Mudo ou não?

Iniciado por Foguinho, 16 de Outubro de 2010, 23:35

tópico anterior - próximo tópico

Foguinho

Uso o XP desde seu lançamento.
Ele está redondinho, porém como não havera mais suporte para ele, penso seriamente em mudar para o Linux Ubuntu 10.4...inclusive já baixei e gravei em dvd,
Acontece que trabalho com artes gráficas e uso o Photoshop, InDesign, CorelDraw, Illustrator, Strata 3D CX, Adobe Acrobat entre outros aplicativos facilmente encontrados para o Windows.
A dúvida é: vou poder usar estes mesmos aplicativos no Linux?
Ou terei que aprender tudo de novo em outros aplicativos similares do Linux?
Meu trabalho exige agilidade e rapidez na entrega e não tenho tempo para me aventurar treinando em outros softwares.
Devo mudar para o Linux ou para o Windows 7?

zeroday

Olá amigo ,
Primeiramente temos o GIMP no Linux que é o nosso Photoshop. Sugiro que o teste para ver se lhe é suficiente.

Se o GIMP não for suficiente sugiro que teste o desempenho destes softwares no wine para ver se poderá usá-los pelo Linux.

"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Adriano R.N.

O GNU/Linux tem muitos softwares bons que dão conta da maioria dos trabalhos de edição e criação de imagens, no entanto, não são os conhecidos e caros feitos apenas para o mundo windows.
Acredito que com essa sua necessidade:
"Meu trabalho exige agilidade e rapidez na entrega e não tenho tempo para me aventurar treinando em outros softwares."
A melhor opção é ficar com o windows mesmo.
Eu faria um dual boot para ir se acostumando com o Ubuntu, afinal, além de criar/editar imagens, tem muitas outras coisas que você poderá fazer com o Ubuntu.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Foguinho

Pois é, Adriano, sua resposta me parece bem racional.
Cansei de ver nos "foruns" da vida alguns usuários de Linux chamarem os usuários de Windows de babacas, dementes, etc...
Sua resposta está sem esse fanatismo que a gente vê por aí.
É óbvio que para as minhas necessidades o Linux possa deixar a desejar em algum quesito, mas isso não quer dizer que ele seja pior que o Windows, não é?
Sendo assim, vou aguardar mais algumas opiniões do pessoal, que como você, entende de Linux e, se preciso, seguir o seu conselho, fazendo uma "parceria" entre Linux e Windows com um dual boot.
Grato peda dica!

irtigor

Se não está disposto a aprender coisas novas, não mude. Nesse sentido a curva é menor no win7, mas não deixa de existir.

sidtj

Citação de: Foguinho online 16 de Outubro de 2010, 23:35
uso o Photoshop, InDesign, CorelDraw, Illustrator, Strata 3D CX, Adobe Acrobat entre outros aplicativos facilmente encontrados para o Windows.

Bom, pra te ajudar a decidir, talvez queira conhecer os seguintes programas for linux:

Photoshop = Gimp (como já citado);
Corel e Ilustrator = InkScape (excelente, faltam alguns poucos recursos mas tem outros exclusivos);
InDesign = Scribus (não posso falar muito pois conheço somente por pesquisas anteriores);
Acrobat = Se for apenas o Reader o ubuntu já tem seu visualizador (excelente e extremamente rápido) o Evincer que é padrão nesta distro, mas se precisar de editores (girar, mesclar pdfs, etc) há muitas opções, pra mim o Couturier serviu muito bem;
Strata 3D CX = Blender talvez seja sua opção, mas 3D não é minha área então terá de pesquisar sobre ele pra saber as features que ele tem;

Vale reforçar: você pode instalar o Wine e, através do Wine, instalar programas do Windows em seu Linux. Eu faço isso com uma biblioteca de pesquisas bíblicas que tenho que é para Windows e roda uma beleza. Já instalei outros programas menores e também funcionaram muito bem. E muitos usam photoshop e outros "pesados" e dizem funcionar muito bem. Não custaria você tentar. Mas vale lembrar que você deveria instalar no linux, não tentar executar um já instalado numa partição windows por exemplo pois certamente não funcionará (pelo menos já tentei algumas vezes e não funcionou).

