Não consigo mais me conectar com cabo ou sem fio

Iniciado por Eutiquio, 27 de Outubro de 2010, 21:45

tópico anterior - próximo tópico

Eutiquio

Olá, tenho uma carroça notebook vostro 1000 da Dell com dual boot e uso o Ubuntu 10.04 e este estava rodando muito bem na minha máquina, até que depois de um desligamento forçado, o ícone do  NetworkManager não aparece e o note não conecta mais de jeito nenhum. Fuçando as configurações, descobri o comando que o sistema usa para iniciar o NM nas "Preferências  dos aplicativos de sessão" e quando digitei no terminal apareceu isso aqui:

nm-applet --sm-disable:

eutiquio@eutiquio-laptop:~$ nm-applet --sm-disable
Uma instância do nm-applet já está em execução.

** (nm-applet:2306): WARNING **: <WARN>  constructor(): Couldn't initialize the D-Bus manager.

Alguém sabe o quem é esse tal de "D-Bus manager"?
Aproveitei que ia postar e também tirei o lshw e o nm-tool, aqui estão:

eutiquio@eutiquio-laptop:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for eutiquio:
  *-network               
       description: Wireless interface
       product: BCM4311 802.11b/g WLAN
       vendor: Broadcom Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:05:00.0
       logical name: eth2
       version: 01
       serial: 00:1c:26:3a:f6:50
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=wl0 driverversion=5.60.48.36 latency=0 multicast=yes wireless=IEEE 802.11bg
       resources: irq:18 memory:b0200000-b0203fff
  *-network
       description: Ethernet interface
       product: BCM4401-B0 100Base-TX
       vendor: Broadcom Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:08:00.0
       logical name: eth0
       version: 02
       serial: 00:1c:23:9d:d4:c2
       size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=b44 driverversion=2.0 duplex=full latency=64 link=yes multicast=yes port=twisted pair speed=100MB/s
       resources: irq:21 memory:b0300000-b0301fff

E

eutiquio@eutiquio-laptop:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth2 -----------------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            wl
  State:             disconnected
  Default:           no
  HW Address:        00:1C:26:3A:F6:50

Capabilities:

Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

Wireless Access Points
    ChorinhoPraEle:  Infra, 00:21:04:11:84:9F, Freq 2437 MHz, Rate 0 Mb/s, Strength 100 WPA2

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            b44
  State:             unmanaged
  Default:           no
  HW Address:        00:1C:23:9D:D4:C2

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito, pois o XP já estava com problemas e eu estou acessando de um live cd da versão 9.10; estou sofrendo!  ;)

Muito obrigado!

zekkerj

Execute o comando abaixo, cole o resultado aqui.

cat /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Eutiquio

Olá, já tinha dado uma olhada nisso também, mas de qualquer forma ta aí o arquivo:

[main]
NetworkingEnabled=true
WirelessEnabled=true
WWANEnabled=true

Como eu to acessando do live cd, eu naveguei nas pastas do Ubuntu que está instalado até chegar no arquivo. Se fizer alguma diferença, me avise que eu faço o procedimento de novo. :)

Obrigado!

Eutiquio

E aí, alguém tem uma idéia do que pode ter acontecido?

libonati

Posta os arquivos
gedit /etc/network/interfaces
gedit /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf

Eutiquio

gedit /etc/network/interfaces

auto lo
iface lo inet loopback

auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider

auto eth0
iface eth0 inet manual

gedit /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf

# This file is installed into /etc/NetworkManager, and is loaded by
# NetworkManager by default.  To override, specify: '--config file'
# during NM startup.  This can be done by appending to DAEMON_OPTS in
# the file:
#
# /etc/default/NetworkManager
#

[main]
plugins=ifupdown,keyfile

[ifupdown]
managed=false

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Eutiquio

Eutiquio

Olha, o que apareceu não foi muito animador...

sudo:nmcli: command not found

zekkerj

Sem problema. Vamos por outro caminho:

killall -TERM nm-applet

nm-applet --sm-disable

Eutiquio

Eutiquio

Aí estão:

eutiquio@eutiquio-laptop:~$ killall -TERM nm-applet
eutiquio@eutiquio-laptop:~$ killall -TERM nm-applet
nm-applet: processo não achado
eutiquio@eutiquio-laptop:~$ nm-applet --sm-disable
** (nm-applet:1671): DEBUG: old state indicates that this was not a disconnect 0
** (nm-applet:1671): DEBUG: old state indicates that this was not a disconnect 0

libonati

Olá Eutiquio. Para não atrapalhar vou deixar o zekkerj esgotar as linhas de soluções.

Olá zekkerj. O arquivo interfaces não está consistente. Trabalhe com a hipótese de limpar as configurações de internet, refazer a conexão default e depois reconfigurar.

zekkerj

Sim, eu vi que ele está com uma configuração de PPPoE na eth0, mas não acredito que esteja atrapalhando o funcionamento da wireless.
(Apesar de que o título é "não consigo mais me conectar com cabo ou sem fio", o motivo de não conectar com cabo já está visto --- é essa configuração).

A tal mensagem do dbus do início do tópico era a minha grande dúvida. Pelo que entendi, agora, deve ter sido pq da primeira vez, o "nm-applet" já estava rodando, quando ele tentou rodá-lo da segunda vez, não conseguiu acessar o recurso.

O ícone do NM reapareceu, Eutiquio?

Eutiquio

Olá zekkerj, nada acontece, essa tela fica a vida toda no terminal e nada acontece, fui olhar no monitor de sistema e o processo referente ao nm-applet aparece como dormindo.

Amigos, essa configuração pppoe deve ser do pppoeconf que eu uso para entrar no velox da casa da minha namorada de vez em quando, mas ele nunca tinha me impedido de usar a conexão cabeada antes (apesar que existia o nm-applet pra me ajudar). Enfim, como eu faço pra cancelar essa configuração? Afinal, melhor conectado a cabo do que rodar do live cd... (principalmente para fazer os testes)
Obrigado! ;)