[Resolvido] Splash screen não aparece depois do boot

Iniciado por Vallens, 21 de Outubro de 2010, 11:17

tópico anterior - próximo tópico

Vallens

Olá galera.

Eu estava querendo deixar o meu boot pelo Grub mais bacana com uma imagem de splash e tudo mais.
Nas minhas pesquisas acabei instalando o Startup-manager mas tbm não ficou bacana. depois instalei o Splash-screen-manager e parecia que ia funcionar muito bem. Mera ilusão, pois baixei um tema e mandei instalar, por fim o boot continuou a mesma coisa e ainda perdi aquela imagem do Ubuntu que aparece enquanto levanta o sistema (Splash)
Acabei seguindo alguns passos para a instalação do BURG e alguns temas.
Até ai funcionou tudo tranquilo. O tema do BURG é bem mais bacana que aquela tela Preta do GRUB2 nativa do Ubuntu10.10. porém a resolução só vai até 800x600. Até ai tudo bem pois é um netbook e essas placas de vídeo não devem suportar altas resoluções pela BIOS, então isso fica para outro caso. O problema mesmo agora é mudar a tela de inicialização depois que escolho o sistema, porque até agora fica tudo preto e piscando o cursor, e depois entra no sistema.

Eu já procurei no forum e até achei muita coisa bacana. Editei o /etc/default/grub e mudei a opção "quiet_splash" mas nada mudou ..
Se alguém ai tiver alguma varinha mágica ai ou uma solução milagrosa eu ia ficar muito feliz, pq telona preta com cursor piscando é triste. Lembra até windows.
Valeu galera.

JoseMelo

Tente isto:

sudo gedit /etc/default/grub

Localize a linha #GRUB_GFXMODE=640x480 e abaixo dela, insira: GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1024x768 e clique em Salvar.
OBS: A resolução (em vermelho) você configura a que ficar melhor.

No terminal:
echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash

sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u

wanted.alive

Também estou com este problema. Consegui resolver utilizando a solução descrita, porém meu monitor é widescreen. No X aqui está configurado como 1600x900, mas se eu coloco este valor no parâmetro, ele parece não reconhecer e o splash fica em "modo console". Tentei várias opções, e até agora nada. Com o 1024x768 fica no "modo gráfico", mas não fica legal igual estava quando instalei o ubuntu pela primeira vez.
Alguém saberia me dizer qual resolução eu posso utilizar?

Obrigado

Vallens

Fala Galera.
Ontem eu tentei instalar alguns pacotes para corrigir isso (antes de ler as respostas). Acabei instalando o Usplash e o Splashy. Resultado da obra: Deu zica no boot todo. Não funcionava mais nada. Tinha que entrar no terminal e depois logar como user e iniciar o modo grafico (startx). Lógico que deve ter ocorrido algum pacote quebrado. Enfim, tive que reinstalar do zero. Agora está tudo bem, mas o boot mesmo assim não aparecia com splash, segui os passos acima e milagrosamente o splash voltou a aparecer. Com certeza esse ubuntu 10.10  está com essa zica, pois o 10.04 era perfeito nesse ponto. Obrigado por tudo ai galera, apesar da dor de cabeça esta tudo bem agora. Só para aproveitar o assunto, alguém sabe qual é o gerenciador de boot padrão do ubuntu 10.10 ? se é o splashy, ou uslpash ou alguma coisa do tipo?