Estado desperdiça 121 milhões a comprar software à Microsoft

Iniciado por Bluray, 01 de Outubro de 2010, 07:51

tópico anterior - próximo tópico

Bluray

Estado Português  desperdiça 121 milhões a comprar software à Microsoft

artigo da Exame Informatica

De acordo com Rui Miguel Seabra, presidente da Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL), este é apenas um pequeno conjunto de exemplos dos custos suportados pela administração pública com a compra de licenças de software por ajuste direto (sem concurso), que não reflete os gastos efetuados por todos os organismos públicos, nem as diferentes soluções e marcas de software proprietário.

"No caso da Microsoft, há um efeito de rede: os utilizadores (profissionais da administração pública) estão habituados a usar o Windows e Office, e depois acabam por querer usar também o SharePoint, o Exchange ou a base dados SQL", atenta Rui Miguel Seabra, quando inquirido pela Exame Informática.

Num comunicado, a ANSOL dá a conhecer cinco compras de licenças de software efetuadas, através de ajuste direto, por organismos tutelados pelo Estado:

a) A Direcção-geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIEE) da Ministério da Administração Interna - 10 milhões de euros para renovação de licenciamento de software Microsoft

b) Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos dos Açores - 5 milhões de euros em renovação de Licenciamento Microsoft

c) CTT - cinco milhões de euros em licenciamento Microsoft

d) Município de Oeiras - 1 milhão de euros em licenciamento Microsoft

e) eEscolas e eEscolinhas - mais de 100 milhões de euros em licenciamento Microsoft
o resto da na noticia no syte da Exame informatica, http://aeiou.exameinformatica.pt/ansol-diz-que-o-estado-desperdica-121-milhoes-a-comprar-software-a-microsoft=f1007325

É assim o parlamento europeu pede controlo das despesas publicas, e depois o meu estado, ou seja os políticos do meu pais, gastam milhões com a Microsoft,
peço a toda comunidade que divulgue  esta noticia para ver a vergonha que eles estão a fazer com o dinheiro de todos os Portugueses.
@CMatomic

abdo

bluray

por aqui a coisa deve ser bem pior

com os políticos que temos [e somos nos que o colocamos lá] não duvido que a soma paga seja muitas vezes superior, e com uma agravante, se bobear o montante pago é desviado para alguma conta em paraísos fiscais e se instala um software pirata mesmo que se adquire em qualquer esquina do Brasil por algo como 5 euros.

e o mais interessante por aqui é que os responsáveis nunca sabem de nada quando estoura um escandalo.

contrariando as boas normas de administração, por aqui delega-se poderes e também a responsabilidade se der errado, com um povo semi analfabeto já viu que é fácil se dar bem nestas plagas brasileiras.

cara vou parar por aqui pois senão os administradores trancam o tópico
abcs revoltados com os nossos políticos
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

rjbgbo

ñ vejo motivo p/ o tópico ser trancado.
mas penso da seguinte maneira, futebol é futebol, política é política, religião é religião, gosto é gosto e informática é informática.
ñ gosto desse alarde que se tem no mundo do linux de querer impor suas ideias a todos, apregoar sua superioridade aos 4 ventos.
o linux é bom, assim como a tecnologia open source, mas o espaço precisa ser conquistado a base de confiança técnica no produto, e ñ na base da bandeira ideológica.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

abdo

Citação de: rjbgbo online 01 de Outubro de 2010, 08:26
ñ vejo motivo p/ o tópico ser trancado.
mas penso da seguinte maneira, futebol é futebol, política é política, religião é religião, gosto é gosto e informática é informática.
ñ gosto desse alarde que se tem no mundo do linux de querer impor suas ideias a todos, apregoar sua superioridade aos 4 ventos.
o linux é bom, assim como a tecnologia open source, mas o espaço precisa ser conquistado a base de confiança técnica no produto, e ñ na base da bandeira ideológica.

rjbgbo
Concordo com você que nada deve ser imposto e sim conquistado, inclusive o software livre, só entrei no mérito dos custos que o bluray reclama que são pagos em Portugal, já que aqui até pelo tamanho do país, talvez paguemos muito mais.
Porém como aqui se pirateia de tudo e, infelizmente, a lei do gerson prevalece mesmo, não duvido que parte destes royalties parem em contas outras que não da microsoft.
abcs
abdo

libonati

Melhor que ficarmos reclamando, é dar a resposta nas urnas no próximo domingo. Votem consciente.

livre1

No Brasil deve ter mais casos ainda.

