Qual melhor distro para netbook?

Iniciado por Bruno F Alves, 29 de Setembro de 2010, 20:31

tópico anterior - próximo tópico

Bruno F Alves

Olá a todos! Gostaria de tirar a seguinte dúvida: qual distribuição do Linux roda melhor em netbooks?
Tenho um Asus Eee PC 1201T, com 2 GB de ram, HD 250GB, processador AMD MV-40 (1,6 GHZ) com chipset RS780MN, e GPU Radeon HD 3200 AMD.
Li em alguns reviews que o Ubuntu roda normal em netbooks e que também há a previsão do lançamento de uma versão chamada Ubuntu Light, específica para essas maquininhas.
Pretendo instalar e rodar em dual boot com o Windows 7 que já veio instalado.
Vocês poderiam me ajudar?
Desde já agradeço a atenção.

Bruno Alves

irtigor

Você está em o fórum de ubuntu, mas se quer saber, qualquer distro linux pode ser usada, vai depender do seu conhecimento e gosto.

"Ubuntu light" Isso non ecziste. Tem o UNE (Ubuntu Netbook Edition), fora as distros baseadas como o EasyPeasy, Jolicloud e Aurora.

zeroday

Sugiro que dê uma testada na UNE , ela está sendo muito elogiada pela galera.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Andreson Goveia

Citação de: irtigor online 29 de Setembro de 2010, 20:40
"Ubuntu light" Isso non ecziste.
e io posso provar, kkkkk

Mas voltanto ao assunto, UNE o Danne usa e tem um blog que comenta bastante coisa sobre ele, dá uma olhada lá http://www.dannemca.com/

Tota

Citação de: irtigor online 29 de Setembro de 2010, 20:40
"Ubuntu light" Isso non ecziste.

Citação de: Andreson online 30 de Setembro de 2010, 00:11
e io posso provar, kkkkk

Os dois estão certos e errados ao mesmo tempo.
http://www.canonical.com/engineering-services/oem-services/why-ubuntu/products

O Ubuntu ligtht não existe disponivel para download, mas existe para distribuição sob contrato (OEM) para dispositivos móveis ( telefones, etc ) ou embarcado (leitores de e-books, etc )

Mas "porr favorrr non briguem por causa desta detalhe". O Alemão é vosso Pastor.

Citação de: Bruno F Alves online 29 de Setembro de 2010, 20:31
Tenho um Asus Eee PC 1201T, com 2 GB de ram, HD 250GB, processador AMD MV-40 (1,6 GHZ) com chipset RS780MN, e GPU Radeon HD 3200 AMD.

Com tela de 12", qualquer versão do Ubuntu roda sem problemas, basta acertar o tamanho das fontes do sistema para por ex.: tamanho 8 ou 9 para uma melhor comodidade de uso.

Todas estas versões são iguais em seu cerne, mudam apenas no visual da interface gráfica. Baixe e experimente, decida qual mais apropriada para você. É apenas questão de gosto pessoal.

[]'s

RamonB

Caro Bruno,

Eu tenho um eeePC 1000H, que é bem menos configurado que o teu 1201 (o meu é de 1 GB, HD de 80 e tela de 10"). Eu uso Ubuntu nele há quase 2 anos. Comecei com eeebuntu, que depois mudou de nome por razões provavelmente de direitos de marca. Depois, migrei para o UNE (Ubuntu Netbook Edition) porque achei que seria melhor usar o Ubuntu oficial (o eeeBuntu, o EasyPeasy, o Jolycloud, Mint e outros são baseados no Ubuntu mas não são suportados diretamente pela Cannonical).

Agora, com o 10.04, acabei optando por instalar a versão normal mesmo (a chamada Ubuntu Desktop). A única diferença entre os dois é o aproveitamento da tela, que o UNE aparentemente faz melhor. A performance é idêntica, em qualquer das versões. Então, como tua tela é de 12", fica ainda melhor que no meu, de 10".

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1