OpenOffice Writer coloca espaços a mais ao salvar .doc

Iniciado por vfontanela, 14 de Outubro de 2010, 12:14

tópico anterior - próximo tópico

vfontanela

Sempre que eu salvo um documento no OpenOffice Writer em formato .doc, depois que eu fecho e abro de novo aparecem vários espaços entre linhas, é como se cada linha tivesse um "enter" antes da próxima. Fica com um aspecto terrível. Há como consertar isso? O erro também se aplica ao BrOffice.

zeroday

Olá amigo ,

O formato .doc é da suíte office da Microsoft , salvando seu documento assim o OpenOffice vai tentar abrir ele como um documento do Ofiice e por isso estes erros aparecem.

Não salve mais os documentos do OpenOffice com este formato que deve resolver o problema  :P

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

vfontanela

Mas não há como eu usar esse formato, que não uso porque quero, mas porque preciso, e meu documento não ficar desconfgurado?

Eu fiz um vídeo mostrando o que acontece. Já que talvez eu não tenha sido claro.

http://www.youtube.com/watch?v=bWrQ7y-fABc

rjbgbo

isso é mero estilo de texto, vc precisa alterar o padrão do openoffice p/ o que vc quer
e qdo salvar, escolha o tipo .doc 2000/2003
também evite aplicar estilos de textos, pois aí vai sim ter problemas.
e se o arquivo ñ precisar ser mexido, tente exportar direto como .pdf
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

vfontanela

Não entendi. Eu copiei o texto direto do Gedit (sem nenhuma formatação), colei direto no Writer e salvei. Não apliquei estilos. Há como mudar esse estilo padrão?

rjbgbo

Citação de: vfontanela online 14 de Outubro de 2010, 13:45
Não entendi. Eu copiei o texto direto do Gedit (sem nenhuma formatação), colei direto no Writer e salvei. Não apliquei estilos. Há como mudar esse estilo padrão?

opa o gedit - http://en.wikipedia.org/wiki/Gedit
é um editor onde o padrão é o utf8, mas nele vc pode salvar como txt
sugiro que faça ou copie o texto direta/ no openoffice e salve em .doc, o resto já falei
qto a mudar o estilo do gedit, pode, mas ele vem configurado p/ as linhas de programas, se mexer lembre de trocar.

Sergio

Citação de: vfontanela online 14 de Outubro de 2010, 12:14
Sempre que eu salvo um documento no OpenOffice Writer em formato .doc, depois que eu fecho e abro de novo aparecem vários espaços entre linhas, é como se cada linha tivesse um "enter" antes da próxima. Fica com um aspecto terrível. Há como consertar isso? O erro também se aplica ao BrOffice.
Tenho este mesmo problema, mas com o tempo e nossas dúvidas no fórum, logo os desenvolvedores trarão a solução. A minha dica é com o cuidado nas digitações procurando utilizar os espaços entre palavras sem recuo para troca de linha e troca de página.
Um exemplo: Tenho um trabalho de TCC e sou obrigado a salvar em .doc. Nas páginas tenho título, texto, imagens e espaços entre linhas de acordo com norma ABNT. Quando vou dar continuidade no trabalho muitas vezes existe a desconfiguração, então procuro entre as letras que estão fora do parágrafo, deleto o espaço que sobra na quebra de linha e adiciono os espaços manualmente conforme o exigido.

Caso seja quebra de página:
O trabalho está lindo, todinho formatado, os espaços entre páginas alinhados...aí..você salva em formato .doc 2000/2007 etc..vai abrir no Word, BR ou Open e vira um lixo!
Descobri que correndo o cursor entre páginas com a tecla direcional (para cima/baixo), percebi o salto entre as páginas, então passei a deletar as linhas até o título ou parágrafo que quero saltar de página. Neste ponto adiciono manualmente com a tecla "enter" as linhas até o título ou parágrafo saltar para a página seguinte na posição que quero. Neste ponto vou salvando .doc e corrigindo gradualmente o trabalho. No meu caso, estava com 40 páginas prontas quando percebi o problema.
Desde que adotei estes cuidados digitando e mudando de página com acréscimos de linhas e espaços entre letras, não tive mais nenhum problema com a formatação entre todos os programas.

Também concordo com a sugestão enviada por "rjbgbo".

Dá trabalho, mas vale a pena.

Sergio Vieira.
Sergio Vieira

cesargcomp

O bug realmente ocorre. Não sei o motivo que faria você usar o formato .doc. Se for compatibilidade com o sitema do Tio Bill e for somente texto, você pode usar o .rtf. Experimenta ai.

EDIT: Funciona com imagens também.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

rjbgbo

cesargcomp, ñ acho isso bug o problema está nas macros (rotinas de visual basic) geradas nos pacotes office, principal/ qdo se usa estilos de textos.
também o .rtf tem limitação de trabalhar c/ tabelas.

acontece que o padrão são os antigos formatos do ms-office, o novo baseado no xml ainda ñ é confiável
mas há os formatos livres odf, mas só os mais recentes m-office são compatíveis c/ esse formarto
e querer impor ao mercado o uso do libreoffice (antigo openoffice) é tarefa bem complicada