Resolução não salva [Resolvido]

Iniciado por ElMago, 01 de Novembro de 2010, 21:17

tópico anterior - próximo tópico

ElMago

Olá pessoal, to com Ubuntu 10.4 em outra maquina aqui (que é melhor que a outra mais velha), está tudo certo, após a formatação etc...
Tá tudo beleza, ou quase tudo rsrsrs
O quer acontece é que a placa desse PC é a K7S5A, e se não me engano usa chipset da SIS... A placa de vídeo é a NVIDIA GEFORCE FX 5200 (rev a1).
Pelo que eu li a SIS e a NVIDIA conflitam.
A outra placa da NVIDIA GEFORCE 2 MX-400 também conflitava e a resolução não salvava, e dava mais trabalho para configurar. O driver de aceleração desta mais antiga era a versão 96.
Aí troquei pela FX 5200, e foi recomendado (e já sabia disso) a versão de driver 173, e blz, instalei o recomendado, lógico rsrs.
Blz, deu um ganho bem grande de desempenho de video com em relação à outra placa. Mas para a minha surpresa, o problema de resolução persistiu.

Na inicialização (boot) aparece na tela preta uma mensagem suspeita do tipo : SMBUS , SIS 630 comp. bus not detected, module not inserted. Aí nem adianta rezar, que mesmo que eu tente configurar pelo nvidia-settings a resolução desejada, quando reinicio, esta mensagem RIDICULA permanece e a configuração ou resolução anterior volta denovo.....

Ainda tive que dar o comando sudo /etc/init.d/gdm restart e outros comandinhos para recuperar os paineis superior e inferior apos a instalação do driver da placa de video anterior (a mais velha, antes de trocar)....

O que faço para corrigir este problema?

ElMago

Olá pessoal, consegui resolver o conflito e bug da mensagem no arranque, em que atrasava um pouco a inicialização com a MALDITA frase de conflito e bug bem similar a esse: "Sis630_smbus 0000:00:02.0: SIS630 comp. bus not detected, module not inserted."
Eu mexi na BIOS SETUP e nada, e também deletei o xorg.config e dei o comando para reconfiguração do xorg.config (com os comandos sudo nvidia-xconfig e nvidia-settings) e também nada ......
Achei aqui neste Fórum Debian gringo : http://forums.debian.net/viewtopic.php?f=5&t=17647

Segui as cordenadas, fui em;   etc/modprobe.d/blacklist.conf    , e lá adicionei a seguinte linha :

# K7S5A MoBo
blacklist i2c_sis630

Reiniciei, e pronto, a frase de bug sumiu, e o arranque ficou um pouco mais rápido.

Agora consigo alterar para configuração padrão sem dar erro na tela de fundo como antes, que ficava marrom escura.

Porém só é salva a resolução reiniciando o PC, quando primeiro vou na nvidia-settings, altero a resolução e aplico, fecho e depois vou em Sistema > Preferências > Monitores, (Parece que o drive de vídeo não suporta a extensão para usar essa ferramenta. Você quer usar o drive de vídeo do fabricante no lugar?, clico em "Não") , abre Preferências do monitor, e clico em aplicar a resolução alterada antes no nvidia-settings, clico em Manter esta configuração, aí  eu fecho, reinicio e pronto, resolução salva.

ElMago

Agora ficou uma grande dúvida.

Para salvar tenho que ir nos dois caminhos descritos acima. No segundo caminho (Monitores) dá aquela frase :
""Parece que o drive de vídeo não suporta a extensão para usar essa ferramenta. Você quer usar o drive de vídeo do fabricante no lugar?""  Daí como disse acima, eu tenho que clicar em "Não", para assim poder aplicar a alteração feita no nvidia-settings. Ou seja, após cada alteração no nvidia-settings, é também feita em Monitores, bastando apenas aplicar, clicar em Manter esta configuração e fechar. Ex: No nvidia-settings, altero para Auto, e quando vou em Monitores, a resolução Auto (1024x768) vai tá lá. Se eu volto no nvidia-settings e altero para 800x600, e vou em Monitores denovo, vai tá lá a 800x600.

Após esta frase; Parece que o drive de vídeo não suporta a extensão blá blá blá..., se eu clicar em "Sim", vou para o nvidia-settings denovo, aí nem adianta aplicar e ir em Save to X Configuration File que não salva a resolução após reiniciar o PC.
Agora a minha dúvida em questão é: Se eu tenho que clicar em "Não" após esta esquisita frase de driver, e aplicar, que diabos de driver o Ubuntu usa para assim o driver da Nvidia salvar a configuração de resolução? Não creio que seja um driver, mas alguma ferramenta especifica no So que força o driver da placa salvar a configuração.

Alguma resposta quanto à minha dúvida?

ElMago

To começando a desistir do Linux nesta máqina....

Ta uma droga a compatibilidade... Ok, não é culpa do Linux, mas os hardwares que nao dão bom suporte.

No PC mais inferior aqui tava beleza...

