BrOffice no Maverick Meerkat 10.10

Iniciado por gabuntu, 20 de Outubro de 2010, 13:50

tópico anterior - próximo tópico

gabuntu

Boa tarde,

Fiz uma instalação limpa do Maverick Meerkat e selecionei no Synaptic o pacote 'broffice', para transformar o OpenOffice em BrOffice. Tudo correu bem, mas a tela de inicialização dos programas do BrOffice aparecem diferentes daquelas do programa nativo que possuía antes, no Lucid 10.04. A que aparece é toda branca com os dizeres que apenas se referem à versão 3 do office. Esta tela é normal ou ocorreu algum problema?

Em caso de problema, o que seria mais interessante? Tentar remover no Synaptic o pacote 'broffice' e suas dependências, para depois reinstalá-lo?

Posso ainda reinstalar todo o sistema, visto que está fresco. Neste caso, seria adequado tentar o mesmo procedimento ou apenas atualizar no próprio OpenOffice nativo os pacotes associados aos dicionários e corretores do BrOffice?

Obrigado desde já por qualquer ideia.

[]'s
gabuntu

alarcon

Citação de: gabuntu online 20 de Outubro de 2010, 13:50
Boa tarde,

Fiz uma instalação limpa do Maverick Meerkat e selecionei no Synaptic o pacote 'broffice', para transformar o OpenOffice em BrOffice. Tudo correu bem, mas a tela de inicialização dos programas do BrOffice aparecem diferentes daquelas do programa nativo que possuía antes, no Lucid 10.04. A que aparece é toda branca com os dizeres que apenas se referem à versão 3 do office. Esta tela é normal ou ocorreu algum problema?

Em caso de problema, o que seria mais interessante? Tentar remover no Synaptic o pacote 'broffice' e suas dependências, para depois reinstalá-lo?

Posso ainda reinstalar todo o sistema, visto que está fresco. Neste caso, seria adequado tentar o mesmo procedimento ou apenas atualizar no próprio OpenOffice nativo os pacotes associados aos dicionários e corretores do BrOffice?

Obrigado desde já por qualquer ideia.

[]'s
gabuntu

É normal sim, apenas o Openoffice/Broffice mudou de versão e agora o splash é esse mesmo, pelo menos no archlinux que tenho aqui de forma virtualizada o OpenOffice tem essa mesma tela que você comenta aí e acho que já houvi alguém comentar que ao instalar o broffice mudou a tela para esta branca como vc comenta, então creio ser normal.

gabuntu

Obrigado pelo esclarecimento. Bom saber que o splash está normal para evitar qualquer procedimento.

Havia estranhado pelo fato de a splash ser toda branca e com menção apenas ao '3', sendo que atualmente o BrOffice/OpenOffice se encontram na '3.2.1'.

Qualquer informação diferente, é só postar. Novamente obrigado.

[]'s
gabuntu

FABRÍCIO SOUZA

Olá a todos da comunidade,

Aqui no meu PC também foi a mesma coisa, após instalar o BR pelo Terminal a tela de abertura ficou toda branca, até ler a sua postagem estava achando que tinha cometido algum erro, mas não. Esta nova versão do BR está melhor, no Ubuntu 10.04 LTS quando eu fazia a instalação do BR algumas janelas não ficavam completamente em português, por exemplo, no editor de texto no campo do localizador de palavras não aparecia Procurar nem Substituir, mas sim Search e Replace e agora está tudo em português.
Para quem não tem nada, um é o dobro!

gabuntu

Obrigado também pelo seu depoimento.

Bom saber então que não se trata de nenhum problema.

[]'s
gabuntu

gabuntu

Testei com o Windows 7 o novo BrOffice e a abertura é praticamente a mesma daquela do Ubuntu.

A única coisa diferente é o logo da Oracle e alguns escritos abaixo dele. Alguém confirma se este logo e estas informações aparecem no BrOffice ou no OpenOffice do Ubuntu 10.10?

