Mistério no novo Gerenciador de Inicialização do UBUNTU 10.10

Iniciado por Pandora Maia, 17 de Outubro de 2010, 10:12

tópico anterior - próximo tópico

Por que não consigo retornar à minha imagem anterior após instalar o UBUNTU 10.10 ?

Problemas inicialização UBUNTU 10.10
1 (25%)
Problemas novo GRUB 10.10
3 (75%)

Total de membros que votaram: 4

Pandora Maia

Oi turma -- uso o UBUNTU 10.04 desde o seu lançamento em DUAL BOOT. Tenho o XP instalado em /DEV/SDA/1 e o UBUNTU 10.04 em /DEV/SDA/2.

Como sou precavida, costumo fazer mensalmente imagem de ambos os sistemas com o magnífico aplicativo BING (Boot it Next Generation - FREE) da Terabyte. Assim, ao menor problema com qualquer um dos sistemas acima, não penso 2 vezes: recupero rapidamente a imagem (backup) anteriormente feita com o BING  e tudo fica resolvido.

Acontece que resolvi instalar o novo UBUNTU 10.10 no lugar ocupado pelo UBUNTU 10.04 e foi aí que começou o meu problema, pois a nova versão do UBUNTU trouxe uma modificação no Gerenciador de Boot que não estava presente na versão anterior (já usei todas as opções apresentadas graficamente por este, mas não resolveu). O 10.04 tinha uma localização DEFAULT do Device for Boot Loader e pronto - sempre funcionou bem. Não sei por que mexeram nisso na versão 10.10 do UBUNTU.

A instalação do 10.10 corre normalmente e estou agora usando os dois sistemas (XP e UBUNTU 10.10) em dual boot, mas o problema começa quando retorno com a minha imagem do 10.04 pra matar as saudades e aparece a mensagem ERROR SYMBOL NOT FOUND: GRUB-PUTCHAR - GRUB RESCUE na inicialização, impedindo-me de usar o Linux (pro XP não tem problema, pois tenho CD com os arquivos de boot coisa que até agora não consegui fazer no UBUNTU pelas dificuldades que encontrei).

Já tentei todas as opções de recuperação do GRUB via terminal, mas sem sucesso. O único "truque" que "bolei" e que realmente deu certo, foi a reinstalação do 10.04 com o LiveCD, para depois então voltar com a imagem do 10.04 salva antes da instalação do 10.10, mas isso me toma muito tempo e me desencoraja de continuar usando a versão 10.10.

Agradeço uma ajuda.

Antecipadamente grata.

FaBMak

Creio que seu problema seja incompatibilidade entre as versões do Grub do 10.04 e 10.10. Vc pode continuar usando o BING para restaurar a imagem, mas para evitar problemas de inicialização faça backup da MBR antes de restaurar a imagem.

Imagem Windows XP + Imagem Ubuntu 10.04 + Backup MBR
Imagem Windows XP + Imagem Ubuntu 10.10 + Backup MBR

Creio que esquema acima deve funcionar, desde que vc não mude o particionamento. Isso porque o backup do MBR, também faz backup das tabelas de partições.

http://www.guiadohardware.net/dicas/fazendo-backup-recuperando-mbr-tabela-particoes.html
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Cientista_Louco

Boa noite!

Eu também estou tento problemas de instalação com o ubuntu 10.10 conforme o tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73706.0.html. Nas duas vezes que tentei instalar o grub foi para o espaço. Consegui recuperar o grub seguindo o procedimento abaixo:

1 - Passo: entrar no Ubuntu através do liveCd
2 - Passo: entrar do terminal
3 - passo: entrar com o comando fdisk -l e verificar a partição do ubuntu no meu caso sda1
4 - passo: montar essa partição para /mnt, através do comando: sudo mount /dev/sda1 /mnt
Obs.: /sda1 partição que onde esta meu ubuntu
5 - passo: instalar o grub na partição que acabamos de montar, usando o comando: sudo grub-install --root-directory=/mnt/ /dev/sda
Obs.: aki é /dev/sda sem o número e não /dev/sda1

bred81

Citação de: Cientista_Louco online 17 de Outubro de 2010, 23:00
Obs.: aki é /dev/sda sem o número e não /dev/sda1
Só um comentário: a lógica de ser /dev/sda é porque você está instalando o grub no disco sda e não na partição 1 do disco sda.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

clodoaldops

Use o startupmanager (SUM) no ubuntu p/ gerenciar o grub...tenho xp + fedora13 + linuxmint9 + ubuntu10.10... configurei o grub com o SUM sem problemas

