Automatix

Iniciado por Marcelo_walmart, 20 de Junho de 2006, 12:22

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo_walmart

Ola pessoa boa tarde
ei tenho uma pergunta
temn um amigo meu que tem o kalango linux instalado
gostaria de saber se da pra instalar o automatix nele ja que é baseado no debian também
se puderem me responder agradeço :)

biohazard

acho que sim , o instala ele vai o problema eh os programas !

mais vale a pena tenta!
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Marcelo_walmart

Obrigado bio
tenho mais uma perguntinha
tava tentando instalar o JRE pelo adept no kalango do meu amigo mais tipo ele da uma travada  pq ele pede uma confirmação e o adept não deixa confirmar pq num funciona o teclado dentro dele
tentei pelo apt-get mais não achou por um acaso vc tem ai uma mirror pra adicionar no repositório do apt-get pra instalar o JRE pelo terminal ?

biohazard

baxa daqui o java

http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/s/sun-java5/

e instala no terminal pelo dpkg

sudo dpkg -i <nome do pacote>
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Marcelo_walmart

obrigaduuuuuuuuuuu

Lamego

Não recomendo o Automatix, por experiência própria e por já ter lido queixas de váris utilizadores pode causar problemas que são dificeis de resolver, é preferível utilizar o easyubuntu: http://easyubuntu.freecontrib.org/get.html
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Barbeirovsk

Eu ja usei o Automatix no Ubuntu 5.10 Breezy, funciona redondinho!
Pode baixar e instalar! :)

Lamego

Experimentar selecionar para instalar as true type fontes, depois vê como fica o aspecto das páginas no seu firefox. Quer esteja bem o mal (para mim ficou péssimo) experimenta remover as true type fonts, no dia em que você conseguir falamos de novo :)
Ou ainda experimentar abortar o script do automatix durante o processo de instalação e depois pergunta para ele o que é que aconteceu com as entradas normais que estavam no /etc/apt/sources.list .
Eu disse que é perigoso, ou seja, pode causar problemas, não disse que era suícida ou seja, que causa problemas obrigatóriamente, tudo depende das opções que utilizar.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Piras

O problema do Automatix no Kalango é que os repositórios que o Automatix utiliza são do Ubuntu e nem todos os pacotes do Ubuntu são compatíveis com o Kalango. Ademais, há o problema de dependências. Todos sabemos que muitos pacotes dos repositórios Debian Sid e Debian Etch não funcionam no Ubuntu devido a conflitos de dependências.

Perdoem os colegas por discordar da sua opinião, mas penso que o uso do Automatix no Kalango pode criar problemas tão insanáveis que o sistema pode acabar indo para o brejo.

Por outro lado, com aqueles scripts do Simples Gerenciador de Pacotes (SGP), duvido que alguém precise do Automatix para rodar qualquer coisa naquele sistema. Para ouvir qualquer arquivo de som e vídeo, por exemplo, só há necessidade de instalar um único pacote, o w32codecs; tudo o mais vem instalado por padrão. E os scripts do SGP instalam quase todos os programas mais populares. Enfim, o Automatix ali pode ser tão dispensável quanto perigoso. Eu não ousaria instalá-lo.

Marcelo_walmart

oi Piras bom dia
O q é este SGP e onde baixo pra instalar e como ele funciona
Ps: Obrigado por ter respondido ao topico

Piras

Olá Marcelo!

Como você disse que seu amigo queria usar o Automatix no Kalango só lembrei a ele, por seu intermédio, que o Kalango já dispõe do SGP, que é um gerenciador de pacotes muito fácil de usar, cuja origem são os famosos ícones mágicos do Kurumin.

Ele só está disponível no Kalango e faz parte do CCK, Centro de Controle Kalango. Ali há uma lista de aplicativos, bibliotecas e decodificadores mais populares entre os usuários brasileiros de Linux. Se não me falha a memória, como disse antes, o único elemento que falta ao Kalango para que ele permita o acesso a quase toda espécie de mídia de som e vídeo para PCs é um pacote ou metapacote "codecs multimídia", que pode ser instalado via SGP.

Aqui, no nosso Ubuntu, você nem precisa do SGP pois há a ferramenta de Adicionar/Remover pacotes e o Synaptic. E, se não fosse o bastante, o Automatix e o EasyUbuntu.

Marcelo_walmart

Oi piras legal eu me lembro quando usei o kalango
só q eu instalei o kalango 3.3 Alpha1 pro meu amigo ta super redondo não tivemos problemas com os beta testes q fizemos nele nem na rede que fizemos com maquinas windows mais eu notei q num tem esse instalador tipo os icones magicos igual ao do kuruma no CCK
deixaram de fora sera q da pra instalar por apt-get este frontend do kalango ?

Piras

Marcelo,

Esta versão que você instalou não tem ainda o Centro de Controle porque se trata apenas de um Kanotix "nacionalizado". O Kanotix será a base de desenvolvimento do Kalango nesta próxima versão. Por esta razão, o primeiro cuidado dos desenvolvedores foi nacionalizar e depurar de bugs a última versão da Kanotix. É só mais tarde que eles passarão a "customizar" a base desenvolvimento, acrescentando aplicativos e utilitários próprios, como o CCK. Mas o SGP não constará da próxima versão. Assim, se você quiser fazer uso dele, deve instalar a última versão estável. Aliás, quem ainda não é usuário experiente de Linux nunca deveria instalar versões de desenvolvimento.

Marcelo_walmart

Isso é verdade mais ela ta boa mesmo
viu o kubuntu é baseado no debian só né não outro sistema junto né
vc ja usou kalango ?
eu achei ele bem mais leve q o kububtu não q eu queira trocar o kubunto é bom pra caramba

Piras

O Kalango foi a distribuição que mais usei, ao lado da Suse e do Ubuntu. Foi a distro que me fez compreender o Debian e apaixonar-me por ele. Hoje, eu prefiriria um Debian puro a qualquer outra distribuição, exceto o Ubuntu.

Tive esta impressão de maior leveza e rapidez não só em relação ao Kalango, mas em todas as derivadas do Debian. O Debian é mais reativo no meu computador que o Ubuntu.

O Kubuntu eu usei pouco, só para experimentar, mas não gostei muito. A sua base é a mesma do Ubuntu, mas não gosto muito do KDE, detestei o Adept e algumas configurações dele atrapalham um pouco. Só há um aplicativo do KDE do qual realmente sinto falta no Ubuntu/Gnome, o Kaffeine. Mas a versão com motor Xine (Kaffeine-Xine), não aquela instalada por padrão, que é o Kaffeine-Gstreamer. E tanto o Kmplayer quanto o Kplayer são ótimos!