Bem vindo ao Linux...mas, de que distro eu vou ?

Iniciado por kodak, 17 de Junho de 2006, 00:33

tópico anterior - próximo tópico

kodak

Pessoal !
Saudações a todos. Algumas questões que eu gostaria que fossem respondidas com imparcialidade:

1. esta refere-se mais a informática do que linux propriamente dito. Se eu tenho dois HD's, aquele no qual eu instalo o windows será sempre onde o grub será instalado ? Ou melhor, o windows tem que ser instalado sempre no HD master da IDE primária ?

2. não consegui fazer funcionar meu scanner no linux (Gotec 1200 - Leadership). Alguém tem um destes ?

3. foto digital veio para ficar.  Photoshop ou GIMP ?

4. não encontrei, ainda, simulador de vôo melhor que o Flight Simulator. Há algum similar para linux ?

5. SUSE ou Ubuntu ?

Abraço,

Magneto

Só posso falar sobre a questão 5, eu prefiro milhares de vezes o Ubuntu, e não é por participar do fórum, e sim porque não me habituei com o SuSe e sua maneira de atualização, copia endereço pra cá, pra lá, deu pau, volta a configuração anterior, isso sem falar que no meu PC ele ficou um chumbo, claro, isso depende, mas o Dapper roda muito bem aqui, com 256 de RAM e processador 1.2, já no SuSe, nem me fale, ele já inicia pesado, imagina com um certo tempo de uso!Claro, é um ótima distribuição, não sou muito de ir pelo lado técnico, sou novo no Linux, não tem nem um ano, por isso minha opinião é completamente pessoal, visto que refere-se ás minhas necessidades, ah, nem vou falar sobre o fórum brasileiro, isso é outra história,mas se tentar o SuSe, pense muito bem no que escrever porque senão....

KubLin

respondo a 1

a: por padrão é instalado na mbr do HD

há a opção de instalar em uma partição mas deste modo eu nunca fiz

b: pelo que sei é na master primária mas vc pode escolher em qual quer, depende do que vc deixou pra inicializar primeiro

falou

ars351

Citação de: "kodak"Pessoal !
Saudações a todos. Algumas questões que eu gostaria que fossem respondidas com imparcialidade:

5. SUSE ou Ubuntu ?

Abraço,

bom dia.
essa pergunta é complicada.
teste os dois e veja qual lhe agrada mais.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

malecamp

Kodak,

Quanto a distro, poderia te dizer que vc pode ir de Ubuntu de olho fechado, pois eu usei o Suse durante uns 8 meses e vivia dando problemas.
Outra coisa que me fez adorar o Ubuntu é a facilidade de programas de todos os tipos que o Suse não tem e do belíssimo fórum que temos, onde todos cooperam. Outra o ubuntu reconhece tudo.

Quano a impressoras vá em sites no exterior (se sua impressora for importada), pois eu tive um problema de achar um driver de uma laser da okidata e fui achar no site da filial deles no Reino Unido. Vai de Google mano.

Quanto a sua questão sobre o flight simulator, tem um clone sim mas não me lembro o nome, acho que é flight gear. dê uma procurada em games linux no google e vai achar bastante coisa. tem o site da tucows também que tem várias coisas chegando.

Abraço,

usifoto

Quanto à questão 3, depende do que você pretende fazer com a imagem.

Para ajustes de cor, contraste, saturação, sharpen, etc, ou seja, tratamento de imagem, o Gimp é tão bom quanto o PS. Pode usar sem susto.

Se pretende fazer manipulação de imagem, pode conseguir o mesmo resultado do PS usando o Gimp também, mas certas automatizações existentes no PS você terá de fazer na mão com o Gimp. É bom lembrar que essas automatizações (O ajuste de luz e sombra "Shadow/Highlight", por exemplo) são recursos automatizados para quem não tem noção de tratamento e quer fazer ajustes "meia-boca" com apenas um clique.

Se fotografa em RAW, use o plug-in UFRAW do gimp para importar e converter as imagens. Se decidir usar o Gimp para trabalhar com imagens e tiver paciência no aprendizado, quando dominá-lo verá que não precisará do PS. Eu tenho o Photoshop original e uso bem pouco. Uso o Gimp 2.2.11 tanto no Windows quanto no Kubuntu. Não abro mão desse programa.

No começo estranhei bastante e me precipitei em considerá-lo ruim, mas depois decidi aprender a usá-lo e explorar seus recursos "esquecendo" da existência do PS. Aprenda a usá-lo e não vai mais querer trocar.

Se ainda não conhece este link, dê um pulinho lá e veja quantos plug-ins estão disponíveis.

http://registry.gimp.org/index.jsp

[]'s

Piras

Citação de: "kodak"Pessoal !

1. esta refere-se mais a informática do que linux propriamente dito. Se eu tenho dois HD's, aquele no qual eu instalo o windows será sempre onde o grub será instalado ? Ou melhor, o windows tem que ser instalado sempre no HD master da IDE primária ?

2. não consegui fazer funcionar meu scanner no linux (Gotec 1200 - Leadership). Alguém tem um destes ?

3. foto digital veio para ficar.  Photoshop ou GIMP ?

4. não encontrei, ainda, simulador de vôo melhor que o Flight Simulator. Há algum similar para linux ?

5. SUSE ou Ubuntu ?

Abraço,

Kodak,

Esta pergunta é muito mais pessoal do que parece. Se você ainda não experimentou nenhuma das duas, só posso recomendar que você faça uma boa pesquisa pela Internet, para conhecendo melhor ambas as distros, fazer sua escolha após um bom exame do desempenho de cada uma nos critérios aos quais você atribui maior importância.