Depois falam que Brasil vair ser 5 economia mundial desse modo sei não.

Acho que Brasil não vai sair tão cedo da posição de 8 economia mundial hauauau.

Dark_Earth

Esta notícia é de portugal...

O governo brasileiro anda adotando muito o linux... e é muito criticado pela microsoft

arqueiro

Já não é de hoje que o governo federal vem utilizando bastante o software livre, principalmente nas forças armadas. Esta iniciativa também é seguida pelos governos estaduais e muitos dos municípios brasileiros.  Que causa bastante estranheza no caso de Portugal é que até as eEscolas utilizem o software proprietário.   Decididamente não é uma boa política.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

bred81

Muitas vezes eu esqueço que esse fórum é para a língua portuguesa.
É revoltante mesmo ver uma coisa dessas na Europa.
Me faz pensar o seguinte: O governo brasileiro está começando a adotas o software livre, mas eu não senti diminuição nos impostos.
Alguém ai sentiu?
Pra onde está indo o dinheiro que seria destinado para a compra de softwares proprietários?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Mateusislaneo

Citação de: bred81 online 02 de Outubro de 2010, 15:34
Muitas vezes eu esqueço que esse fórum é para a língua portuguesa.
É revoltante mesmo ver uma coisa dessas na Europa.
Me faz pensar o seguinte: O governo brasileiro está começando a adotas o software livre, mas eu não senti diminuição nos impostos.
Alguém ai sentiu?
Pra onde está indo o dinheiro que seria destinado para a compra de softwares proprietários?

Uai cara, o brasil adotar o SL não significa q os imposto irão dimini,r q ele vão alpicar o dinheiro na saude e educação ou que a corrupção vai acabar! :P :P
isso só ira aconteçer se nós nos esforçamos para que isso aconteça!! :) ;)

Mas eu me pergunto o que vai ser do SL se a Dilma ou o Serra ganhar?? Será que, como o Lula, eles vão apoiar o SL? ??? ???
Torço par que isso aconteca!!! :D

Vlw ;)
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

bred81

O fato dos impostos foi só pra demonstrar minha indignação.
Mas, acho que o presidente não vai cair nessa questão...

velox256

Há muitas coisas engraçadas acerca de escolha de software livre ou proprietário; não estou defendendo a M$, mas o produto dela é bom e ela, aqui pelos lados do Brasil, já "sentou pra cagar" (só não lembro se rolou) com nossos "representantes" para fechar pacotes "mais em conta" de seus produtos. Se por acaso a M$ fosse brasileira e os países estivessem com uma política de bloqueio ou, melhor dizendo, "meia reserva de mercado", ia ter nego por aqui chiando e correndo pra OMC querendo impor sanções disso e daquilo, como já ocorre em várias situações. A gente aqui não aceita muito o "se eu posso, os outros também pode". O pessoal acha que só pq há alternativas grátis as pagas devem ser evitadas, isso é modo de pensar de nego duro. O problema não é o sistema, mas o modo como são obtidos, na maioria das vezes na base da sacanagem...

Nuns exemplos bem bestas disso era qdo o Senna vencia todas as corridas e ninguém por aqui reclamava que as corridas estavam chatas; qdo foi o Schummacker, começaram a chiar; ou qdo a seleção de Volei vencia tudo (como até hj), ninguém por aqui acha Volei chato, pelo menos até o Brasil perder a hegemonia que possui.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

abdo

bom dia Velox

Realmente  fica tudo muito chato quando só um ganha sempre, pelo menos para as torcidas adversárias, mas como nada é para sempre taí o Voley masculino que hoje manda no mundo, com as meninas indo na mesma direção, mas nem sempre foi assim, nos anos 70/80 as peruanas e cubanas eram as feras mundias no feminino, hoje...

quanto a formula 1 ela realmente foi chata na era schumacher pois só ele podia vencer, já que dentro da própria equipe a briga era proibida e os adversários não tinham carro para brigar de igual com a lenda schumacher, lenda de barro pra mim, pois sempre que teve adversário para brigar realmente pelo título ele não foi campeão.

