Notebooks core i, Hybrid cards e o modulo vga_switcheroo

Iniciado por Kriptolix, 06 de Outubro de 2010, 16:38

tópico anterior - próximo tópico

Kriptolix

ola pessoal, ja ha um topico sobre notebooks da linha core i e o problema que gera o fato dessses processadores terem um GPU integrada e geralmente a maquina ter uma GPU mais potente off bord, mas nao ha soluçao especifica para a questao e nem uma abordagem mais profunda do problema. No windows o driver ATI resolve esse problema com uma troca a quente de placa de video atraves de um software que faz isso, no ubuntu a unica possivel soluçao disponivel ate é momento é um novo modulo agregado ao kernel .35 que, alias, so esta presente na versao beta do 10.10, esse modulo chamado vga switcheroo permite uma troca de placa de video a quente (apesar de ter que reiniciar o x, ja no windows o reinicio do gerenciador de janelas nao é necessario).

apos a explicaçao basica, vai o problema, nao ha software no ubuntu pra se aproveitar desse modulo e fazer a troca, o unico software que encontrei e que funcionou perfeitamente ate minha ultima atualizaçao do sistema é um software de terceiros produzido por um brasileiro, o Ubuntu Control Center, que tem um script pra fazer essa mudança. Infelizmente esse script nao funciona mais pra mim (que tenho um desses notebooks), e agora nao consigo mais trocar de placa e fico preso ao driver generico (de outra forma nao da pra inicializar o sistema) com baixo desempennho.

preciso de ajuda pra saber por que o UCC nao funciona mais, e como resolver isso. Gostaria de elaborar meu proprio script para tal, mas nao consigo realizar o passo basico pra isso que é montar uma certa partiçao NONE (nao entendi bem isso) no caminho /sys/kernel/debug. Um aviso de que a partiçao NONE ja esta montada aparece, mas ao tentar acessar a pasta do modulo em /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo\switcher simplesmente nao encontro a pasta vgaswitcheroo.

outra coisa que obervei foi que nao ha referencia ao vgaswitcheroo no lsmod, nao sei se o mesmo esta carregado e se tentar um modprobe ele nao encontra o modulo, tenho certeza que o modulo existe no kernel, pq antes funcionava, mas nao sei o que aconteceu com ele. essa situaçao é grave, acho que o pessoal da canonical deveria ter uma soluçao pra isso ja no 10.10, pq essa linha de notes é muito popular, se alguem tiver um conhecimento mais profundo sobre isso (foruns estrangeiros também nao deram muita ajuda, pouco se fala sobre o switcheroo) eu apreciaria muito o auxilio.





Ubuntu Linux 10.10