[Resolvido] Acessar o root pelo Maverik

Iniciado por raymundo, 03 de Novembro de 2010, 19:11

tópico anterior - próximo tópico

raymundo

Olá a todos,
Sou um iniciante no Linux e neste fórum. Inicialmente instalei o Lucid, nesta versão a mesma senha que utilizava para o comando "sudo" eu utilizava para o comando "su" e acessava o root. Fiquei pouco tempo com o Lucid, migrei logo para o Maverik antes de colocar arquivos importantes no computador.
Realmente achei a nova versão melhor e mais estável, mas não consigo acessar o root pelo comando "su", ele indica falha de autenticação para a minha senha, no entanto esta senha funciona para o comando "sudo". Já conversei com um amigo sobre os problemas de ficar acessando o root deliberadamente, não irei fazer isso.
Mas não poder acessar o root me preocupa por três idéias alternativas que tive:
(1) Se não aceita a minha senha, deva existir uma senha padrão, esta senha tem que ser alterada, senão meu computador ficará vulnerável a alguém que saiba esta senha.
(2) Se não houver senha padrão então o root não estará ascessível para ninguém, isso é possível? Qual a vantagem de não poder entrar em todas as partes do meu sistema?
(3) Eu fiz alguma besteira e instalei errado o Maverik!!!!

Agradeço a atenção

Raymundo

bred81

digita:
sudo passwd root

(1) Não existe senha padrão
(2) Menos chances de fazer besteira (até o usuário mais experiente é humano, por isso, sucessível a erros)
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

zekkerj

Vc não precisa do "su". Tudo que vc faz com ele (tá bom, quase tudo), vc faz com o "sudo".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

raymundo

Muito obrigado Bred81, deu certo a mudança.
Zekkerj, sei que posso fazer, quase tudo, pelo "sudo", mas o quase restante sem senha me deixava tenso!!! Não se preocupe que JAMAIS IREI UTILIZAR O "SU" EM VÃO!!!

Valeu a todos mais uma vez.

zekkerj

Dica: não vai mais usar o sudo? "sudo -k" faz ele esquecer imediatamente que houve autenticação prévia.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D