Excedi a capacidade do root, agora não inicializa (resolvido)

Iniciado por daniprimula, 11 de Outubro de 2010, 16:23

tópico anterior - próximo tópico

daniprimula

Olá!

Salvei um vídeo no /root (ao invés de /home), espaço que deveria deixar vazio para o computador rodar. Agora não consigo inicializar. A mensagem que aparece é:

"The configuration defaults for GNOME power manager have not been instaled correctly. Please contact computer administrator"

Tentei várias coisas: rodar uma versão live do ubuntu; re-instalar; entrar por "xterm". ou "failsafe GNOME"..mas nada dá certo e simplesmente não tenho acesso à nenhuma configuração ou terminal para apagar o arquivo do root. fica na tela de login com a mesma mensagem.

Alguma dica?

Adriano R.N.

Camarada, o livecd não carrega?
A mensagem demonstra um problema no carregamento padrão do gnome.
Se você conseguir subir via cd poderá remover o arquivo que acrescentou, corrigir e/ou reinstalar o sistema.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

daniprimula

Pois é,

o live cd vai até um certo ponto e na última hora informa que não é possível seguir adiante.
Agora nem o live cd está rodando mais.
Tentei rodar as versões mais leves (alternate) sem o modo grafico, de apenas 27kb, mas elas não são reconhecidas também. é como se não houvesse cd nenhum inserido.

Uma questão é que não lembro qual a versão que está instalada, por isso tentei os procedimentos descritos com 3 versões diferentes, apenas para checar. Será que tem que ser o livecd ou uma re-inatação da mesma versão?

Adriano R.N.

daniprimula, é algo muito estranho, vamos aguardar para ver se alguém por ajudar.
Faz muito tempo tive que mexer na máquina de um vizinho e o cd não subia, a bios estava configurada direitinho e nada, aí eu retirei os cabos do HD para tentar dar boot e funcionou, não lembro qual foi a solução arrumada na época, porém, ao menos tive a certeza que o problema não era com o livecd.
Deixe a configuração da sua máquina, isso pode ajudar a galera.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

RonaldoRG

Citaro live cd vai até um certo ponto e na última hora informa que não é possível seguir adiante.
Muito estranho mesmo. Não aparece nenhuma mensagem de erro? Se aparecer seria interessante que você postasse aqui pra facilitar o pessoal a te ajudar.
Abraço.
Ubuntu 12.04

daniprimula

Obrigada pela atenção, vou ficar no aguardo de mais ajuda.

Uma pergunta: como faz pra checar a configuração da Bios e ver se está tudo ok? Porque esse computador já teve problema com a Bios umas duas vezes. De repente é isso.

valeu!

daniprimula

oi!

como a versão live não está mais rodando, não tenho mais acesso à mensagem de erro ao rodar o cd. Mas lembro ser relativa ao problema inicial da configuração do computador, e "resolva isso antes de rodar esse cd".

será que terei que levar num técnico? :-(

RonaldoRG

Se você levar pra um técnico certamente ele não saberá resolver e vai mandar você instalar o windows.
Já tentou gravar um outro livecd, pode ser que este esteja ruim. Se não for isso deve ser alguma coisa no PC mesmo, ou a bios não tá configurada pra dar boot pelo cd, porque isso ele teria que fazer, independente do sistema que tenha no PC.
Abraço.
Ubuntu 12.04

daniprimula

Levei para um técnico de linux :-) que não cobrou nada e ainda me ensinou

gente, é muito simples:

quando não dá pra acessar o ambiente gráfico, acesse o terminal pelo comando:

ctr alt f2

vai abrir o terminal. pra listar as partições:

sudo cat /proc/partitions

pra detalhar o espaço disponível:

sudo df -h

pra detalhar mais:

cd root

ls

pra remover o arquivo indesejado:

mv /root/nome do arquivo 

que no meu caso estava no root

ou:

cp

sudo rm nome do arquivo

valeu!

espero que sirva de dica pra alguém

RonaldoRG

Legal. Ainda bem que você achou um técnico de linux ai. Eu pensava que você não conseguia fazer nada no computador, que travava tudo.
Parabéns.
Ubuntu 12.04

livre1

Obrigado por colocar a dica (Não tive nenhum problema parecido, mais vai saber...)

Se tá com sorte aqui não conheço um tecnico que entende de qualquer distribuição Linux (alias em minha cidade não conheço muita gente que usa Linux, pelo menos os caixas eletronicos do banco do Brasil usam, quem sabe a historia muda por aqui).