A opção final e não menos válida seria um Dual Boot. Eu mesmo tenho, pois tenho licença original do Seven, mas, o Ubuntu não me permite sentir nenhuma saudade nem mesmo do seven que acho o melhor Windows de toda a história (ele realmente é muito bom). O dual só me serve mesmo quando quero jogar o PES 2010, que aliás já faz meses que não jogo.

Até mais.
--
[sidtj]

rjbgbo

Citação de: Adriano R.N. online 17 de Outubro de 2010, 01:06
O GNU/Linux tem muitos softwares bons que dão conta da maioria dos trabalhos de edição e criação de imagens, no entanto, não são os conhecidos e caros feitos apenas para o mundo windows.
Acredito que com essa sua necessidade:
"Meu trabalho exige agilidade e rapidez na entrega e não tenho tempo para me aventurar treinando em outros softwares."
A melhor opção é ficar com o windows mesmo.
Eu faria um dual boot para ir se acostumando com o Ubuntu, afinal, além de criar/editar imagens, tem muitas outras coisas que você poderá fazer com o Ubuntu.

concordo plena/ c/ o Adriano
tenha calma, o suporte ao windows xp ñ vai acabar assim tão rápido, enquanto isso vc pode ter o dual boot
também ñ se feche ao windows 7, também c/ ele vc pode manter o dual-boot
eu também sou diagramador, fã dos produtos adobe, menos do corel  >:(
durante 3 anos mantive o dual-boot, hj ñ preciso mais do windows, e nem uso emuladores, tudo software livre usando o linux.

deixa te passar um link, que lhe será bem útil em relação ao que achar no linux ubuntu, p/ essa área - http://wiki.ubuntu-br.org/Graficos

outro conselho, baixe o livecd do site oficial do ubuntu - http://www.ubuntu.com/
e vá somente experimentando ele, veja apostilas como as linkadas na minha assinatura.
pesquise e pergunte, esse fórum é p/ isso; é aqui por exemplo, que vc vai ver a real compatibilidade do seu hardware c/ o linux, afim de desfrutá-lo na sua plenitude, entre outras coisas, exata/ como se tivesse no windows.

qto a questão da 'rivalidade' entre usuários de window, linx e mac, tem muito folclore por aí, sistema operacional bom é aquele que nos satisfaz. se tiveres vontade real/ de experimentar o linux tenha sua mente aberta.
qdo vi pela 1ª vez, já faz tempo, também ñ gostei, mas depois fui vendo c/ outros olhos
o Linux, o suporte a periféricos p/ esse sistema e também a qualidade e quantidade de softwares livres evolui demais, estão num nível; por exemplo, p/ vc que usa o Strata 3D CX, o Blender, conforme falou o colega sidtj, é seu substituto e pelo que seu o top do mercado é o Blender, tanto, que é usado em ambiente Linux, na indústria de cinema norte-americano, o filme Avatar, foi feito nele, rodando no Ubuntu:
http://jacob.steelsmith.org/content/ubuntu-linux-behind-making-avatar
http://il.youtube.com/watch?v=QDF8adGcX2M
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Foguinho

Citação de: irtigor online 17 de Outubro de 2010, 02:29
Se não está disposto a aprender coisas novas, não mude. Nesse sentido a curva é menor no win7, mas não deixa de existir.

Minha área de trabalho - artes gráficas e publicidade - EXIGE que eu esteja aberto para conhecer coisas novas.
Só que quando se trata do meu "ganha pão", do "leite das crianças", eu tenho que otimizar a relação entre aprender e produzir. O tempo entre essas duas coisas tem de ser o menor possível e por isso estou recorrendo ao forum para ver isso vai ser possível...
As dicas que vocês estão me dando estão ajudando a avaliar os prós e contras.
Além do mais, é do ser humano querer descobrir coisas novas...seja com Linux ou Windows!

Lucimgr

Muito saudável essa discussão xD

Minha opinião:
O suporte ao XP SP3 não vai acabar tão cedo, o que está por terminar é o SP2. Então você tem muito tempo para efetuar essa troca. Continue usando o XP para o trabalho e instale o Ubuntu em dual boot para fazer todas as outras coisas. Aos poucos vá utilizando os programas citados pelos amigos do fórum para aprender em paralelo, assim seu desempenho não cai, quando você se sentir seguro para migrar pode fazê-lo sem dores de cabeça  xD
Acho que terás muita dor de cabeça para rodar todos esse programas com Wine. Mas imagine que você goste de todos os "substitutos" no Ubuntu menos de um em especifico e ainda precise usar Windows só por causa dele, então vale usar o Wine.

