Re: ubuntu deu pane [Resolvido]

Iniciado por Cientista_Louco, 09 de Outubro de 2010, 23:32

tópico anterior - próximo tópico

Cientista_Louco

Boa noite!...

Estou com problemas no ubuntu pois o sistema não entra mais. Quando chega na tela que aparece a palavra ubuntu e uma serie de pontos piscando em baixo, trava e não passa dai. Eu tenho o cd de instalação (live-cd) e com esse o sistema entrou sem problemas. Creio que terei de necessitar reinstalar o ubuntu, porem entrei no gapart do live para ver minhas partições e  o gparted apenas aparece sda1, sda2, etc, sem informar o nome da partição.

Peco ajuda no seguinte:

1 - Alguém tem ideia de como resolver o problema
2 - Se realmente a solução for reinstalar qual comando pode me fazer a correlação entre "sdax" e e o nome da partição, por exemplo: home

vinicius_aleao

Bom, primeiramente, recomendo que você dê uma ajeitadinha no título do tópico porque está meio difícil de entender: "ubuntu deu pene"...? Acho que você quis dizer "pane".

Agora, uma pergunta básica: de onde você baixou o Ubuntu? Verificou o md5sum?

Cientista_Louco

Bom dia!..

O ubuntu eu consegui em uma revista. Acho que o nome eh ununtu news, não me recordo direito. Porem tem vários meses que funciona sem problema. Porem devido a um problema em meu nome houveram alguns desligamentos forcados

Cientista_Louco

Eu tenho uma partição home exclusiva, de froma que não devo perder meus arquivos de trabalho, porem ao longo dos meses fiz varias instalacoes e atualizações.

Por isso quero ver quias sao as particoes que tenho para verificar as que eu deixo e as que eu reformato ao instalar o ubuntu de novo.

Estou baixando o ubuntu 10.04.1 aqui do site do ubuntu-br.

Tota

Citação de: Cientista_Louco online 09 de Outubro de 2010, 23:32
Boa noite!...

Estou com problemas no ubuntu pois o sistema não entra mais. Quando chega na tela que aparece a palavra ubuntu e uma serie de pontos piscando em baixo, trava e não passa dai.

Ola,

Não vejo necessidade de reinstalar seu sistema.

Se boota pelo live cd nada de errado aconteceu com seu hardware neste periodo.

Provavelmente uma instalação ou atualização não permitem seu a seu sistema entrar na parte gráfica.

Dê o boot e bem no nicio do grub tecle F1 e vá verificando as mensagens de inicialização.

Verifique qual erro é informado e poste aqui.

Para saber onde está sua partição /home o comando a utilizar ( em live cd ou via linha de comando) é:

sudo fdisk -l ( com "éle" minúsculo )

[]'s

Cientista_Louco

Boa noite!...

Prezado Tota, agradeço sua ajuda; no entanto como esta com um trabalho urgente a fazer resolvi reinstalar o ubuntu. Como tinha a particao home individualizada instalei apenas a partição raiz "/". Porém cometi um engano: o DVD que tenho possuie dois sistemas um de 32bits e outro de 64bits e instalei o de 64bits, porém meu processados [e um intel dual=core de 32 bits.

Eu posso ter algum problema devido a isso?
E recomendado eu instalar o sistema de 32 bits?

baldy.vm

Citação de: Cientista_Louco online 11 de Outubro de 2010, 00:15

Porém cometi um engano: o DVD que tenho possuie dois sistemas um de 32bits e outro de 64bits e instalei o de 64bits, porém meu processados [e um intel dual=core de 32 bits.

Eu posso ter algum problema devido a isso?
E recomendado eu instalar o sistema de 32 bits?

Olá amigo, sim isso poderá lhe trazer problemas, se você possui a versão 32 bits instale ela.
Sucesso!

Pedru

Ué, se conseguiu instalar o 64 bits, como seu processador é 32 bits? Dual Core não é um processador com dois núcleos? Então ele deve ter suporte a 64 bits...

Já tentei iniciar, através de máquina virtual no meu Ubuntu 10.04 que é de 32 bits (mas meu processador é um Core 2 Duo), um Ubuntu 64 bits... Ele não inicia o Live CD.

Você pode ter um processador de 64 bits que não suporte 32 bits, me corrijam se eu estiver errado.

