Erro ao realocar partições com o KDE Partition Manager

Iniciado por jmarcos16, 02 de Novembro de 2010, 17:40

tópico anterior - próximo tópico

jmarcos16

Olá a todos!
Tive um pequenino problema ao mover as partições dentro do HD. Foi o seguinte, "tinha" o windows 7 instalado no meu notebook Acer Aspire 4332 com um HD de 160 GiB. Redimensionei o HD e deixei com 20 GiB para o Kubuntu 10.04, ficando o hd com as seguintes características:
/dev/sda1 - Partição de recuperação - 11 GiB - ntfs
/dev/sda2 - System Reserved - 100 MiB - ntfs
/dev/sda3 - Windows 7 - 129 GiB - ntfs
/dev/sda4 - Extendida - 20 Gib
/dev/sda5 - Kubuntu - 18 GiB - Ext4
/dev/sda6 - linux swap - 1,37 Gib
Como não via finalidade em ter uma partição de recuperação (possuo os cd's de instalação do notebook e o windows que eu estava usando era diferente do que veio no computador) resolvi formatá-la e deixar disponível para arquivos. Até aí tudo funcionando muito bem, acontece que a partição do Kubuntu estava ficando pequena com a instalação dos programas então resolvi movê-la para proximo da partição onde estava o Kubuntu para poder redimensioná-la.
No final da operação, o Partition Manager apresentou um erro que pra variar não copiei. O fato é que não consigo montar as partições e acessar os dados que estavam no windows. Já tentei acessar os dados pelo Live-cd mas sem exito. Será que existe outra maneira de acessar o sistema de forma a recuperar os dados?
Liberte-se!!!

solidsnake

jmarcos16

Citação de: solidsnake online 02 de Novembro de 2010, 17:42
Com o KDE parition manager consegue voltá-la?
não é possível, não aparece a opção pra mover nas partições.
Liberte-se!!!

jmarcos16

consegui acessar os dados, soh que agora o Partition Manager vê o hd como um unico volume, ou seja, não consigo ver as partições.
Liberte-se!!!

zekkerj

Quando você remove uma partição, as partições seguintes são renomeadas. Vc removeu as partições 1 e 2, pelo que entendi, então a partição 3 passa a ser 1 (e seu windows vai reclamar disso), a partição 4 vai passar a ser 2. Já as partições lógicas, no seu caso, ficam fixas; elas vão começar de 5, mesmo que vc não tenha alguma das partições primárias.

Tente iniciar com um livecd recente, e veja se consegue reconstruir a tabela de partições. Talvez vc precise do programa "testdisk" pra isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jmarcos16

Ok zekkerj!
Consegui recuperar o boot, o problema eh que o Partition Manager enxerga o hd como um todo, ele não consegue ver as partições, ou seja, não consigo manusear as divisões do hd por ele e o pior de tudo eh que agora perdi o boot do windows de vez, ele fica na tela de apresentação eternamente. Usei o testdisk, mas não consegui exito, fui na solução do forum pra recuperar o grub. Eu não queria formatar, mas acho que não haverá solução pra aumentar a partição do Kubuntu senão trabalhar com o hd vazio e instalar denovo. Inclusive já fiz uma cópia do meu Kubuntu com o remastersys pra formatar e instalar denovo.
Liberte-se!!!