Dicas para dual boot. Resolvido

Iniciado por rodnet, 24 de Setembro de 2010, 19:57

tópico anterior - próximo tópico

rodnet

Bem galera tenho um pc com 80gb de hd e 3gb de memoria gostaria de saber se é viavel eu fazer um sistema dual boot. E se por acaso tem como eu usar meus arquivos como planilhas, mp3, video, fotos em ambos os sistemas numa especie de compartilhamento???

zeroday

Sim colega é totalmente viável.
Vc pode deixar seu HD com 20gb para windows , 20gb para o Ubuntu e 40 para os dados que mencionou.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

fatecano

CitarVc pode deixar seu HD com 20gb para windows , 20gb para o Ubuntu e 40 para os dados que mencionou.

Acho que 20 GB para o Windows é muito pouco, mas enfiimmm ...

Para mudar o endereço da pasta de documentos no Ubuntu, você pode usar o Ubuntu Tweak e escolher um novo caminho.

Aplicativos > Ferramentas de sistema > Ubuntu Tweak > Pessoal > Localização padrão das pastas

Você poderia colocar esse novo endereço na sua própria pasta de usuário do Windows.
Ou seja, o Ubuntu iria "buscar" seus arquivos lá no Windows.

Sugestão: como o Windows as vezes precisa ser formatado, talvez seja interessante você ter uma partição apenas para documentos.
No meu caso, eu criei uma em NTFS que monta automaticamente.

Tanto os documentos do Windows como os do Ubuntu foram direcionados para lá.
Meu esquema ficou assim: partição separada (NTFS) / usuário / documentos
Lembrando que restringi o acesso dessa pasta por outros usuários!

Aahhh... to pensando em deixar até o meu desktop desse jeito! (esse não é muito recomendado!)

Caso eu precise formatar o meu Windows (ou até mesmo o Ubuntu), meus documentos estão separados de tudo!

angelo_br

Separar as coisas sempre é muito bom, nunca se sabe quando será preciso formatar ou quando você queira instalar a última versão do Ubuntu hehehe

apenas lembre-se de que o Windows não lê os formatos nativos do Linux, por isso, a sua partição para Documentos precisa ser num formato que o windows reconheça, de preferência ntfs.

abraço

Então Percebi - Ubuntu
http://entaopercebi.blogspot.com/search/label/Ubuntu
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

zeroday

Citação de: angelo_br online 24 de Setembro de 2010, 20:51
apenas lembre-se de que o Windows não lê os formatos nativos do Linux, por isso, a sua partição para Documentos precisa ser num formato que o windows reconheça, de preferência ntfs.
Apesar de ser a melhor opção , o Ubuntu também não trabalha muito bem com NTFS já que é um formato proprietário.

Até mais

fatecano

CitarApesar de ser a melhor opção , o Ubuntu também não trabalha muito bem com NTFS já que é um formato proprietário.

Nunca senti perda alguma ao trabalhar com NTFS no meu Ubuntu.
E olha que minha máquina é beeem modesta: 80 HD, 608 RAM e AMD Sempron 2200+

Mas isso não significa que eu nunca vá ter problemas com isso!

rodnet

10gb ou 15gb de espaço p/ instalaçao do ubuntu seria pouco?

fatecano

Citar10gb ou 15gb de espaço p/ instalaçao do ubuntu seria pouco?

Você pretende deixar a /home separada?
Acho uma boa!

10 GB (me referindo ao Ubuntu como um todo) até que da para deixar, mas ficaria muito pouco e você poderia sentir falta disso mais tarde.
Eu deixaria mais!
Até porque mesmo você tendo bastante RAM, terá que deixar algum espaço para a SWAP.

Qual Windows você tem?
Vai deixar quanto para ele?

platao

Ola, eu acho 14 giga para o sistema(/) e uma boa se vc for instalar muitos aplicativos e games. Uma home de 30G seria tbm a principio adequado, mas vai depender se vc quer usar o Ubuntu como seu sistema principal.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

zeroday

Concordo com o platão 15gb para a / é mais que o suficiente.

Para a /home deixe o máximo que puder.

Até mais

rodnet

Blz fiz o seguinte instalei o ubuntu numa unidade com 12gb rezervando 400mb para swap.
Ficando assim 30gb p/ windows 7 e o restante para meus documentos.

zeroday

Blz colega se achar que seu problema já foi resolvido edita o primeiro post seu para resolvido.

Até mais