duvida em instalacao

Iniciado por lemgruberleo, 22 de Novembro de 2010, 00:55

tópico anterior - próximo tópico

lemgruberleo

bom galera, eu sou novato no ubuntu, veterano em windows, mas em GNU em geral sou bem leigo, e ai que esta o meu problema estou tendo dificuldades em executar uma simples instalacao por pacote generico e gostaria da ajuda de voces, eu estou tentando instalar os drivers de minha placa de som, mas esta MUITO dificil gostaria de saber como instalo o tal pacote, minha placa de som e uma: Creative X-fi Titanium Fatal1ty Professional, o arquivo baixado por mim foi esse: http://support.creative.com/downloads/download.aspx?nDownloadId=10792       e ele pesa apenas 68.8kb o que me e estranho, bom gostaria que alguem me esclarece-se como eu procedo quanto a instalacao muito obrigado a todos!

PS: o pacote em particular fica no diretorio: /home/leonardo/Desktop/XFi        se alguem ja podesse me mandar os comandos levando em consideracao o tal diretorio eu agradeceria
| M4A79XTD EVO| Phenom II X4 965 3.4 @ 4ghz | Thermaltake Frio | G. Skill RIP JAWS ddr3 1600 9-9-9-24 | raid 0 STM3500418AS (7200.12 RPM) | PC Power and Cooling Silencer 750 Quad Crossfire | XFX hd 4850 1gb | X-Fi Titanium Fatal1ty Professional Series | logitech x-530| Razer tarantula pro type |

Andreson Goveia

Cara este arquivo tem que ser compilado, primeiro para isso você tem que istalar alguns pacotes essenciais.

Vamos lá então.
Abra o terminal e digite
Citar$sudo apt-get install build-essential

Depois de instalado vamos a compilação

Abra o terminal ou use o que você abriu.

vamos para a pasta onde esta o arquivo

Citar$cd Desktop

Sugiro que copiemos oarquivo para a sua pasta pessoal então:
Citar$cp XFiDrv_Linux_Public_US_1.00.tar.gz.gz /home/leonardo/

agora vamos descompacta-lo
Citar$tar -vzxf XFiDrv_Linux_Public_US_1.00.tar.gz.gz

Entre na pasta criada
Citar$cd XFiDrv_Linux_Public_US_1.00/

Agora para compilação

Citar$sudo make
Depois
Citar$sudo make install

OBS:O nome do arquivo acima foi o que baixei pelo link informado tendo os 2 "gz's" no final(isso não implica em nada só para informação).

Dentro da pasta encontrei o arquivo README (Leia-me)
que contem as seguintes informações
Citar====================================================================

Sound Blaster X-Fi Linux 32/64-bit Driver Source Release Readme File
 September 2008

====================================================================

The purpose of this document is to describe how to build and install the
X-Fi Linux device driver.

Quick install

=============
In terminal,

1) Goto source directory
2) Execute make command as root
  make
  make install

Uninstall
=========
In terminal,
1) Goto source directory
2) Execute make command as root
  make uninstall

Copyright (c) 2008 Creative Technology Ltd. All rights reserved.
 End of Readme File

Espero ter ajudado

Abraços

Andreson.

lemgruberleo

olha, voce ajudou sim! muito obrigado, mas eu ainda nao consegui realizar a instalacao acontece o tal problema :    ...... como procedo agora???
| M4A79XTD EVO| Phenom II X4 965 3.4 @ 4ghz | Thermaltake Frio | G. Skill RIP JAWS ddr3 1600 9-9-9-24 | raid 0 STM3500418AS (7200.12 RPM) | PC Power and Cooling Silencer 750 Quad Crossfire | XFX hd 4850 1gb | X-Fi Titanium Fatal1ty Professional Series | logitech x-530| Razer tarantula pro type |

RonaldoRG

Você colocou os $ nos comandos que Anderson te passou. Refaça os comandos sem botar os $ que dá certo.
Abraço.
Ubuntu 12.04

lemgruberleo

primeiramente muito obrigado ai pela ajuda ronaldo. mas a instalacao ainda nao foi completada, dessa ves aparece mais um erro, mesmo eu tendo feito os comandos da forma que o ronaldo me recomendou abaixo o SS do erro....    

RonaldoRG

Ok lemgruberleo. Quando você dá o comando make pra compilar você deve observar se teve algum erro na compilação antes de dá o make install.
No seu caso no comando make ele acusou um erro onde diz: "fatal error: sound/driver.h: No such file or diretory"
Então ele não encontrou o arquivo driver.h na pasta sound. Portanto verifique lá se existe esse arquivo.
T+.
Ubuntu 12.04

lemgruberleo

certo, ja verifiquei o dito arquivo nao tem no pacote dado pelo site do fabricante, enclusive ja re baixei o pacote e nao possue, existe alguma outra forma de proceguir????

zeroday

Só uma dica lemgruberleo ,

Vc não precisa compilar os programas como root ( comando make ) , vc pode compilar como o usuario normal e só para instalar que é preciso acesso root.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."