Cientista_Louco

Boa noite?...

Instalei o ubuntu 10,04 para 32 bits e agora estou configurando do meu jeito. Nao sei o que levou a corromper o ubuntu mas creio que foi uns desligamentos forçados que tive de dar, pois meu note estava travando devido a alta temperatura. O cooler nao estava funcionando.

Na verdade quando estava com o ubuntu AMD64 o sistema estava funcionando. Apenas um programa deu problema o abiblia, pois a versao que eu tinha era i386 para 32 bits e devido a isso nao instalou. Baixei a versao 64 bits e ai instalou.

Mas agora ja esta tudo para 32 bits e ate o momento sem muitas novidades.

Obrigado a todos.

Cientista_Louco

Boa tarde!

Eu tinha no meu sistema as seguintes partições.

sda1 - raiz / 15GB - ext4
sds2 - extend
    sda5 - linux - 10Gb ext4
sda3 - SWAP 2Gb
sda4 - 55Gb

A minha home era a sda4, porem quando reinstalei o ubuntu a home ficou na sda2/sda5

ë poss[ivel eu alterar minha home da partiçao sds5 para a sds4?
Segue o resultado do comando: sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xf1376278

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        1946    15625000   83  Linux
/dev/sda2            1946        3162     9765889    5  Estendida
/dev/sda3            3162        3405     1952768   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda4            3405       10091    53710848   83  Linux
/dev/sda5            1946        3162     9765888   83  Linux

Abaixo o mei fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=0e21ef0d-2285-4018-b715-0a446ae740c2 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda3 during installation
UUID=b858debc-dd25-4a94-a636-80402ce70f50 none            swap    sw              0       0

clcampos

Coloca aqui a resposta do comando sudo blkid para ajudar a achar os dados certos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Cientista_Louco

Segue o resultado do comando solicitado.

dunham@dunham-laptop:~$ sudo blkid
/dev/sda1: UUID="0e21ef0d-2285-4018-b715-0a446ae740c2" TYPE="ext4"
/dev/sda3: UUID="b858debc-dd25-4a94-a636-80402ce70f50" TYPE="swap"
/dev/sda4: UUID="8341a110-63c9-4450-a6b3-99f09e512b50" TYPE="ext4"
/dev/sda5: UUID="400e7eae-46bb-4412-8747-5133fd83fcc2" TYPE="ext4"

clcampos

Primeiro lugar seu /home esta junta da partição raiz, que no seu caso é a /dev/sda1.

Se você já tem informações nela sugiro ler e seguir as dicas do tópico De novo - mudar a /home... [RESOLVIDO!].

Para fazer o sistema simplesmente montar a partição /dev/sda4 no diretório /home basta proceder com as alterações sugeridas abaixo no arquivo /etc/fstab.

1o) Por desencargo de consciência faça um backup do arquivo:

Citarsudo   cp   /etc/fstab    /etc/fstab_bkp_20101014

2o) Edite o arquivo:

Citarsudo   gedit    /etc/fstab

3o) Proceda com as alterações abaixo (o que esta em negrito é a parte nova):

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=0e21ef0d-2285-4018-b715-0a446ae740c2 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda3 during installation
UUID=b858debc-dd25-4a94-a636-80402ce70f50 none            swap    sw              0       0
# /home was on /dev/sda4 during installation
UUID=8341a110-63c9-4450-a6b3-99f09e512b50    /home               ext4    errors=remount-ro 0       2

4o) Dados:

Fazendo o recomendado acima a partição /dev/sda4 ficará montada em cima do diretório  /home, impossibilitando o acesso aos dados já gravados lá. Leia o tópico indicado para ver como proceder para transferir os dados para a partição /dev/sda4.

Sua partição  /dev/sda5 não esta sendo montada automaticamente, é isso mesmo que deseja?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Cientista_Louco

Boa noite!...

Prezado Clcampos, obrigado pela ajuda. Funcionou 100%. Agora tenho tenho minha home onde queria. Além disso os meus favoritos do firefox  que eu tinha antes de reinstalar o ubuntu voltaram.

Com relação a partição  /dev/sda5 eu deixei ela para ser usada para teste de distribuições linux como por exemplo novas versos do ubuntu.

clcampos

Se funcionou esta ótimo, fico feliz.

Precisando estamos as ordens.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!