Estado desperdiça 121 milhões a comprar software à Microsoft

Iniciado por Bluray, 01 de Outubro de 2010, 07:52

tópico anterior - próximo tópico

Bluray

Estado Português  desperdiça 121 milhões a comprar software à Microsoft

artigo da Exame Informatica

De acordo com Rui Miguel Seabra, presidente da Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL), este é apenas um pequeno conjunto de exemplos dos custos suportados pela administração pública com a compra de licenças de software por ajuste direto (sem concurso), que não reflete os gastos efetuados por todos os organismos públicos, nem as diferentes soluções e marcas de software proprietário.

"No caso da Microsoft, há um efeito de rede: os utilizadores (profissionais da administração pública) estão habituados a usar o Windows e Office, e depois acabam por querer usar também o SharePoint, o Exchange ou a base dados SQL", atenta Rui Miguel Seabra, quando inquirido pela Exame Informática.

Num comunicado, a ANSOL dá a conhecer cinco compras de licenças de software efetuadas, através de ajuste direto, por organismos tutelados pelo Estado:

a) A Direcção-geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIEE) da Ministério da Administração Interna - 10 milhões de euros para renovação de licenciamento de software Microsoft

b) Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos dos Açores - 5 milhões de euros em renovação de Licenciamento Microsoft

c) CTT - cinco milhões de euros em licenciamento Microsoft

d) Município de Oeiras - 1 milhão de euros em licenciamento Microsoft

e) eEscolas e eEscolinhas - mais de 100 milhões de euros em licenciamento Microsoft
o resto da na noticia no syte da Exame informatica, http://aeiou.exameinformatica.pt/ansol-diz-que-o-estado-desperdica-121-milhoes-a-comprar-software-a-microsoft=f1007325

É assim o parlamento europeu pede controlo das despesas publicas, e depois o meu estado, ou seja os políticos do meu pais, gastam milhões com a Microsoft,
peço a toda comunidade as espalhar esta noticia para ver a vergonha que eles estão a fazer com o dinheiro de todos os Portugueses.
@CMatomic

Bluray

tópico repetido as minhas desculpas, peço alguem que me apague este tópico
@CMatomic

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!