Problemas ao adicionar o Grub [Resolvido]

Iniciado por fabiobianchi, 01 de Novembro de 2010, 00:53

tópico anterior - próximo tópico

fabiobianchi

Pessoal, estou com um problemão.

Tenho dois hds, estava usando um com uma instalação única do 10.04, portanto não usava o GRUB.
Decidi instalar o winxp no outro hd. Instalei e deu tudo certo.

Depois, seguindo este tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html, instalei o GRUB 2 usando a solução para Live CD, só que a cagada foi que eu não prestei atenção e não usei o live cd, fui pelo sistema instalado mesmo.

Ao reiniciar o sistema, apareceu algum tipo de erro e o prompt grub rescue, não sabia o que fazer e resetei a máquina. Alterando a ordem de inicialização dos hds consigo usar o Winxp.

Queria saber como eu posso voltar atrás, ou seja, quando tinha o Ubuntu 10.04 em um Hd e o winxp no outro e eu usava o F8 para acessar um ou outro SO.

Tem jeito???
Estou com todos meus arquivos na instalação do Ubuntu e sem backup.

Obrigado

jmarcos16

Saudações!!!
Vc consegue acessar a partição do Ubuntu com um live-cd?
Se conseguir dá uma olhada nesse link!!!
Good Luck!!!
Liberte-se!!!

fabiobianchi

Cara, acaba de acontecer o seguinte:

Escrevi aquele tópico usando o winxp, aí reiniciei o computador, entrei na bios e coloquei o hd do Ubuntu como primeiro hd. Estava só testando várias opções.
Salvei e quando reiniciou entrou direto no Ubuntu. Reiniciei novamente e apertei F8, selecionei o hd do Win e logou sem problemas. Reiniciei mais uma vez e estou usando meu velho Ubuntu.

Nem sinal do Grub e prefiro que fique assim, na base do F8.
Acho que talvez tenha sido uma atualização do xp que deu esse problema.

De qualquer forma agradeço, eu estava meio desesperado mesmo. rsrs

Obrigado

Andreson Goveia

Citação de: fabiobianchi online 01 de Novembro de 2010, 01:33
Cara, acaba de acontecer o seguinte:

Escrevi aquele tópico usando o winxp, aí reiniciei o computador, entrei na bios e coloquei o hd do Ubuntu como primeiro hd. Estava só testando várias opções.
Salvei e quando reiniciou entrou direto no Ubuntu. Reiniciei novamente e apertei F8, selecionei o hd do Win e logou sem problemas. Reiniciei mais uma vez e estou usando meu velho Ubuntu.

Nem sinal do Grub e prefiro que fique assim, na base do F8.
Acho que talvez tenha sido uma atualização do xp que deu esse problema.

De qualquer forma agradeço, eu estava meio desesperado mesmo. rsrs

Obrigado
Só uma pequena correção, se não tivesse nem sinal do grub você não conseguiria entra no sistema, porque o grub é o gerenciador de inicialização do Ubuntu, assim como o Windows tem o seu e o mac também (esqueci o nome deles ::))
Você não vê porque ele só esta "enxergando" o Ubuntu mas se ele passar a enxergar os outros sistemas operacionais ele vai para na parte para escolher o SO que quer entrar, neste seu caso acho que só seria necessario dar um

$sudo update-grub

pelo terminal para ele encontrar o outro hd e o windows.
Faça um teste, procure por grub no Synaptc ou no gerenciador de programas ubuntu, e veja se está instalado.