É isso que eu estou fazendo, ainda tenho o Windows 7 em dual boot, mas faz uns 2 meses que não entro nele  xD!
O fato é que se você nunca usou uma Distro Linux fique com a mente aberta, como citaram nossos amigos a cima, muitas coisas são diferentes e você terá que aprender a usar não apenas os programas, mas também o sistema operacional.
Claro que comunidade está ai para ajudar sempre  xD.

Foguinho

Citação de: Lucimgr online 17 de Outubro de 2010, 11:17
Muito saudável essa discussão xD

Minha opinião:
O suporte ao XP SP3 não vai acabar tão cedo, o que está por terminar é o SP2. Então você tem muito tempo para efetuar essa troca. Continue usando o XP para o trabalho e instale o Ubuntu em dual boot para fazer todas as outras coisas. Aos poucos vá utilizando os programas citados pelos amigos do fórum para aprender em paralelo, assim seu desempenho não cai, quando você se sentir seguro para migrar pode fazê-lo sem dores de cabeça  xD
Acho que terás muita dor de cabeça para rodar todos esse programas com Wine. Mas imagine que você goste de todos os "substitutos" no Ubuntu menos de um em especifico e ainda precise usar Windows só por causa dele, então vale usar o Wine.

É isso que eu estou fazendo, ainda tenho o Windows 7 em dual boot, mas faz uns 2 meses que não entro nele  xD!
O fato é que se você nunca usou uma Distro Linux fique com a mente aberta, como citaram nossos amigos a cima, muitas coisas são diferentes e você terá que aprender a usar não apenas os programas, mas também o sistema operacional.
Claro que comunidade está ai para ajudar sempre  xD.

Graças à discussões como essa, eu nunca precisei  levar meus computadores para esses "consertadores de esquina", pois lendo nos foruns e fuçando, aprendi um pouco do básico e dá pro gasto.
Tenho certeza que daqui há algum tempo estaremos aqui falando a  mesma língua (ou quase!).

Andreson Goveia

No seu caso realmente o Dual Boot é a melhor opção, ai você vai tentando reproduzir o que fez no Windows no Ubuntu.
Quando tiver um resultado satisfatório, você vai migrando de aplicativo em aplicativo, para não fazer tudo de uma vez.

fchevitarese

Acho que você deve mesmo optar pelo dual boot.
Apesar de alguns softwares rodarem via wine, não fica a mesma coisa. Bom, não quero dizer do funcionamento dos relacionados softwares, mas falo de desempenho. Fica um pouco a desejar.

Acho sim que você deva aprender outras ferramentas, até mesmo porque, isto te libertará dos softwares proprietários.
Quanto ao suporte do Windows, realmente eu não vejo com o que se preocupar, afinal, a Microsoft já não está nem aí mais pro Windows xp mesmo. xD

Abraços!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

agente100gelo

Minha sugestão inicial seria usar o VirtualBox no Linux - instalando o XP dentro mas como "tá redondinho", a melhor solução é dual-boot.
Faço isso para acessar o Bradesco da empresa que só é acessível via Windows.
O Ubuntu me dá o ambiente seguro e deixo o XP numa caixinha protegida e utilizando-os ao mesmo tempo.

Sendo sincero, pensando no "leite das crianças": Não invente de usar os aplicativos nativos para Linux no seu ramo de negócio.
Apesar de usar Gimp para me virar, ele ainda apresenta incompatibilidade com alguns arquivos PSD nativos no Photoshop.
Recentemente tive que instalar o Photoshop no meu notebook e ligar o Vista pela primeira vez desde de quem comprei (depois de quase 1 ano).

Outros aplicativos podem até ser instalados via wine, mas será um parto sem certeza de sucesso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

sidtj

Vi esse site e lembrei do seu caso. Ele pode lhe ser bem útil em sua transição:

http://sk1project.org/

Tem algumas ferramentas para pré-impressão bem interessantes.

t+
--
[sidtj]