Pandora Maia

Fiz o sugerido por FabMak através do Bing e funcionou muito bem!!!! Agora, tenho um Backup do meu mbr da versão 10.04 do Ubuntu e, assim, posso experimentar qualquer nova Distro Linux sem receio, pois depois restauro a imagem do meu Ubuntu 10.04 na partição correspondente e também o mbr e pronto - tudo resolvido. O único problema, é que o Bing salva apenas um Mbr por vez. O ideal seria salvar pelo menos 2 Mbrs. Alguém sabe um jeito de salvar cada Mbr em arquivo texto em uma mídia externa?? O Bing não fez isso, nem depois de eu ter habilitado o suporte para USB 2.0. Outra coisa: por que é tão complicado criar uma mídia de recuperação do Linux a exemplo de como tenho no XP com os arquivos de inicialização correspondentes? O Ubuntu 10.04, pelo pouco que sei, só possibilita a criação de disquetes de inicialização. (??????????????). Gente, disquetes???????? É isso mesmo? Que coisa mais antiquada!!!! Meu PC nem tem mais esse drive!!!!!

Não pode ser num pendrive, num cd ou num dvd????

Obrigada

cesargcomp

Não sei se seria o seu caso mas já experimentou usar o Remastersys?

O Remastersys cria um CD/DVD do seu Ubuntu com a opção de incluir os dados da pasta "home" ou não, ou seja, você pode configurar seu sistema, instalar o que desejar e depois criar uma iso com essas modificações.
Se desejar reinstalar o sistema através dessa mídia criada, o sistema retornará com todas as configurações feitas.

Dê uma pesquisada aqui mesmo no fórum que tem vários posts sobre isso.

Espero ter ajudado!
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Pandora Maia

Prezado CesarG, muito grata pela sugestão, mas o problema é que já tenho minhas imagens salvas pelo BING e, restaurá-las, é "mamão com açúcar" para mim. Só pra você ter uma idéia, sou capaz de excluir pelo BING a partição do sistema (Windows ou Linux) que eu quiser e restaurar um S.O. salvo anteriormente (inteirinho), no espaço não formatado que ficou - tudo isto em menos de 5 minutos. Basta iniciar pelo CD do BING na gavetinha e pronto. Eu excluo toda vez a partição do sistema que quero substituir, porque assim o BING restaura a imagem numa passada só (sem fazer a comparação). É bem mais rápido. Criar uma mídia de DVD, como você me sugeriu, tomaria certamente mais tempo na restauração, pois todas as minhas imagens estão salvas numa partição específica do meu HD e recuperá-las é rápido e facílimo, pois até eu consigo fazer.

Vou ler novamente o link que me mandou o FabMak e aprender a salvar cada Master Boot Recorder num pendrive. Acho que assim vai resolver. Sei lá. Vou à luta.

Nota: baixei e instalei esse tal KduXP e fiquei impressionada. É realmente muito bom e tem uma infinidade de programas, mas como não poderia deixar de ser, é muito pesadão (só a imagem ISO tem 2.9gb - é mole?). Queria ter baixado a versão para 64 bits, mas não encontrei no site. Quem sabe seria um pouco mais rápido e me permitiria utilizar os meus 4gb de RAM?

O mais interessante é que esse KduXP não deu conflito de MBR. Tenho brincado com ele e quando quero, salvo a imagem dele e reponho a do Ubuntu 10.04 (que na minha opinião dá de goleada).

Pandora Maia

Tentei fazer o indicado por FabMak digitando pelo terminal, mas o sistema me diz: Permissão Negada. É nessas horas que fico um pouco chateada com o Linux. Poxa, se eu instalei o meu S.O., informei minhas senhas, etc. por que é que não tenho permissão para copiar um simples arquivinho do meu MBR e gravá-lo em uma mídia externa? É dose, mas não vou desistir - sou persistente e corajosa!

Grata a todos.

Pandora Maia

Bem, já descobri como me logar como root no Ubuntu 10.04 (sudo -i) e digitei o comando correspondente (dd if=/dev/sda of=backup.mbr bs=512 count=1) que me gerou o backup do MBR. Até aqui, tudo bem, mas o problema é que para restaurá-lo, preciso dar o boot primeiro com o CD de instalação do Ubuntu no modo Live CD para depois recuperar o MBR. Imaginei que eu pudesse dar o Boot pelo pendrive direto. É muita complicação. Desisto! Vou ficar mesmo com a versão 10.04 e basta. Adeus Ubuntu 10.10 (se eu mudar de máquina e de HD, instalarei essa versão direto e pronto).