Aqui, como havia relatado antes, só aparece o logo 'BrOffice 3' e a barra de andamento.

[]'s
gabuntu

gabuntu

Além do detalhe da logo da Oracle, que não aparece na minha splash do BrOffice, ao contrário da do Windows 7 (alguém confirma se no Maverick aparece ou não?), quando instalo alguns arquivos às vezes percebo no terminal uma linha que acusa 'header missing', envolvendo o arquivo 'openoffice.org-startcenter.desktop'.

Pesquisando, verifiquei que era um bug conhecido da atualização do OpenOffice com o pacote do BrOffice, já detectado no Lucid, e acredito que não resolvido. Se alguém tiver alguma ideia sobre resolução, aguardamos.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/openoffice.org/+bug/560791

[]'s
gabuntu

alarcon

Uso o Ubuntu 10.04 32bits e nele o OpenOffice mesmo. Como o OpenOffice desta versão do Ubuntu é de uma versão um pouco inferior ao que você usa aí no seu Ubuntu 10.10, eu não posso afirmar nada, mas tenho a distribuição Arch Linux virtualizado aqui e ele sempre tem as versões mais recente dos aplicativos e como você pode ver:

É o OpenOffice 3.2.1 e o seu splash é da forma que você comentou. Só não é o BROffice e sim o OpenOffice, pois para mim o importante é ter o Vero (corretor ortográfico) e o CoGroo (corretor gramatical) instalado no OpenOffice para que considere ele um BROffice, hehehe.

gabuntu

Perfeito, alarcon.

No meu aquele círculo com as gaivotas não aparece. Não sei se é algo específico do BrOffice.

Obrigado pelo aviso. Caso o procedimento seja o mesmo no Ubuntu 10.10, saberia me informar como instalar o dicionário e o corretor ortográfico, de preferência sem ser pela linha de comando? Existe para o OpenOffice alguma ferramenta que corrija também concordância e outros aspectos textuais, como o Word?

[]'s
gabuntu

alarcon

Citação de: gabuntu online 21 de Outubro de 2010, 11:42
Perfeito, alarcon.

No meu aquele círculo com as gaivotas não aparece. Não sei se é algo específico do BrOffice.

Obrigado pelo aviso. Caso o procedimento seja o mesmo no Ubuntu 10.10, saberia me informar como instalar o dicionário e o corretor ortográfico, de preferência sem ser pela linha de comando? Existe para o OpenOffice alguma ferramenta que corrija também concordância e outros aspectos textuais, como o Word?

[]'s
gabuntu

Veja esse link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71804.msg400312.html#msg400312

Mas atenção que lá fala como instalar o BROffice que vc baixa do site, mas também fala sobre o Vero, CoGrOO e o DicSin e que vc pode usar os passos indicados para instalar no seu BROffice. Só preste atenção, ou melhor baixe a versão mais nova do Vero (Vero_pt_BR_V208AOC.oxt ao invés de Vero_pt_BR_V207AOC.oxt) que é superior a que é falada no link ok.

Um detalhe é que, pelo menos no Ubuntu 10.04, é preciso instalar o pacote openoffice.org-java-common, além do java, para que o CoGrOO funcione.

gabuntu

Muito obrigado. Adicionei tudo certo aqui.

