Melhor sistema de arquivos para disco de back up

Iniciado por phophollety, 07 de Outubro de 2010, 22:08

tópico anterior - próximo tópico

phophollety

Olá pessoal, tudo bem?

Bem, estou com uma duvida...

Recentemente, comprei um hd externo western digital, my passport de 1TB com o intúito de apenas back-up.

Como o HD é absurdamente grande, vou compartilhar com meu pai.

Mas, ele usa windows e eu, ubuntu.

Quero particionar o hd em 2 de 500GB, pelo gparted, ai vem a dúvida. Qual sistema de arquivos escolho para a minha partição? Quero o sistema mais seguro, por isso, pensei em deixar uma partiçao ext3 e a outra ( do meu pai ) NTFS ou mesmo, FAT32.

Eu consigo fazer isso? Não me importo que meu disco não seja lido no windows, é só para backup mesmo.

Obrigado!

clcampos

Se você for fazer backup apenas dos dados não importa muito qual é o sistema de arquivo.

Eu como basicamente uso apenas linux optaria por ext3, ou até mesmo ext4, entendendo que o primeiro é bem mais seguro, com ferramentas de manutenção bem mais maduras.

Digo que escolheria ext3 porque já tive problemas em fazer backup em um sistema de arquivos padrão windows, pois tinha arquivos com nomes iguais, apenas alguns com caixa alta e outros não, o que me levou a ter perda de dados.

Aproveitando, favor evitar o uso de caixa alta (texto/palavras em maiúsculo), e quando quiser dar enfase em um texto use a formatação disponível no fórum, tipo negrito, itálico e etc. Então edite a primeira mensagem e acerte o texto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

phophollety

Citação de: clcampos online 07 de Outubro de 2010, 22:39
Se você for fazer backup apenas dos dados não importa muito qual é o sistema de arquivo.

Eu como basicamente uso apenas linux optaria por ext3, ou até mesmo ext4, entendendo que o primeiro é bem mais seguro, com ferramentas de manutenção bem mais maduras.

Digo que escolheria ext3 porque já tive problemas em fazer backup em um sistema de arquivos padrão windows, pois tinha arquivos com nomes iguais, apenas alguns com caixa alta e outros não, o que me levou a ter perda de dados.

Aproveitando, favor evitar o uso de caixa alta (texto/palavras em maiúsculo), e quando quiser dar enfase em um texto use a formatação disponível no fórum, tipo negrito, itálico e etc. Então edite a primeira mensagem e acerte o texto.

Corrigido o detalhe da caixa alta.

Então, como meu pai vai usar no windows, estou com receio de manter ntfs e ter problemas com virus que detonam partições.. por isso estou questionando qual melhor aplicar.

Estou pensando mesmo em deixar ext3 para mim e ntfs para ele..

mas com ext3, o windows ( caso eu queira ), irá reconhecer a partição?

Renan

clcampos

Sei que existem programas que funcionam no windows xp que permitem que ele reconheça partições ext3, mas não sei se existe para outra versão.

Eu estou tão por fora de vírus que nem sabia que algum iria fazer isso, mas essa possibilidade existirá de qualquer forma, já que vai usar o HD no windows.

O fato do linux colocar um arquivo com vírus na partição também não irá necessariamente afetá-lo, pois o vírus normalmente é desenvolvido para o windows.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

phophollety

Citação de: clcampos online 07 de Outubro de 2010, 22:48
Sei que existem programas que funcionam no windows xp que permitem que ele reconheça partições ext3, mas não sei se existe para outra versão.

Eu estou tão por fora de vírus que nem sabia que algum iria fazer isso, mas essa possibilidade existirá de qualquer forma, já que vai usar o HD no windows.

O fato do linux colocar um arquivo com vírus na partição também não irá necessariamente afetá-lo, pois o vírus normalmente é desenvolvido para o windows.

Isso, é mais ou menos por ai, meu receio é de pegar um vírus que estrage os dados da partição do meu disco durante o uso do linux.
Bom, acho que vou ficar com ext3 mesmo, é só para back up mesmo!