Só posso oferecer algumas informações superficiais:

1. Tanto no Ubuntu quanto na Suse você terá acesso aos dois principais ambientes gráficos do mundo GNU/Linux, o Gnome e o KDE;

2. Em ambas as distribuições o reconhecimento de hardware é quase perfeito. Mas, para uma pessoa sem muita experiência no uso do Linux o Yast, configurador da Suse, pode resolver melhor problemas mais específicos que os utilitários disponíveis no Ubuntu;

3. Em ambas as distribuições a gestão de pacotes - isto é da instalação, atualização e remoção de programas - é de qualidade excepcional. No entanto, o Ubuntu oferece maior fartura de pacotes e a configuração do apt-get e de sua interface gráfica, o Synaptic é muito mais fácil do que o Yast, talvez pelo simples fato de ser melhor documentada. De qualquer modo, até mesmo a OpenSuse, versão livre da Suse, incorporou o apt-get;

4. O desempenho da Suse, na maior parte das máquinas, é um pouco pior que o do Ubuntu. Mas, em termos de estabilidade e segurança, ambas são distribuições bastante sólidas. Em ambas são muito freqüentes as atualizações de segurança;

5. A comunidade Ubuntu, seguindo a tradição do Debian, sua origem, é mais ativa na cooperação com o desenvolvimento do projeto e no auxílio aos usuários que a comunidade Suse. Mas o projeto OpenSuse representou um avanço neste aspecto;

6. Se você apaixonar-se pela Suse, mas ressentir-se da sua relativa lentidão, haverá sempre a possibilidade de instalar uma versão mais rápida do sistema, o SUPER (http://en.opensuse.org/SUPER);

7. No seguinte endereço você poderá apreciar muitos screenshots sobre um amplo conjunto de distribuições Linux:
http://shots.osdir.com/

Mas a referência mais importante do Linux na Internet continua sendo o site Distrowatch (http://http://distrowatch.com/. E não esqueça, é claro, nossa maior referência brasileira, o BR-Linux (http://br-linux.org/).

Ah, sim: eu prefiro mil vezes o Ubuntu ao Suse, mas você pediu imparcialidade, não...?

D.Moore

Citação de: kodak online 17 de Junho de 2006, 00:33
3. foto digital veio para ficar.  Photoshop ou GIMP ?

Uso os dois e ainda prefiro o Photoshop (o meu é caolho e tem um papagaio).

Para deixar claro para os defensores do GIMP, digo que prefiro o Photoshop apenas porque foi o primeiro para o qual eu fiz curso, ainda não estudei sobre o GIMP, mas sei que ele tem muuuitos recursos existentes no PS. Não consegui me familiarizar ainda com a "cara" do GIMP mas é isso depende de aprendizado, assim como ocorreu no PS.

Existem outras opções:

Gimpshop - Trata-se do Gimp mais parecido com o Photoshop.

Pixel Image Editor http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9080.0- Programa pago, clone do Photoshop. Descobri esse hoje e penso que seria uma boa alternativa para quem estaria disposto a pagar o alto preço do PS.

Se você não é profissional de imagens, fotografia, prefira o gimp. Há livros no mercado, inclusive no Submarino.com por cerca de R$68,00. Quem quer aprender sobre qquer coisa tem que estudar. O gimp é um programa excelente, apenas não aprendi a usar todos os seus recursos, assim como não aprendi a usar todos os recursos do PS.

A única questão problemática para quem lida com imagens ainda são os scanner's. Se ainda não possui, procure um que seja fácil de instalar no Linux. Estou usando o Win ainda apenas porque o meu scanner velhinho é 100% compativel com linux mas não consegui instalar.

Com relação à escolha da distribuição, preferi o Ubuntu por causa do excelente forum em português, da grande comunidade envolvida, da facilidade de uso, do espírito de ajuda mútua, pela segurança, facilidade de instalação entre outras coisas.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Il povero Enrico

suse ou ubuntu?
ubuntu,pq ubuntu é totalmente gratuito,nao existe uma versao à venda com programas a mais para os usuarios que pagam,com ubuntu vc recebe ja todos os programas e sem pagar nada,alem disso suse esta baseda em rpm e ubuntu em debian,com debian vc tem acesso a mais programas e melhores.o ubuntu tem um forum cheio de gente simpatica e bem desposta,um forum cheio de vida e tem forum em todas as linguas,suse tem forum so' em algumas linguas e sao geralmente forum tristissimos comparados com a vida dos forum ubuntu. resumo: ubuntu,sem pensar duas vezes
l'albero più robusto cresce dove il vento soffia più forte
The Ubuntu Counter Project - user number # 8970

Polaco

Citação de: Il povero Enrico online 11 de Setembro de 2006, 17:57
suse ou ubuntu?
ubuntu,pq ubuntu é totalmente gratuito,nao existe uma versao à venda com programas a mais para os usuarios que pagam,com ubuntu vc recebe ja todos os programas e sem pagar nada,alem disso suse esta baseda em rpm e ubuntu em debian,com debian vc tem acesso a mais programas e melhores.o ubuntu tem um forum cheio de gente simpatica e bem desposta,um forum cheio de vida e tem forum em todas as linguas,suse tem forum so' em algumas linguas e sao geralmente forum tristissimos comparados com a vida dos forum ubuntu. resumo: ubuntu,sem pensar duas vezes

Só uma correção, o SuSE também é totalmente gratuito, apenas uma única versão, que é baseada nas ferramentas do Novell Netware que é proprietária.

Possuo instalado na minha máquina o SLED 10 e posso te garantir, é idêntica a versão OpenSuSE 10.1, com poucas mudanças.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740