[]'s
gabuntu

metaleiro_jaspion

Bom dia amigos... quero aproveitar o tópico e citar o problema q estou tendo p/ instalar o pacote do BrOffice3.2.1(64)... tipo, eu havia instalado o BrOffice de boa no Ubuntu 10.04 por problemas no win7 tive q formatar e instalar tudo de novo, mas agora eu já fui instalando o Ubuntu 10.10 e agora não consigo instalar da mesma forma q instalei o BrOffice no Ubuntu 10.04, como resolver esse problema ?
O comando q fiz foi dentro do pacote descompactado do BrOffice "sudo dpkg -i *.deb" o resultado foi:
CitarSelecionando pacote previamente não selecionado broffice.org3-dict-en.
(Lendo banco de dados ... 134867 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando broffice.org3-dict-en (de broffice.org3-dict-en_3.2.1-18_amd64.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado ooobasis3.2-base.
Desempacotando ooobasis3.2-base (de ooobasis3.2-base_3.2.1-18_amd64.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado ooobasis3.2-core04.
Desempacotando ooobasis3.2-core04 (de ooobasis3.2-core04_3.2.1-18_amd64.deb) ...
Desempacotando ooobasis3.2-images (de ooobasis3.2-images_3.2.1-18_amd64.deb) ...
dpkg-deb (sub-processo): short read on buffer copy for falhou ao escrever para o "pipe" na cópia
dpkg-deb (sub-processo): dados: erro interno de leitura do gzip: '<fd:0>: invalid literal/length code'
dpkg-deb: sub-processo <descompressão> retornou estado de saída de erro 2
dpkg: erro processando ooobasis3.2-images_3.2.1-18_amd64.deb (--install):
short read on buffer copy for mecanismo dpkg-deb durante './opt/openoffice.org/basis3.2/share/config/images_industrial.zip'
Selecionando pacote previamente não selecionado ooobasis3.2-impress.
Desempacotando ooobasis3.2-impress (de ooobasis3.2-impress_3.2.1-18_amd64.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado ooobasis3.2-kde-integration.
Desempacotando ooobasis3.2-kde-integration (de ooobasis3.2-kde-integration_3.2.1-18_amd64.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado ooobasis3.2-pyuno.
Desempacotando ooobasis3.2-pyuno (de ooobasis3.2-pyuno_3.2.1-18_amd64.deb) ...
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de broffice.org3-dict-en:
broffice.org3-dict-en depende de openoffice.org-ure; porém:
Pacote openoffice.org-ure não está instalado.
broffice.org3-dict-en depende de ooobasis3.2-core01; porém:
Pacote ooobasis3.2-core01 não está instalado.
broffice.org3-dict-en depende de ooobasis3.2-core02; porém:
Pacote ooobasis3.2-core02 não está instalado.
broffice.org3-dict-en depende de ooobasis3.2-core03; porém:
Pacote ooobasis3.2-core03 não está instalado.
broffice.org3-dict-en depende de ooobasis3.2-core05; porém:
Pacote ooobasis3.2-core05 não está instalado.
broffice.org3-dict-en depende de ooobasis3.2-core06; porém:
Pacote ooobasis3.2-core06 não está instalado.
broffice.org3-dict-en depende de ooobasis3.2-core07; porém:
Pacote ooobasis3.2-core07 não está instalado.
broffice.org3-dict-en depende de broffice.org3; porém:
Pacote broffice.org3 não está instalado.
dpkg: erro processando broffice.org3-dict-en (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de ooobasis3.2-base:
ooobasis3.2-base depende de ooobasis3.2-core01; porém:
dpkg: erro processando ooobasis3.2-base (--install):
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de ooobasis3.2-core04:
ooobasis3.2-core04 depende de ooobasis3.2-core01; porém:
dpkg: erro processando ooobasis3.2-core04 (--install):
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de ooobasis3.2-impress:
ooobasis3.2-impress depende de ooobasis3.2-core01; porém:
dpkg: erro processando ooobasis3.2-impress (--install):
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de ooobasis3.2-kde-integration:
ooobasis3.2-kde-integration depende de ooobasis3.2-core01; porém:
dpkg: erro processando ooobasis3.2-kde-integration (--install):
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de ooobasis3.2-pyuno:
ooobasis3.2-pyuno depende de ooobasis3.2-core01; porém:
dpkg: erro processando ooobasis3.2-pyuno (--install):
Erros foram encontrados durante o processamento de:
ooobasis3.2-images_3.2.1-18_amd64.deb
broffice.org3-dict-en
ooobasis3.2-base
ooobasis3.2-core04
ooobasis3.2-impress
ooobasis3.2-kde-integration
ooobasis3.2-pyuno

Obs: Tentei instalar os pacotes q mostra, o resultado q da foi como pacotes não encontrados. Ahhh antes de instalar o BrOffice eu fui no synaptic e mandei remoção completo.

