Querendo iniciar no Linux

Iniciado por cristian_20, 07 de Outubro de 2010, 11:47

tópico anterior - próximo tópico

cristian_20

Bom Dia pessoal, sou novo aqui no forum, é o seguinte tenho um pc com Amd 64 athlon, placa asus A8v-x(acho que é esse o modelo), 1 Gb ram(dois pentes de 512), g-force 6200 256 ram, e um HD 80 14 GB pro xp e programas e 59 para musicas e videos.

Eu fui instalar ontem o Ubuntu 10.04 e ele comeca a carrega mas trava e eu vi em alguns sites que essa versao esta com alguns bugs por isso trava,queria sabe ser é verdade mesmo, eu gravei o cd certinho em baixa velocidade.
Eu comecei a fazer faculdade de Sistemas e acredito que seje muito importante aprender a mexer em outro S.O, por isso quero instalar alguma distribuicao, li em um site que é aconselhavel 10 GB de ram para o ubuntu, como eu divido o pc com meu irmao e o meu hd é pequeno queria saber se tem alguma distribuicao que rode  no maximo com 6 ou 7 GB (lembrando que eu vou instalar alguns programas nela) e que tenha um ambiente bonito, seje facil para mexer, como vi no site que o ubuntu é aconselhavel ter no minimo 10 GB e como ele esta travando, vou deixa de lado, vcs poderiam me indicar uma distribuição, coloquei ate a configuração da minha maquina à cima.

Vlw pessoal

bawlaw

Bem vindo!
olha... pelo que eu lembre esse bug existia no inicio da versao 10.04
que acabaram lançando uma .iso com defeito,

se voce baixou a .iso a pouco tempo e do site oficial, acredito que ela ja esteja corrigida.

tente o Lubuntu ou Xubuntu, que sao mais leves e continuam amigaveis.

agente100gelo

Cristian,

Seja bem-vindo, e parabéns pelo interesse de conhecer um outro SO, já que faz faculdade de Sistemas (acho um absurdo, um graduado em TI não conhecer vida além do Windows).

Você não precisa de 10GB de RAM! Você deve ter por volta de 10 GB de espaço em disco (dá pra esticar não?)
A versão 10.04 é estável. Não tem bugs como na versão em desenvolvimento que sai semana que vem (a 10.10).

Como ocorre o travamento?

O seu problema pode ser solucionado com uns argumentos descritos neste tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,1236.0.html

Outra coisa é que talvez você possa testar a versão Xubuntu que é mais leve.

E sim, testou o arquivo baixado para ver se não corrompeu no download? Existe uma opção no próprio CD que faz isso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

cristian_20

bawlaw

entao cara eu baixei a versão assim que saiu no baixaki, como acesso o baixaki todo dia assim qe apareceu eu baixei e só agora fui tentar instalar, devo ter baixado essa iso com problema...

vlw pela ajuda

agente100gelo

o arquivo baixou do tamanho certinho que estava no site, e vi o tópico que vc me passo, achei meio complicado, e como eu divido o pc, é ruim ficar fuçando assim..

Estou baixando aqui varias distribuicoes do linux, e vou baixar a Xubuntu e instalar, quantos de HD preciso deixar para ela, e tem em portugues ??

uma ultima duvida se eu instalar uma distribuicao e aparece uma versao nova para a mesma, o S.O avisa para atualizar ou eu preciso baixar novamente o arquivo com a versao nova?

vlw pessoal pela ajuda ...

irtigor

Citação de: cristian_20 online 07 de Outubro de 2010, 13:40
entao cara eu baixei a versão assim que saiu no baixaki, como acesso o baixaki todo dia assim qe apareceu eu baixei e só agora fui tentar instalar, devo ter baixado essa iso com problema...
Baixe sempre do site oficial. No caso de programas dê preferencias ao dos repositórios oficiais. No linux você deve "esquecer" o baixaki, superdownloads...
o arquivo baixou do tamanho certinho que estava no site, e vi o tópico que vc me passo, achei meio complicado, e como eu divido o pc, é ruim ficar fuçando assim..
Mesmo assim você deve verificar o md5sum. http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5 ou pelo cd. As alterações, se aplicadas, só afetariam o linux.
Estou baixando aqui varias distribuicoes do linux, e vou baixar a Xubuntu e instalar, quantos de HD preciso deixar para ela, e tem em portugues ??
O ubuntu ocupa em torno de 5GB, mas isso varia de distro pra distro. Pode ser mais interessante usar um máquina virtual.
uma ultima duvida se eu instalar uma distribuicao e aparece uma versao nova para a mesma, o S.O avisa para atualizar ou eu preciso baixar novamente o arquivo com a versao nova?
Depende da distro, mas a maioria oferece a opção de atualizar através do gerenciador de pacotes.

