Cliente Ubuntu 10 X Servidor WinXP - Compartilhar Net e Diretórios? (RESOLVIDO)

Iniciado por Sedan75, 23 de Outubro de 2010, 00:49

tópico anterior - próximo tópico

Sedan75

Olá, pessoal!

Baixei e instalei o Ubuntu 10.10 no meu Notebook, mas estou tendo dificuldades de conectá-lo em rede e compartilhar a internet com o desktop de casa com WinXP SP3 que tem acesso via Speedy com login e senha.

Eu sei que só poderei ter acesso à internet quando o WinXP também estiver conectado à internet.

Vasculhei em vários foruns e encontrei ricos tutoriais de como conectar Win ao Linux. Mas não encontrei nada que me orientasse a ter êxito em conectar Linux a um servidor WinXP.

No WinXP, já fiz os procedimentos de compartilhar a conexão Speedy e selecionei todos os serviços em execução ao qual o Ubuntu poderá ter acesso.

Abaixo, segue o resultado do comando ifconfig /all do WinXP, sendo que "conection 11" refere-se à placa conectada ao Speedy e "conection 12" refere-se à placa de rede que deve se comunicar com a placa de rede do Notebook com Ubuntu.

============================================

Windows IP Configuration
       Host Name . . . . . . . . . . . . : slave
       Primary Dns Suffix  . . . . . . . :
       Node Type . . . . . . . . . . . . : Mixed
       IP Routing Enabled. . . . . . . . : Yes
       WINS Proxy Enabled. . . . . . . . : No

Ethernet adapter Local Area Connection 11:
       Connection-specific DNS Suffix  . :
       Description . . . . . . . . . . . : NVIDIA nForce Networking Controller
       Physical Address. . . . . . . . . : 00-1B-B9-E8-D8-B1
       Dhcp Enabled. . . . . . . . . . . : Yes
       Autoconfiguration Enabled . . . . : Yes
       IP Address. . . . . . . . . . . . : 10.1.1.2
       Subnet Mask . . . . . . . . . . . : 255.0.0.0
       Default Gateway . . . . . . . . . : 10.1.1.1
       DHCP Server . . . . . . . . . . . : 10.1.1.1
       DNS Servers . . . . . . . . . . . : 200.204.0.10
                                           200.204.0.138

Ethernet adapter Local Area Connection 12:
       Description . . . . . . . . . . . : 3Com 3C900B-TPO Ethernet Adapter (Generic)
       Physical Address. . . . . . . . . : 00-10-5A-CB-83-B2
       Dhcp Enabled. . . . . . . . . . . : No
       IP Address. . . . . . . . . . . . : 192.168.0.1
       Subnet Mask . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
       Default Gateway . . . . . . . . . :

PPP adapter Terra:
       Description . . . . . . . . . . . : WAN (PPP/SLIP) Interface
       Physical Address. . . . . . . . . : 00-53-45-00-00-00
       Dhcp Enabled. . . . . . . . . . . : No
       IP Address. . . . . . . . . . . . : 201.79.144.1
       Subnet Mask . . . . . . . . . . . : 255.255.255.255
       Default Gateway . . . . . . . . . : 201.79.144.1
       DNS Servers . . . . . . . . . . . : 200.204.0.10
                                           200.204.0.138
       NetBIOS over Tcpip. . . . . . . . : Disabled

==============================================

Ainda no ubuntu, consigo pingar ambas as máquinas após o comando no terminal do Ubuntu:

# sudo ifconfig eth0 192.168.0.2 up

Após este comando, consigo visualizar o diretório compartilhado de ambos as máquinas/sistemas e no Ubuntu, atraves do Samba.

Obs:
192.168.0.1 (WinXP)
192.168.0.2 (Ubuntu)

Agradeço antecipadamente aos que puderem me auxiliar.
Sedan75
UBUNTU 10.04 LTS
H-Buster HBNB 1401

zekkerj

Pq vc não compra um roteador e o usa pra compartilhar sua conexão? É muito mais fácil de configurar, e ainda por cima você não vai precisar manter os dois computadores ligados pra poder acessar a internet...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Sedan75

Citação de: zekkerj online 23 de Outubro de 2010, 21:23
Pq vc não compra um roteador e o usa pra compartilhar sua conexão? É muito mais fácil de configurar, e ainda por cima você não vai precisar manter os dois computadores ligados pra poder acessar a internet...

