Sem SOM no Dapper

Iniciado por panchorf, 18 de Junho de 2006, 17:54

tópico anterior - próximo tópico

panchorf

Ola a todos,

Estou com um problema serio... eis o seguinte:

Eu tinha windows, ai instalei o dapper em dual boot, achei uma maravilha, tanto que formatei minha maquina e quis ficar so com o dapper como meu dekstop. Mas uma coisa que eu nao esperava aconteceu, quando estava em dual boot o som funcionava que e uma beleza, agora que ta so o dapper na maquina, nao sai mais som, nem os tamborzinho a hr que liga o ubuntu =/

Alguem tem alguma dica?

Ja troquei o controle pra mestre:

pra altofalante do pc:

Ja mudei o dispositivo no controle de volume:

A Placa SB LIVE! e a que eu sempre usei no windows sem problemas...

O que eu achei mais estranho e que na primeira vez que instalei o ubuntu nao precisei fazer nada o som 100% (claro so as tretas de mp3 e etc), agora dessa vez nem abaixo de reza =/

Abracos!
.
Lucas Ferreira
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br

Jesus

E em "Sistema de Multimídia" está tudo certo?

Learjet

vai a consola e faz alsamixer e ve se n ta mute se tiver carrega m para tirar.
puxa o alsa para fazer alsaconfig

panchorf

Opa,

O alsamixer eu consegui fazer no terminal, porém alsaconfig não deu...

Uma coisa estranha que eu notei no alsamixer é que não está selecionada minha placa offboard a SB Live! só a onboard da intel que está desativada =/ Podem ver na imagem abaixo:

Como eu mudo no alsamixer o meu dispositivo de som?

também não achei esse "Sistema de Multimídia" =/

Abraços
.
Lucas Ferreira
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br

boi

Vá em Sistema -> Preferências -> Som e verifique em "Placa de Som Padrão" qual delas está selecionada.

panchorf

É realmente não está minha SB Live!

Ta a intel =/

Só que daí se eu boto a SB Live! de placa padrão eu clico em fechar, quando eu volto no painel de som, adivinha que ta lá? a Intel de novo...

Pq não fica a outra placa? Será que tenho que estar logado como root? Tem como mudar pelo terminal?

Agradeço até agora todos que estão me ajudando ;)
.
Lucas Ferreira
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br

boi

Também tive um problema parecido. O Ubuntu colocava minha placa de TV como placa de som padrão. Fiz a mudança pelo console com o "asoundconf". Você pode fazer assim
asoundconf list
Aparecerá a lista das placas detectadas.
Para mudar, use isto:
asoundconf set-default-card Live
Substituindo "Live" pelo nome da placa de som que você quer tornar default.

panchorf

Seta como padrão ja setei, consegui isso pelo menos...

mas mesmo assim não sai som =/

Acho que vou voltar pro windows mesmo =/

O mais estranho que em dual boot funcionou sozinha ;~
.
Lucas Ferreira
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br

boi

Se você já conseguiu setar como default, creio que agora é só entrar no mixer e ajustar o volume.

panchorf

Sim setar eu setei ja mexi em diversos palitos, instalei o alsamixergui pra ficar melhor de mexer, mas não sei qual mais eu posso ativar...

Vejam quais tenho disponíveis:

E mais esses:

Alguém sabe em qual mais posso mexer?
.
Lucas Ferreira
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br

boi

É, realmente, acho que não resta mais nada a fazer. É voltar pro Windows, ou mudar de distro. Em qualquer outra distro bastaria rodar o alsaconf, mas esse comando foi eliminado no Ubuntu, sabe-se lá por qual motivo. Eu gosto do Ubuntu, mas é preciso admitir: ele tem umas frescuras inacreditáveis.

Learjet

ja foste ao alsamixer e carregar no m, as vezes tao muted e a gente nem repara...

RC2006

Se já funcionou, tem de funcionar!
Algum programa de som recem instalado que modificou o driver?
Você já verificou a BIOS do seu micro se tem alguma coisa referente a placa de som?
Se rodar o live CD do dapper, o som funciona?
E os codecs para multimidia?
Veja neste tópico se está tudo de acordo, incluindo o sources.list

http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5715
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

panchorf

Pois é ja instalei uma penca de codec multimedia, mais o problema não é só mp3 e etc... nem os tamborzinho da inicialização tocam =/

Sei lá...

Mas aconteceu algo estranho agora, comecei a mexer no alsamixer desmutei tudo aumentei o volume no máximo, e meu microfone funcionou, tipo eu falo no microfone e sai na caixa de som legal... será que o problema não ta no gstreamer? ou sei lá o que pode ser...
.
Lucas Ferreira
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br

panchorf

Mais uma coisa estranha...

Pois bem ta tudo setado pra SB Live! (minha placa off-board)

Aí eu por via das dúvidas, engatei uma caixa de som na Intel CH5(on-board), e advinhem? SOOOMMMM!!

Incrível mesmo a SB Live! tanto padrão já, o ubuntu ta mandando sair som na Intel! o.O

Será que não tem como desabilitar uma? ele deve ta conflitando porque tem duas sei lá =/
.
Lucas Ferreira
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br