Já na era senna a briga era feroz dentro e fora da equipe mclaren com vários carros e pilotos podendo ser campeões então a formula um não era chata pois a vitória vinha pela briga constantes pelas posições.

quanto ao tópico  em si que começou pela indignação da quantidade de royalties pagos para a microsoft acho válida a reclamação pois com o sl pode-se economizar uma boa grana dos nossos impostos. Não se trata de ser o produto da ms bom ou ruim, mas que muito se pode economizar com royalties isto é verdade.
qual a necessidade de pequenas escolas espalhadas pelo pais, pequenos postos de saude e hospitais, ou orgãos publicos de pura burocracia e outros mais terem aplicações pagas para terem um simples acesso a internet ou para serem digitados documentos de menor importância?
se levarmos em conta que temos mais de 5000 municípios veremos que realmente desperdiçamos muita grana de nossos impostos
ou seja não se trata de eliminar o software proprietário, mas de racionalizarmos seu uso, substituindo quando for o caso pelo sl
infelizmente é como você disse:
CitarO problema não é o sistema, mas o modo como são obtidos, na maioria das vezes na base da sacanagem...
abcs
abdo[/i]

bred81

Citação de: velox256 online 04 de Outubro de 2010, 07:49
Há muitas coisas engraçadas acerca de escolha de software livre ou proprietário; não estou defendendo a M$, mas o produto dela é bom e ela, aqui pelos lados do Brasil, já "sentou pra cagar" (só não lembro se rolou) com nossos "representantes" para fechar pacotes "mais em conta" de seus produtos. Se por acaso a M$ fosse brasileira e os países estivessem com uma política de bloqueio ou, melhor dizendo, "meia reserva de mercado", ia ter nego por aqui chiando e correndo pra OMC querendo impor sanções disso e daquilo, como já ocorre em várias situações. A gente aqui não aceita muito o "se eu posso, os outros também pode". O pessoal acha que só pq há alternativas grátis as pagas devem ser evitadas, isso é modo de pensar de nego duro. O problema não é o sistema, mas o modo como são obtidos, na maioria das vezes na base da sacanagem...

Nuns exemplos bem bestas disso era qdo o Senna vencia todas as corridas e ninguém por aqui reclamava que as corridas estavam chatas; qdo foi o Schummacker, começaram a chiar; ou qdo a seleção de Volei vencia tudo (como até hj), ninguém por aqui acha Volei chato, pelo menos até o Brasil perder a hegemonia que possui.
Nunca gostei de F1, mas concordo com seu ponto de vista.
Se fosse a M$ fosse brasileira, eu talvez até tivesse dizendo que era sacanagem do mundo contra o Brasil.
Mas, na terra do "se", eu só aceito essa premissa caso ela venha acompanhada de um "se a M$ brasileira também tivesse o mesmo império que a estadonidense...", que nesse caso, não faria tanta importância assim para o Império.

arqueiro

Entendo que a tecnologia digital é a mais importante ferramenta de trabalho inventada pelo homem, que permite um enorme aumento de sua produtividade.  O software livre possibilita que esta ferramenta, de enorme importância estratégica, seja desenvolvida em colaboração e compartilhada por todos.  Quando se opta pelo software proprietário você está delegando a um grupo a criação desta ferramenta.  Certamente, isto não é uma boa escolha.

P.S. uma vez eu vi John Maddog dizer que utilizar software proprietário não era uma boa escolha pois, caso os EUA tivessem uma indisposição com o seu país, o mesmo poderia ser impedido de utilizar o produto proprietário.  Nós sabemos que isto já acontece.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br