Olá, ZekkeRJ

Agradeço a sua sugestão e gostaria de aproveitar para perguntar se o dispositivo abaixo serve pra isso:

Mod: EHN908-NWY+
Marca: Encore
8-ports Nway Switching Hub

Ele tem 9 portas sendo que uma delas marca "UpLink"

Veja algumas imagens dele:

Ainda assim, ficaria grato se você ou algum outro usuário, pudessem me auxiliar na ideia original de como proceder para compartilhar diretórios e internet a partir do Ubuntu com um WinXP como servidor.

Atenciosamente.
Sedan75
UBUNTU 10.04 LTS
H-Buster HBNB 1401

Adriano R.N.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!

zekkerj

Citação de: Sedan75 online 23 de Outubro de 2010, 23:17
Olá, ZekkeRJ

Agradeço a sua sugestão e gostaria de aproveitar para perguntar se o dispositivo abaixo serve pra isso:

Mod: EHN908-NWY+
Marca: Encore
8-ports Nway Switching Hub

Ele tem 9 portas sendo que uma delas marca "UpLink"

Veja algumas imagens dele:

Ainda assim, ficaria grato se você ou algum outro usuário, pudessem me auxiliar na ideia original de como proceder para compartilhar diretórios e internet a partir do Ubuntu com um WinXP como servidor.

Atenciosamente.

Serve  não, Sedan. Isso é um switch; serve pra interligar os dois equipamentos, mas não é roteador. A tal porta Uplink costuma ser apenas uma porta marcada pra usar um cabo diferente.

Pra compartilhar sua conexão usando o XP como roteador, vc precisa ativar o ICS (Serviço de Compartilhamento do Windows). Explicar como se faz alguma coisa no XP foge aos objetivos deste fórum, no meu entendimento. Mas este link pode te ajudar:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/rede-tutorial/230253/
Ignore todas as configurações do PC cliente, pois este será a máquina Linux.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Sedan75

Compartilhar diretórios e arquivos Win X Ubuntu
Executar no WinXP:
Acessar "Conexoes de Rede" e selecionar "Propriedades" na placa de rede da máquina WinXP;
Iluminar "Protocolo TCP/IP" e clicar em "Propriedades";
Clicar na opção "Usar o seguinte endereço IP";
Em "Endereço IP" entrar com o IP: 192.168.0.1
Em "Mascara" entrar com o endereço: 255.255.255.0;
Nesta mesma janela, clicar em "Avançado";
Clicar na aba "WINS";
Habilitar LMHOSTS e em NetBios habilitar NetBIOS sobre TCP/IP;
Feche as abas clicando em "OK"

Executar no UBUNTU:
Abrir um terminal e digitar o seguinte comando como Root ou com "sudo":

# ifconfig eth0 192.168.0.2 up

Obs: "eth0" refere-se à placa de rede da máquina Ubuntu que compartilhará a conexão de rede.

Ainda no terminal, rode o seguinte comando e verifique se a configuração do IP de Rede foi aceita pela placa:

ifconfig

Testando a comunicação - Windows > Ubuntu
No windows, clique em "Iniciar" e selecione "Executar" e digite "cmd" para abrir o prompt de comando do DOS;

Digite o seguinte comando para verificar se a placa de rede do windows foi configurada com sucesso e assim, verificar que há sucesso no envio de pacotes:

ping 192.168.0.1 -t

Se você receber as mensagens de "excedido o tempo de resposta", alguma configuração está errada. Volte a configurar desde o inicio antes de prosseguir.

Agora, digite o seguinte comando para verificar se há sucesso no envio de pacotes à máquina Ubuntu:

ping 192.168.0.2 -t

Se você receber as mensagens de "excedido o tempo de resposta", verifique os cabos e conexões.

Testando a comunicação - Ubuntu > Windows
No terminal, rode o seguinte comando para testar o envio de pacotes à placa de rede do Windows:

ping 192.168.0.1

Você poderá também enviar pacotes à própria placa de rede da máquina Ubuntu à partir do terminal afim de verificar se o IP de rede está ativo, rodando o seguinte comando:

ping 192.168.0.2

Ubuntu - Acessar aos arquivos compartilhados do WinXP
Considerando que você já tenha instalado o Samba, rode um navegador de arquivos como o Nautilus ou  Konqueror e digite na barra de endereço:

smb://192.168.0.1

Para usar o Nautilus, tecle "Alt+F2" e digite no campo do lançador:

nautilus smb://192.168.0.1

Em ambos os casos, você deverá estar visualizando os locais de midia bem como o diretório "Documentos Compartilhados" (SharedDocs) dos usuários da máquina WinXP.

