Instalar bibliotecas de 32 bits em 64 bits ou compilar para 64 bits?

Iniciado por mammuthix, 01 de Novembro de 2010, 13:01

tópico anterior - próximo tópico

mammuthix

Pessoal,

Talvez seja muito cedo ainda, mas acontece que preciso usar o Second Life e para rodar streaming de audio nele preciso utilizar pacotes de 32-bits. Não sei porque eu ját inha aqui o ia32, mas pelo que andei lendo também preciso do gstreamer32, e não sei se é recomendo fazer isso no Ubuntu 64.

http://secondlife.com/support/system-requirements/

Acontece que achei até um viewer do Second Life de terceiros (Imprudence - http://imprudenceviewer.org/wiki/Downloads) que é compilado para 64-bits! Mas tem algumas coisas do Viewer 2 oficial do próprio Second Life que preciso usar. Achei o wiki deles falando como fazer - http://wiki.secondlife.com/wiki/Compiling_the_viewer_(Linux) - a duvida e mais quanto o que seria melhor fazer, pois nao queria ficar "sujando" o sistema operacional, quero deixar ele o mais limpo possivel.

Aproveitando, estou tentando entender como funciona a instalaçao de programas no Linux. E para desinstalar tambem. Ficam rastros na desinstalaçao? Como detectar?

Baixei por exemplo o Second Life oficial que vem um tar.bz2 e nele deveria apenas rodar sem alterar nada no sistema a princípio, certo? Mas quando rodei vi que ele gerou um atalho no menu Applications > Internet do Ubuntu.

Tem como monitorar isso e também fazer uma limpeza que garanta que o sistema não fique "bagunçado" como no caso do Windows e seus malditos registros e pastas ou atalhos criadas e não removidas?

Obrigado!