Instalação VGA ATI

Iniciado por faniboy, 21 de Setembro de 2010, 02:43

tópico anterior - próximo tópico

faniboy

Olá gente, estou tentando instalar a VGA ATI Radeon Hd5830 no Ubuntu Linux 10.04, porém não estou conseguindo.
Já tentei vários tutoriais pela net, nenhum me fez conseguir instalar minha placa de vídeo. Estou precisando urgente instalar para começar a trabalhar encima de OpenCL.
Se alguém puder me dar uma mão, ficaria muito agradecido.
Valeu!

zeroday

Olá amigo está tendo problemas na instalação dos drivers?
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Devil_roch

Olá pessoal também estou com problemas para fazer funcionar o driver da ATI HD 5830, estou com a versão 10.9 do Catalyst, e o Ubuntu 10.4 x64.

Acontece da seguinte forma...Primeiro eu instalei o drives recomendado pelo Ubuntu, dai até que os gráficos funcionam porém fica uma imagem no canto inferior direto de Hardware não suportado, dai tentei fazer os procedimento de desinstalação para instalar o Oficial que esta no site da AMD, porém apesar do Ubuntu ser novinho e estar 100% atualizado não entrava na tela de texto no Tal: CRTL+ALT+F1...quando não entrava de jeito nenhum a tela ficava totalmente preta...Pois praticamente todos os tutoriais que encontrei ensinam a fazer a desinstalação através do modo de texto do Ubuntu....Como não consegui eu fui e formatei o Linux para tentar do zero mais uma vez, dessa vez antes de atualizar como Ubuntu Zerinho eu fui lá e instalei o Driver da ATI e por incrível que pareça funcionou perfeitamente, no entanto Ao fazer as Atualizações o driver parou de funcionar para mim misteriosamente tive que ficar com a tela num visual estranho e desproporcional ...e dai o CRTL+ALT+F1 continuou sem funfa...Não satisfeito fui formatar mais uma vez agora para tentar colocar primeiro as atualizações depois o driver da ATI...o que também não funcionou. :(...
Mas durante isso já na ultima etapa um amigo me recomendou fazer tudo pelo Synaptic, entrei lá e desinstalei tudo que tinha ATI escrito para tentar novamente...depois disso o CRTL+ALT+F1, passou a funcionar ;D, e com ele desinstalei (acredito eu ???) o driver ATI que tinha ainda.  Posso dizer que não tentei Tudo Mas Tentei MUuito :(....Se alguém passou por algo assim e puder contribuir com a solução Ficarei muito grato ;D ;D...Sou um novo usuário do Ubuntu e leigo no assunto...

macabu

Devil_roch

Olá pessoal, bom a quem possa interessar acredito que a solução para o Problema do Ubuntu com a Ati no meu caso Hd 5830, mas para todos que tem o Ubuntu 10.4 ou 10.10 e:

http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/GPU83ATICatalystLinuxHotfix.aspx

No Ubuntu 10.4 o driver funciona na kernel padrão porém depois que atualiza a Kernel o driver para de funcionar totalmente...no caso o link tem o driver "não oficial da AMD mas que esta no site deles" que corrige esse problema de forma simples e rápida, no meu caso eu migrei para o Ubuntu 10.10 na esperança que o driver "original" fosse funfa, mas infelizmente nada disso...Então encontrei esse que funfou que foi uma maravilha, nem precisei entrar pelo modo texto e talz com tem em muitos tutoriais pela net a fora....

A quem interessar espero ter ajudado, pois não foi fácil testar tantas possibilidades até conseguir achar a solução que para mim funcionou...

Blau_Araujo

Citação de: macabu online 14 de Outubro de 2010, 17:53
Mesmo vocês usando ou não o omnislash, veja se isso ajuda: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg382776.html#msg382776

Tentei essa sugestão e acabei sem vídeo nenhum no 10.04.1 amd64, tanto com o omnislash quanto no 2.6.32-25 preempt. Ou falta alguma orientação pós instalação, ou tem algo nas 300 mensagens posteriores, o que é impossível de saber.
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP