Dual boot - dúvidas

Iniciado por ctc5610, 19 de Outubro de 2010, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

ctc5610

Boa noite, comunidade.

Eu já tinha experimentado o Ubuntu 10.10 anteriormente pelo Wubi, e agora eu estou pensando na possibilidade de fazer o dual boot entre Windows 7 e Ubuntu. Mas antes de tudo, preciso de ajuda.

A minha máquina tem o processador Intel Core 2 Duo E7300, placa mãe ASUS P5KPL-AM, placa de vídeo nVidia GeForce 7300 SE de 256 MB, 4 GB de memória; 2 HDs, um de 160 GB onde está instalado o Windows 7 Ultimate 32 bits, e outro de 500 GB reservado para dados pessoais (documentos, etc.).

O que eu pretendo: reservar 40 GB do HD de 500 para servir como a partição onde quero instalar o Ubuntu 10.10. Assim, nada mexo no HD de 160 GB (Windows).

Dúvidas:
- Quando eu iniciar o computador já com o Ubuntu instalado no devido lugar, a BIOS vai reconhecer logo de cara o novo sistema operacional e disponibilizar o menu para seleção entre Windows e Linux?
- O menu aparece mesmo com os sistemas em 2 HDs diferentes?
- Tem algum perigo de, quando eu ligar o computador, já rodar direto o Ubuntu, dificultando ou até impossibilitando o acesso normal ao Windows?
- Posso fazer com que o Ubuntu também tenha acesso ao resto do meu HD de 500?
- Caso eu queira desinstalar definitivamente o Ubuntu, é possível eu retomar o HD de dados como uma única partição de 500 GB?

Enfim, são essas as perguntas que eu gostaria que fossem esclarecidas.

niquelnausea

Citação de: ctc5610 online 19 de Outubro de 2010, 20:48
- Quando eu iniciar o computador já com o Ubuntu instalado no devido lugar, a BIOS vai reconhecer logo de cara o novo sistema operacional e disponibilizar o menu para seleção entre Windows e Linux?
desde que o grub tenha sido gravado na mbr

- O menu aparece mesmo com os sistemas em 2 HDs diferentes?
sim, eu uso esse método, mas o grub esta instalado no hd que é inicializado

- Tem algum perigo de, quando eu ligar o computador, já rodar direto o Ubuntu, dificultando ou até impossibilitando o acesso normal ao Windows?
sim, mas é muito raro acontecer, e mesmo que aconteça, existe diversos métodos de recuperação

- Posso fazer com que o Ubuntu também tenha acesso ao resto do meu HD de 500?
sim, isso ja é nativo do Ubuntu, você podera acessar todas as suas partições em ntfs

- Caso eu queira desinstalar definitivamente o Ubuntu, é possível eu retomar o HD de dados como uma única partição de 500 GB?
sim, mas lembre-se da mbr, talvez precisaara usar o cd do Windows para recupera-la (existem diversos tutoriais na net)

caso queira mais uma melhor explicação http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-10-maverick-meerkat