O que acontece, segui todos tutoriais possiveis, já que o SO tava travando e só desligando pelo gabinete.
Atualizei para kernel  mais recente, como vi pelos tutoriais.
Nem deu tempo testar aplicações pra ver se ainda ta travando, pq já veio outro problema.
O nvidia-settings alega precisar recinfigurar.... Tentei  o sudo nvidia-xconfig e nada....
Apareceu outra mensagem que o driver não conseguiu instalar...Fui em drivers de hardware, e o nvidia 173 tava lá. Removi, mas quando cliquei em ativar, na metade do download ele deu a mensagem : SystemError: installArchives() failed...
Fui no Synaptic e fui tentar reinstalar o nvidia-173, e retornou a seguinte mensagem: Tentando recuperar quebra de pacote..Daí dá : E: nvidia-173: sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 10

Vou no terminal e dou dpkg --configure -a e dá isto aqui:

Configurando nvidia-173 (173.14.22-0ubuntu11) ...
Removing old nvidia-173-173.14.22 DKMS files...

------------------------------
Deleting module version: 173.14.22
completely from the DKMS tree.
------------------------------
Done.
Loading new nvidia-173-173.14.22 DKMS files...
First Installation: checking all kernels...
Building only for 2.6.35-020635-generic
Building for architecture i686
Building initial module for 2.6.35-020635-generic

Error! Bad return status for module build on kernel: 2.6.35-020635-generic (i686)
Consult the make.log in the build directory
/var/lib/dkms/nvidia-173/173.14.22/build/ for more information.
dpkg: erro processando nvidia-173 (--configure):
sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 10
Processando gatilhos para python-gmenu ...
Rebuilding /usr/share/applications/desktop.pt_BR.utf8.cache...
Processando gatilhos para python-support ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
nvidia-173

Vou em drivers de hardware e agora diz que NÃO HÁ DRIVERS propriretarios em uso no sistema.
No boot dá outra mensagem de erro...e alem de outros obstaculos diz que nao foi possivel armazenar configuração para monitores affffffff....
NAO SEI MAIS O QUE FAZER!!!!!!!!!

ElMago

Deletei o kernel que havia instalado e voltei ao que estava....Depois reinstalei os pacotes relacionados à nvidia no Synaptic...
Ok, resolvido os problemas descritos acima.
Porem, o nvidia-settings nao mais aparece no menu...Quando dou o nvidia-settings abre, mas aparece a mensagem: You do not appear to be using the NVIDIA X driver.  Please edit your X configuration file (just run `nvidia-xconfig` as root), and restart the X server.

Eu dou o comando sudo nvidia-xconfig....Mas aparece a seguinte e LINDA mensagem : sudo: nvidia-xconfig: command not found..
Afff...
Mesmo não tendo respostas aqui no Forum Ubuntu, estou tentando e postando.....

ElMago

Olha amigos, desde que mudei pra uma maquina melhor, este problema da resolução tava encomodando, porem, como a SIS tem problemas que todos já conhecem, eu havia instalado o Ubuntu neste PC com a outra placa de vídeo. Por ser já problematico, não encontrei solução desde que troquei de placa de video sem formatação (o normal  é que nem precisa).
Formatei denovo, já com a placa de video na mobo, e o problema de resolução foi resolvido. Ao alterar a resolução, basta agora ir só em nvidia-settings, aplicar e salvar.
Pronto, quando reinicio o pc, a resolução agora fica salva.
Outro motivo no qual me levou à formatação foi a questão de travamento.
Tudo começou com jogo de Ruindows, que nem travava antes, mas começou a travar geral. Depois com jogo nativo do sistema, e depois travar sozinha....
Como ja havia mexido muito, e o SO já tava impossivel de rodar, resolvi formatar....
Com a resolução solucionada pensei, agora blz....
Que nada, mesmo formatado, o SO voltou à travar com jogos...
Vi em alguns tutos sobre ventoinha. Imaginei, pow, realmente o pc está esquentando fácil, e quando fui ver, a ventoinha (cooler) da fonte tava zoada....
Abri o PC, limpei o dissipador de calor e cooler do processador que tava com muita poeira grudada e tirei a placa de fax modem do PC que tava junto da placa de video. Abri a fonte, e lubrifiquei o cooler, que demorou para voltar ao normal (tava emperrado pacas rsrs).
Fechei o gabinete, liguei o PC, o cooler da fonte voltou à funcionar e bingo; NÃO TRAVA MAIS, mesmo com jogos da Valve pra Ruindows. O problema era que a fonte tava super-aquecendo tudo, impedindo de o SO rodar programas que exigem um processamento maior.
Só que o seguinte, se usar o CrossOver (sem jogar) mais outro jogo do Linux como o Emilia Pinball ao mesmo tempo, aí trava e só reiniciando mesmo. Aí já é questão de configurar a temperatura, ou é limite da própria maquina mesmo.
Parabéns ao Ubuntu, que se mostrou sensível ao problema físico da máquina.
Desde já agradeço à todos, e abraço!