Criando e compartilhando um diretório público no Ubuntu
Primeiro, você deve criar ou permitir que um diretório existente possa ser compartilhado na rede. Por exemplo o diretório:

/home/$user/publico

Se o diretório não existir, crie.
Clique com o botão direito sobre o diretório "publico" e selecione "Opções de Compartilhamento" e defina essas opções conforme achar conveniente. Lembre-se de que, para poder permitir que outros escrevam nesta pasta, é necessário antes, habilitar a permissão de escrita mesmo esta pasta estando compartilhada em rede.

Windows - Acessar aos arquivos compartilhados do Ubuntu
Clique no ícone "Meus Locais de Rede" e atualize a leitura com F5. Você deverá estar visualizando um ícone de pasta compartilhada com o nome parecido com: "User on ubuntu10 server (Samba, Ubuntu) (Ubuntu10)"

=============================================================

Compartilhar o acesso à internet - Ubuntu-cliente X WinXP-servidor
A grande maioria dos tutoriais, instruem a compartilhar a conexão quando se usa Linux-servidor. O que faremos aqui é ao contrário. Utilizaremos WinXP como servidor (é... tem doido pra tudo :o)

No WinXP:
Acesse "Conexões de Rede";
Clique com o botão direito do mouse no nome da sua conexão à internet, ex: Terra, Speedy, aJato, Net, etc, seja qual for o nome que tenha dado à sua conexão e selecione "Propriedades". (Não é pra clicar na placa de conexão com a internet! Não confunda "conexão com a internet" com a "placa de acesso à internet"!);
Selecione a aba "Avançado";

Em "compartilhamento de internet" selecione:
[ x ] Outros usuários se conectam à internet atraves deste computador;
[ x ] Estabelecer uma conexão à internet quando usuarios da rede solicitarem acesso à internet (opcional);
[ x ] Permitir que usuários controlem e desabilitem o acesso compartilhado à internet (opcional);
Meu WinXP é em inglês. Então, não sei exatamente quais são as frases exatas nas opções acima.

Ainda em "compartilhamento da internet", clique no botão "Definições" e selecione todos as caixas de serviços na janela que abrir. Se algum serviço abrir mais uma caixa de opções, selecione a opção "TCP".

No Ubuntu:
Precisamos editar o arquivo /etc/network/interfaces.
Para isso, abra um terminal e rode o seguinte comando como Root ou usando o "sudo":

# gedit /etc/network/interfaces

Delete todas as configurações deste arquivo e edite com:

auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.0.2
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1

Clique em "salvar".

Agora, editaremos o arquivo /etc/resolv.conf.
Para isso, abra um terminal e rode o seguinte comando como Root ou usando o "sudo":

# gedit /etc/resolv.conf

Delete todas as configurações deste arquivo e edite com o DNS do seu provedor.
Se você não sabe quais são os DNSs do seu provedor, conecte a máquina WinXP à internet e execute o seguinte comando no prompt do DOS:

ifconfig /all

Veja quais são os IPs que aparecem em "Servidores de DNS" (DNS Servers) e copie os IPs no arquivo resolv.conf da seguinte maneira:

nameserver 200.204.0.10
nameserver 200.204.0.138

No exemplo acima, os DNSs são do serviço Speedy da Telefônica.

Clique em "Salvar".

Agora, como Root ou usando o "Sudo", rode o seguinte comando no terminal para reconfigurar o serviço de internet aplicando as modificações executadas:

# /etc/init.d/networking restart

Execute o navegador de sua preferência e teste sua conexão acessando a alguma página online.

====================================================

Obs:
* Para executar o trabalho acima, supõem-se que você tenha uma máquina Windows com 2 placas de rede. Uma para conexão à internet e outra para conexão à maquina Ubuntu.

* Pode ser que seja necessário reiniciar ambos os sistemas para que as opções sejam aplicadas.

* Se você estava conectado à internet ao configurar o compartilhamento de internet no Windows, o compartilhamento à internet somente ficará ativo ao Ubuntu se você desconectar e reconectar à internet.

* Você deverá utilizar um cabo de par trançado crimpado com sistema "Cross-Over" (fios cruzados) para conectar as placas entre Windows e Ubuntu. (ponto-a-ponto.)