cristian_20

irtigor

É que no baixaki, pelo menos a versao ubuntu 10.04 o arquivo estava hospedado no proprio site do ubuntu eu lembro ate que nao qeria baixar ai eu entrei no site do ubuntu..

estava lendo sobre o maquina virtual e vou fazer usando ela, vou usar virtual box para isso ...

vlw galera ate

Ioca100

Citação de: cristian_20 online 07 de Outubro de 2010, 14:51
irtigor

É que no baixaki, pelo menos a versao ubuntu 10.04 o arquivo estava hospedado no proprio site do ubuntu eu lembro ate que nao qeria baixar ai eu entrei no site do ubuntu..

estava lendo sobre o maquina virtual e vou fazer usando ela, vou usar virtual box para isso ...

vlw galera ate

Acho pouca memória para usar máquina virtual, vai ficar muito lento, aqui tenho 2 gb de ram , é o mínimo.
Usuário Linux- 449417

cristian_20

Ioca100

com 1 Gb nao fikaria legal usar a maquina virtual, eu acho que o maior problema seria o HD por ser menor, devo fazer o que entao ??

e seu eu fizer uma maquina virtual usando uma distro mais leve, como a xubuntu ou uma outra, eu vi distro feitas para netbook devem ser leves ...

Ioca100

Bem, aqui tenho um Athlon II X2, a 2,8 ghz, com um gb de ram ficou impraticável, tive que comprar mais um gb.Tenho o Virtualbox com o Mac OS x que toma 1 gb e tenho um VMware com Windows XP com 768 mb de ram .
OBS: Penso ser o dual boot mais indicado, deixa uns 20 gb para o Ubuntu.
Usuário Linux- 449417

rjbgbo

olha pessoal, acabei de wikificar sobre o usb-creator - http://wiki.ubuntu-br.org/USBCreator
ainda ñ mandei p/ as observações do Time da Documentação do Ubuntu, pois pretendo adicionar mais umas notas, mas tem uns links que abordam bem essa opção.
em off mostrei p/ um grd amigo aqui do fórum, que já vem usando o usb-creator e ele, gostou.
de repente pode ser uma alternativa.

qto ao uso de uma VB, só uma experiência minha, usando o linux mint debian edition no meu notebook celeron de 1GB rodando só o ubuntu 10.04lts - c/ 4 áreas de trabalho, 5 programas abertos, entre eles o VB, carregando a tal distro e depois usando - o pc aguentou firme.

cristian_20, o pessoal já falou bastante, só te indico 2 coisas, como vc vai usar até mais p/ se familiarizar c/ o linux, vá de 10.04lts, c/ o passar do tempo ñ atualize, reinstale do zero as novas versões, mas te digo essa 10.04lts é a melhor versão que já vi do ubuntu até hj.
outra coisa veja as apostilas na minha assinatura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

irtigor

Já rodei máquinas virtuais em um pc com 1GiB de ram, sem placa de vídeo externa, celerom dual core alguma coisa, não tive nenhum problema.
O ubuntu "levanta" usando uns 200MiB, se possível aloque uns 500MiB pra máquina virtual.

zeroday

Sempre crio as máquinas virtuais com 512 de ram e também roda sem nenhum problema.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

cristian_20

O pessoal muito obrigado mesmo, estou neste momento tentando fazer uma virtual maquina com o ubuntu 10,04 mas acho qe e a copia do cd que eu baixei esta com problema, vou baixar de novo e fazer outro cd e como baixei outras distro, vou testar elas tbm , agradeco a todos que me responderam, me ajudaram bastante, estou muito afim de usar para ver como é .

muito obrigado ate a proxima ...