Alguma dica ou sugestão ?

Abraço e obrigado.
CPU AMD Athlon II X3 2,90GHz > ASUS M4A78L-M > DDR2 667MHz 1GB RAM / DDR2 800MHz 2GB RAM
FONTE ATX OCZ 400W PFC ACTIVE > ECS GeForce GT240 512mb DDR5
S.O.: Windows XP SP3 ~ Ubuntu 10.10 Maverick

alarcon

Citação de: metaleiro_jaspion online 24 de Outubro de 2010, 11:49
Bom dia amigos... quero aproveitar o tópico e citar o problema q estou tendo p/ instalar o pacote do BrOffice3.2.1(64)... tipo, eu havia instalado o BrOffice de boa no Ubuntu 10.04 por problemas no win7 tive q formatar e instalar tudo de novo, mas agora eu já fui instalando o Ubuntu 10.10 e agora não consigo instalar da mesma forma q instalei o BrOffice no Ubuntu 10.04, como resolver esse problema ?

Não sei se você sabe nos repositórios do Ubuntu tem um pacote chamado de broffice.org que transforma o OpenOffice do Ubuntu no BrOffice não necessitando baixar mais de 100MB do site do BrOffice. Num teste que fiz aqui no Ubuntu 10.10 virtualizado, ele baixou em torno de 50.6MB, mas como você afirmou que removeu seu OpenOffice, creio que se vc utilizar os repositórios do Ubuntu irá baixar muito mais pacotes que isso, pois ele apenas complementa o OpenOffice para se tornar o BrOffice e não desisntala um para instalar o outro.

Fiz o teste no Ubuntu 10.10 32bits e não sei se existe o broffice nos repositórios em 64 bits, mas creio que sim.

Se não for diferente o BrOffice instalado do repositório do que você instala pelo .deb baixado do site do BrOffice e se você quiser tentar essa instalação através dos repositórios, fiz uma vídeo aula que mostra como fazer isso e como se instala uns complementos (Vero, CrGrOO e DicSin) para melhorar mais ainda a sua funcionalidade.

O link do vídeo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=UV7KYmMF-TM

Caso queira realmente usar o BrOffice do site, procure aqui no fórum que tem ótimos links mostrando como se faz isso, ou espere algum outro colega que já tenha feito isso no Ubuntu 10.10 lhe fornecer os passos, pois eu continuo usando o Ubuntu 10.04 32bits e me satisfaço com o OpenOffice com os complementos (Vero, CrGrOO e DicSin) instalados por mim e portanto não sei lhe informar como você deve proceder neste caso.

abdo

no mint LMDE o open office aparece tambem com a tela branca e o circulo azul das gaivotas e apenas os dizeres openoffice.org 3
isto quando voce acessa diretamente um dos programas da suite, tipo o base o o write
quando voce acessa a suite mesmo aparece uma tela branca sobre um fundo azul e com as gaivotas e ocirculo azul os dizeres openoffice.org3 e as opções apara abrir os programas da suite

isto tudo no netbook, no pc com o 10.04 aparece marron ou laranja sei lá e com o nome da oracle abaixo

Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Adriano R.N.

Mudaram a imagem e ficou muito feio.
Espero que o Libreoffice cresça logo e os desenvolvedores tenham preocupação com desempenho, funcionalidade e bom gosto.
A Oracle está perdendo uma oportunidade incrível de manter um ótimo produto concorrente do office da microsoft, vejam o quanto as mudanças caminham a passos lentos desde a compra/venda.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!