* Certifique-se de não estar fazendo downloads na máquina Windows quando testar a navegação com o Ubuntu. Pode ser que você não consiga acessar as páginas online por falta de banda e pensar que há alguma configuração errada.

* No Ubuntu (Linux) as placas de rede são denominadas eth0, eth1, eth2, etc... Certifique-se de qual é exatamente a placa que se comunicará em rede com a máquina Windows, caso sua máquina Ubuntu tenha mais de uma placa de rede. Obviamente, tendo apenas uma, será a eth0 mesmo.

* Se o teste de navegação pelo Ubuntu não for bem sucedido, certifique-se de que não há um firewall ativo na máquina Windows bloqueando a transferência de dados.

E é isso! ;)

by Sedan75
Sedan75
UBUNTU 10.04 LTS
H-Buster HBNB 1401

Sedan75

Citação de: zekkerj online 24 de Outubro de 2010, 03:45

Serve  não, Sedan. Isso é um switch; serve pra interligar os dois equipamentos, mas não é roteador. A tal porta Uplink costuma ser apenas uma porta marcada pra usar um cabo diferente.

Pra compartilhar sua conexão usando o XP como roteador, vc precisa ativar o ICS (Serviço de Compartilhamento do Windows). Explicar como se faz alguma coisa no XP foge aos objetivos deste fórum, no meu entendimento. Mas este link pode te ajudar:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/rede-tutorial/230253/
Ignore todas as configurações do PC cliente, pois este será a máquina Linux.

Olá, Zekke!

Obrigadão pelo retorno e em esclarecer minhas dúvidas quanto ao dispositivo acima.

Tenho novidades! Consegui executar a minha proposta e até passei as últimas 2 horas montando um tutorial pra disponibilizar aki pra galera. Quem sabe tem mais algum doido que se interessa em jogar um Windows como servidor! ;)

Se bem que, como já vi em outros forums, casos de usuários iniciantes em Linux que se afeiçoaram ao Ubuntu e que desejariam utilizá-lo no ambiente de trabalho em que a rede bem como o acesso à internet é Windows. Além de conhecimento nunca ser demais, certo?

E é exatamente por este motivo que vou dar uma estudada no link que se referiu para aprender mais alguns detalhes. Rede é uma coisa que me atrai muito! A comunicação entre máquinas com sistemas diferentes, pra mim, é mágico! Coisa linda mesmo!

Agora, você mencionou algo que me soou estranho... Eu sei que nem partiu de você... que deve ser uma regra do forum... sei lá. Me refiro da questão de não poder se aprofundar sobre Windows nas postagens do forum.

Obviamente, não poderiamos tratar sobre bugs, programas e dicas sobre a plataforma Windows. Mas penso que como se trata, por exemplo de rede e compartilhamento, a questão é diferente.

Pense em você tentando auxiliar um usuário novato em Ubuntu, todo empolgado, doido pra mostrar e defender o Linux em seu ambiente social, com amigos e colegas de serviço, caso ele deseje saber sobre.... hum... sobre... sobre rede mesmo, vai... já que é o ponto em questão, e fazendo isso da seguinte maneira:

No linux, você faz isso, isso e isso.
Agora no Windows, você faz como manda este link...
Depois, no linux você edita aki, aki e aki.
Agora, veja esse link pra proceder no Windows...
Agora, no linux, finalize assim e assim.

Cara! Vai virar uma salada de de janelas ambiente do cara, uma salada de links e instruções que o cara desiste!  :o
uahuahauhauh.... "Isso não é pra mim"!

Falando nisso, espero que o meu guia, o qual eu fiquei ca hemorróida queimando de ficar sentado umas 2 horas editando e conferindo os passos por mais de 2 horas, não seja bloqueado! Afinal, o meu foco não foi Wuindows. Foi Linux!

Mas beleza...

Agradeço novamente a sua atenção e tenha um excelente domingo!
Sedan75
UBUNTU 10.04 LTS
H-Buster HBNB 1401

zekkerj

Sedan, a questão é clara: este fórum é sobre o Ubuntu. O espaço aqui deveria ser apenas para questões sobre o Ubuntu. Se vc tem problemas ou dúvidas sobre como fazer alguma coisa no XP, no Fedora, no MacOs, vira off-topic --- mesmo que relacionado a fazer algo funcionar no Ubuntu.

Pra isso existem outros fóruns pela rede, como o Guia do Hardware, que eu indiquei pra vc. Não tem nada de errado em citar os outros fóruns, e aproveitar o que tem de bom neles...