Dúvida persistente como instalar o Ubuntu 10.04 em partição vazia.

Iniciado por ArmandPer, 31 de Outubro de 2010, 02:19

tópico anterior - próximo tópico

ArmandPer

Bom dia pessoal:

A gente lê, lê, mas nem todos casos são iguais. Tenho uma partição C: com o WIndows XP instalado com 180 Gb, backup de arquivos em HD Externa, e uma partição D: com cerca de 37 Gb livres. Quero instalar com segurança absoluta o Ubuntu 10.04.1. Tenho uma pasta com o 10.04.1 desktopi386 com o instalador wibi. Pensei em copiar essa pasta na partição D: e executar o wibi ali, mas tenho receio de não ser assim.

Com fazer? Há outra versão de instalação do Ubuntu 10? Tudo deixa meio confuso o que fazer. ???

Agradeço aos colegas que colaborarem.

Andreson Goveia

Primeiro precisamos saber como você quer instalar,

1º Se dentro do Windows como se fosse um programa?
2º Em dual boot, escolhendo o sistema na inicialização (atraves do grub (gerenciador de inicialização))?
Como você escreveu que tem uma partição separada para instalar o ubuntu, ficou confuso que escreveu que o ubuntu esta
em uma pasta e tem o wubi.

O wubi é para instalar dentro do windows como se fosse um programa.
Para fazer o dual boot(correto){2º}, você precisa gravar o arquivo baixado(Que é uma imagem de cd) .iso em um cd.(no seu sofware de gravação é preciso procurar a opção "Gravar imagem de cd", ou algo parecido com isso, ou criar um livepen, dependendo da forma
que você quiser fazer eu explico nos próximos post's.

ArmandPer

Citação de: Andreson online 31 de Outubro de 2010, 03:40
Primeiro precisamos saber como você quer instalar,

1º Se dentro do Windows como se fosse um programa?
2º Em dual boot, escolhendo o sistema na inicialização (atraves do grub (gerenciador de inicialização))?
Como você escreveu que tem uma partição separada para instalar o ubuntu, ficou confuso que escreveu que o ubuntu esta
em uma pasta e tem o wubi.

O wubi é para instalar dentro do windows como se fosse um programa.
Para fazer o dual boot(correto){2º}, você precisa gravar o arquivo baixado(Que é uma imagem de cd) .iso em um cd.(no seu sofware de gravação é preciso procurar a opção "Gravar imagem de cd", ou algo parecido com isso, ou criar um livepen, dependendo da forma
que você quiser fazer eu explico nos próximos post's.

Boa tarde, Andreson. No caso tenho um CD para gravar dentro do Windows, até escrevi errado o nome do instalador, wubi, mas no caso a experiência não foi muito boa, perdi o Windows, a sorte que teve como recuperar os dados através do Ubuntu. Formatei a máquina coloquei o Windows na partição maior e tenho agora essa partição livre. Gostaria então de saber com fazer um dual boot. Qual o site que você recomenda para baixar esse arquivo .iso sabendo que aqui é 32 bits? Então tenho que gravar no CD o arquivo .iso, é isso? Desculpe a ignorância mas o que seria criar um livepen? Se puder detalhar ao máximo para evitar problemas. Obrigado.
;)

Andreson Goveia

Para baixar:
http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download

Logo abaixo no site tem como gravar o cd ou criar um livepen

Vou tentar explicar melhor

O livepen seria o mesmo que rodar o Ubuntu pelo CD, mas vai estar tudo em um pendriver,
É só baixar este programa (para windows) Universal-USB-Installer
Ele é bem intuitivo, não terá problemas
O bom é que não gasta cd/dvd.

Agora para gravar a imagem de cd (.iso) primeiro tem que tem um programa de gravação de cd ou dvd como nero, cpburnxo, Infra Recorder, ISO Recorder, e por ai vai, na maioria destes programas tem uma opção de Gravar imagem de CD ou algo parecido com isso, terá que escolher esta opção e "apontar" o arquivo que você baixou (.iso).
tem que gravar na mais baixa velocidade possivel, para evitar que fique uma gravação corrompida.

O dual boot é bem facil de fazer pelo Ubuntu, nos próprios passos de instalação ele te dá esta opção, mas vou recomendar que você leia esta matéria antes Ok??

Como instalar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Alé de tudo está bem explicado e vale para um bom aprendizado.