. E como já disse, podem ser necessário alguns ajustes.
---
Para adiconar direto é o mesmo formato básico

menuentry "meu outro linux" {
set root=(hd0,7)
kernel (hd0,7)/boot/vmlinuz
initrd (hd0,7)/boot/initrd.img
}

Mas insisto que é melhor usar o grub do ubuntu para carregar o grub do Mandriva. Do contrário, você vai ter que viver editando esse arquivo.

ricksv

formatei  primeiro o mandriva e ao reiniciar funcionou normalmente inclusive o win xp estava la na tela do grub 1 do mandriva,os dois funcionando normalmente porem não apareceu o ubuntu,dai formatei a partição do ubuntu reiniciei  e estava la na tela de boot do grub 2 do ubuntu as entradas do ubuntu,do win xp e a do mandriva porem o mandriva não inicia está aparecendo a mesma msg de arro anterior.
o problema está sendo este:o mandriva não inicia com o grub 2 do ubuntu.

irtigor

O meu ultimo tiro (sem ser descobrir o que está faltando/sobrando), é colocar o grub legacy do Mandriva na mbr para chamar o grub2 do Ubuntu. No /boot/grub/menu.lst coloque

title Ubuntu
root (hd0,6) <--verifique se é isso mesmo (já que reinstalou pode ter mudado)
kernel /boot/grub/core.img