Perdi o nome de usuário e a senha do ubuntu (RESOLVIDO)

Iniciado por Amalia, 30 de Outubro de 2010, 20:39

tópico anterior - próximo tópico

Amalia

Olá pessoal ;)
Sou uma iniciante no ubuntu, acreditem em mim, eu não sei nada, então, eu estou pedindo paciência  ;D
Um senhor instalou no computador(que veio inicialmente com o ubuntu) o windows 7. Era uma cópia pirata. Eu pedi para instalarem o ubuntu pois tinha gostado de mexer nele ;D. Pois bem, não usei durante uma semana o ubuntu, e quando fui acessar pediu o nome de usuário e a senha, eu perguntei pro meu pai e para minha irmã e eles não sabiam. Da outra vez que o cara veio ele só desconversou o assunto >:(.
Resumindo:
Sou iniciante, não entendo nada de boot, root e os cacetes que se vão por aí;
No meu computador estão dois sistemas operacionais;
O windows deu pau;
Eu não tenho  nem o nome do usuário e nem a senha do ubuntu<~que é o que eu quero recuperar.

PS:. Se possível...não me dêem dicas que incluam a formatação do HD e perda de arquivos, OK?
PPS:. Desculpem as exigências   :-X

Obrigada ;D

Tota

alarcon

A dica do tota é ótima, mas como você disse ser iniciante talvez se enrole com os procedimentos, então primeiro gostaria de saber qual versão do Ubuntu está instalada aí e se vc tem o liveCD dele por perto.

pelo link que o tota indicou, simplificando um pouco o que foi falado pelo gabriel0085 seria assim:

CitarVamos seguir o passo-a-passo abaixo para solucionar esta questão.

1. Ao ligar o seu computador, espere aparecer a tela do grub.

2. Depois selecione a linha do kernel do Ubuntu (sem ser a que fala em modo de recuperação = recovery mode) e digite 'e'  (de editar).

3. Agora, no final desta linha acrescente isso:

rw init=/bin/bash

Feito isso, aperte Enter e em seguida 'b' (de boot). O sistema irá iniciar. Quando você parar no terminal digite:

ls /home

Atenção que a primeira letra do comando acima é o L minúsculo. O que ele fornecer como resposta ao comando dado será o nome de usuário(a) que vc não sabe e após isso use esse comando:

passwd USUÁRIO

onde USUÁRIO você deve trocar pelo nome de usuário que vc encontrou com o comando ls /home (escreva da mesma forma que foi mostrado) e então vai ser pedido para digitar uma senha, portanto crie uma nova senha que vai substituir a antiga. Reinicie o PC com o comando:

reboot

A mais simples também foi dada neste mesmo link pelo clcampos que seria o seguinte:

CitarSempre recupero assim:

* Uso o sistema escolhendo a opção Recovery Mode (modo de recuperação) no GRUB
   * Executo o comando passwd USUÁRIO e altero a senha
   * Reinicio o PC usando o comando reboot

lembrando sempre de usar o comando ls /home para saber qual seria o nome de usuário(a) a ser usado no comando anterior

Amalia

Amalia

Citação de: alarcon online 30 de Outubro de 2010, 21:32
A dica do tota é ótima, mas como você disse ser iniciante talvez se enrole com os procedimentos, então primeiro gostaria de saber qual versão do Ubuntu está instalada aí e se vc tem o liveCD dele por perto.

pelo link que o tota indicou, simplificando um pouco o que foi falado pelo gabriel0085 seria assim:

CitarVamos seguir o passo-a-passo abaixo para solucionar esta questão.

1. Ao ligar o seu computador, espere aparecer a tela do grub.

2. Depois selecione a linha do kernel do Ubuntu (sem ser a que fala em modo de recuperação = recovery mode) e digite 'e'  (de editar).

3. Agora, no final desta linha acrescente isso:

rw init=/bin/bash

Feito isso, aperte Enter e em seguida 'b' (de boot). O sistema irá iniciar. Quando você parar no terminal digite:

ls /home

Atenção que a primeira letra do comando acima é o L minúsculo. O que ele fornecer como resposta ao comando dado será o nome de usuário(a) que vc não sabe e após isso use esse comando:

passwd USUÁRIO

onde USUÁRIO você deve trocar pelo nome de usuário que vc encontrou com o comando ls /home (escreva da mesma forma que foi mostrado) e então vai ser pedido para digitar uma senha, portanto crie uma nova senha que vai substituir a antiga. Reinicie o PC com o comando:

reboot

A mais simples também foi dada neste mesmo link pelo clcampos que seria o seguinte:

CitarSempre recupero assim:

* Uso o sistema escolhendo a opção Recovery Mode (modo de recuperação) no GRUB
   * Executo o comando passwd USUÁRIO e altero a senha
   * Reinicio o PC usando o comando reboot

lembrando sempre de usar o comando ls /home para saber qual seria o nome de usuário(a) a ser usado no comando anterior

Muuuuito obrigada!!!!!!
Vc me salvou!
O meu cd de instalação é o do Ubuntu 9.04
vou tentar fazer o o processo!

Obrigada mesmo!

alarcon

Citação de: Amalia online 30 de Outubro de 2010, 21:54
Muuuuito obrigada!!!!!!
Vc me salvou!
O meu cd de instalação é o do Ubuntu 9.04
vou tentar fazer o o processo!

Obrigada mesmo!

??? afinal você fez os processos recomendados e solucionou seu problema ou ainda vai fazer, não entendi. ;D

Amalia

T.T

Apareceu isso:

root(none):/# ls/home
bash: ls/home: No such file or directory
root@(nome):/B

O que eu faço?????

alarcon

Citação de: Amalia online 30 de Outubro de 2010, 22:00
T.T

Apareceu isso:

root(none):/# ls/home
bash: ls/home: No such file or directory
root@(nome):/B

O que eu faço?????

vc não deu um espaço entre o ls e /home

é para ser assim:

ls /home

e não:

ls/home

Amalia

Muuuuuito obrigada!!!!!

Funcionou que é uma beleza!!!

Vlw mesmo!!!! Agora eu vou mudar a configuração pra iniciar automáticamente sem pedir senha nem usuário. Aqui ñ é mt importante a segurança.

Thanks de novo!!

bjubju

alarcon

Citação de: Amalia online 30 de Outubro de 2010, 22:15
Muuuuuito obrigada!!!!!

Funcionou que é uma beleza!!!

Vlw mesmo!!!! Agora eu vou mudar a configuração pra iniciar automáticamente sem pedir senha nem usuário. Aqui ñ é mt importante a segurança.

Thanks de novo!!

bjubju

Ok, você é quem sabe.

Que bom que tenha resolvido seu problema. ;)

Por gentileza, altere o título do primeiro texto deste tópico e acrescente a ele a palavra resolvido.

Amalia

Ok!

Desculpe o atraso pra colocar lá, muito obrigada!