Problemas com Xubuntu 10.04

Iniciado por CH.Tech, 21 de Setembro de 2010, 13:34

tópico anterior - próximo tópico

CH.Tech

Salve galera!

Resolvi criar este tópico para expor os problemas que tenho encontrado com meu xubuntu 10.04
- Resolução da logo na inicialização: ateh agora, todos os ubuntus versao 10.04 que instalei, tanto em notebooks quanto em desktops, dah um problema na logo da inicialização sempre q instalo os drivers de vídeo. Quando o sistema eh instalado e a placa ainda nao foi configurada, o logo aparece normalmente... mas eh soh instalar o driver de video que o ubuntu sugere, a logo fica toda truncada, sem cores, borrada.
- Travamento: algumas vezes, ao ligar o notebook, o xubuntu trava. Trava tanto antes de aparecer a logo antes da inicialização, e já travou uma vez enquanto a logo estava na tela... simplesmente trava e tenho que desligar e ligar o note novamente. Travou também quando fui visualizar um video avi enquando fazia a copia de arquivos de uma pasta pra outra (isso foi agora pouco). Nesse caso, nem pressionando CTRL + ALT + F1 para acessar um terminal e killar o processo nao consegui.. soh desligando mesmo..

Gostaria de saber se alguem estah tendo esse tipo de problema também, e como fazer para resolver isso... o problema da resolução da tela e os travamentos...

zeroday

Olá amigo ,

Eu uso Xubuntu a um tempinho já e nunca tive nenhum tipo de problema.

Com relação a placa de video , o driver genérico não dá conta do recado? Se der acho desnecessário instalar outro driver.

Agora qnt aos travamentos sinceramente não sei , meu Xubuntu nunca passou por isso.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

CH.Tech

zeroday

o driver padrao dah conta sim... porem com desempenho menor..
antes de instalar o driver sugerido, o glxgears me retorna 2300 frames em 5 segundos
com o driver sugerido instalado, o retorno do comando passa para 6000 grames em 5 segundos
sei que 2300 frames jah estah excelente, e que nao preciso mais do que isso, mas com o driver instalado, percebo diferença na velocidade da inicialização também.

CH.Tech

bom, o que tah acontecendo aqui eh estranho mesmo...
formatei o note (acer 5532 amd) e durante a formatação, tudo certinho... reiniciei.. tudo certo...
ao acessar o sistema pela primeira vez, ele sugere as atualizações... atualizei e reiniciei... mas logo depois da tela do grub, apos escolher o xubuntu, ele travou. nem me mostra mensagem nenhuma, simplesmente fica o prompt piscando no canto esquerdo superior e nada de iniciar...
ae tive que desligar o note e ligar novamente... tudo normal... dah o boot, carrega, trabalho, desligo... tudo certinho...
esse trabamento está acontecendo aleatoriamente... não consegui encontrar um padrao ainda... no inicio achei que fosse bateria, pois parecia que quando eu colocava a bateria no note (geralmente trabalho sem) ele trabava a primeira inicialização, mas nao foi... mesmo sem a bateria, com a bateria, trava de vez em quando

achei um topico aqui no forum dizendo pra colocar acpi=noirq no final da linha do kernel no grub
mas essa solução era pra versao 8.04 e eu to usando a versao 10.04 do xubuntu

se alguem puder ajudar... agradeço ae galera

zeroday

Olá amigo qnd travar de novo tente entrar no modo texto Ctrl + Alt + F1 , pois se conseguir saberemos que o problema é no iniciamento da parte gráfica.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

CH.Tech

Desativei o splash da inicialização e comecei a monitorar o que tava acontecendo de verdade...
a tela que ele estah travando é essa

http://img214.imageshack.us/img214/5862/dsc05925u.jpg

A foto ficou um pouco grande... por isso vou escrever as ultimas duas linhas do erro aqui:
[0.098809] CPU0: AMD Athlon (tm) X2 Dual Core Processor
[0.100001] Booting processor 1 APIC 0x1 ip 0x6000

depois disso simplesmente o note para... nem CRTL+ALT+DEL... nada... soh desligando e ligando novamente
lembrando que esse erro eh aleatório, nao acontece toda vez... mas tem sido frequente

Agora sabendo que tem a ver com APIC, a questao eh... o problema tah no xubuntu ou no meu note???
desde ja agrdeço a ajuda galera    (:

[EDITADO] Bom galera... se alguem puder esclarecer a função do APIC, e se nao fizer diferença, como desabilitar, agradeço também   (: