Como bloquear acesso a sites no ubuntu 10.04? [Resolvido]

Iniciado por FABRÍCIO SOUZA, 22 de Setembro de 2010, 17:46

tópico anterior - próximo tópico

FABRÍCIO SOUZA

Olá a todos da comunidade,

Gostaria de saber se há algum programa ou comando que possa ser executado pelo terminal, ou mesmo algum arquivo passível de modificação/substituição/exclusão que impeça usuários de acessar determinados sites, tais como youtube e orkut?

O motivo é que em meu trabalho muitos funcionários passam a maior parte do tempo acessando tais sites e esquecem de trabalhar.

Toda ajuda será bem vinda.
Para quem não tem nada, um é o dobro!

zekkerj

Use um servidor proxy. Configure o firewall da rede para proibir acesso direto à internet, exceto por meio do proxy. Bloqueie os sites indesejados no proxy.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/090/
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

FABRÍCIO SOUZA

Olá meu amigo Zekkerj,

Agradeço-lhe imensamente pela dica, além de que esta é a segunda vez que você me socorre. Já tinha ouvido falar de Carlos Morimoto, até tinha procurado alguns de seus livros, mas não os comprei por falta de tempo (R$).

Certa vez li em um texto dos meus tempos de faculdade que "Quanto mais sabemos, mais sabemos o quanto nos falta saber", e depois de conhecer o Linux vejo como a frase é correta.

Tentarei arranjar tempo (R$) para adquirir os livros e vou, desde já, fechar este tópico como Resolvido.

Muito obrigado (de novo).
Para quem não tem nada, um é o dobro!

zeroday

Gostei do "falta de tempo (R$)"

A "falta de tempo (R$)" me afeta também na compra de livros ;D
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Falco90

Acredito que o OpenDNS tambe forneça esse tipo de ferramenta.

Falco90

Felix

Citação de: Falco90 online 23 de Setembro de 2010, 00:44
Acredito que o OpenDNS tambe forneça esse tipo de ferramenta.

Sim, openDNS oferece essa possibilidade.

Para resolver o problema de falta de tempo para adquirir livro a respeito de proxy (squid) sugiro a leitura deste material:

http://www.linuxman.pro.br/squid/

MaRxMR

Para não abrir outro tópico vou usar esse mesmo.

Já uso o OpenDNS para bloquear uns sites aqui na biblioteca, mas nem todos os sites são bloqueados.
Quando vejo que os alunos descobrem outro site de bate papo eu tento incluir no bloqueio, mas na hora o OpenDNS diz que o site já faz parte de uma categoria já bloqueada.
Não entendo porque já tá na categoria bloqueada e não é bloqueado. Quando adiciono individualmente, ele também não bloqueia de jeito nenhum.

Alguém entende o que ta acontecendo?

Felix

aqui a respeito do openDNS eu geralmente reinicio o serviço de rede de meu micro (coincidentemente, acabei de bloquear o fórum pelo openDNS e precisei fazer isso para voltar ao normal.)

MaRxMR

O bloqueio só começa a funcionar depois de reiniciar o serviço de rede?

Felix

Citação de: MaRxMR online 24 de Setembro de 2010, 14:25
O bloqueio só começa a funcionar depois de reiniciar o serviço de rede?

as vezes só reiniciar o navegador também resolve.

zekkerj

Eu não gosto muito de soluções na própria máquina... funcionam, mas sempre tem uma forma de burlar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sistematico

No caso do /etc/hosts acho que é na hora.
Quanto ao OpenDNS, acho que é mais ou menos isso aqui: http://www.opendns.com/support/article/209

Abraço.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

MaRxMR

Tentei aqui essas dicas e não funcionou.
O bloqueio que eu uso é cadastrando o IP da rede no site e mudando o DNS em cada PC.