Mark Shuttleworth responde as críticas de que o Ubuntu não contribui!

Iniciado por galactus, 20 de Setembro de 2010, 07:23

tópico anterior - próximo tópico

galactus

O texto é enorme e foi postado no próprio Blog do Mark, usei o Google Translator mesmo, sem correções do mesmo, mas dá pra entender onde ele quer chegar! Para quem se interessar em ler o original em Inglês, está qui:

http://www.markshuttleworth.com/archives/517

Texto traduzido, mas sem correções:

Reflexões sobre o Ubuntu, a Canonical e a marcha na adoção de software livre
Terça-feira, 14 de Setembro de 2010

Solicitado, em parte, pela crítica das contribuições da Canonical código para o kernel e GNOME infra-estrutura do núcleo, eu estive pensando se deve ou não me sinto bem sobre o que eu faço todos os dias, e como eu faço isso. É importante para mim sentir que o que eu faço é de serviço aos outros e torna o mundo um lugar melhor para ele ter sido feito. E no meu caso, que é uma contribuição compatível com a sorte que eu tive na vida.

Duas notas definidas para o que eu sinto que contribuir, neste último mês. Um deles era um agradecimento da Nova Zelândia, de alguém que está assistindo Ubuntu 10,04 fazer uma diferença real na vida da sua família. Para eles, parece que um pequeno milagre da generosidade humana que esta inteira, ambiente integrado de trabalho existe e é cuidada por milhares de pessoas. O outro era um contrato de suporte para dezenas de milhares de desktops rodando Ubuntu 10,04 em uma empresa. Entre esses dois, temos os dois pilares do projeto Ubuntu e Canonical: levar a todos a generosidade extraordinária da comunidade de software livre para o mundo em geral, como um dom, gratuito, livre e uncrippled, e fazê-lo de forma sustentável .

A primeira história, da Nova Zelândia, é sobre alguém que está ensinando seus filhos a utilizar os computadores a partir de uma tenra idade, e observou que quanto mais eles se feito com o Ubuntu do que com o Windows, e quanto mais barato é para levar a computação para todas as crianças em sua comunidade com o Ubuntu. Para eles, o fato de que o Ubuntu traz de todo este mundo do software livre em um pacote puro é extraordinário, um grande avanço, e algo que eles são muito gratos.

É uma história que eu espero para ver replicado cem milhões de vezes. E é uma história que traz satisfação do crédito e não apenas para mim, e não apenas para as pessoas que fazem o Ubuntu o foco do seu amor e energia, mas a todos aqueles que participam de software livre em geral. Ubuntu não merece todo o crédito, é parte de um ecossistema de grandes e complexas, mas sem ele que a entrega do software livre só não teria o mesmo alcance e valores.

Nós todos compreendemos que o corpo de software livre precisa de muitos órgãos, muitas células, cada qual tem suas próprias prioridades e interesses. O corpo só pode existir graças a todos eles. Nós somos uma pequena parte do todo, é um privilégio para nós assumir as responsabilidades que nós fazemos como uma distribuição. Temos a responsabilidade de escolher um ponto de partida para quem vai iniciar a sua viagem de software livre com o Ubuntu, e nós trabalhamos duro para ter certeza de que todas as peças se encaixam bem.

Ubuntu, e as possibilidades que ela cria, não poderia ter surgido sem a comunidade Linux extraordinário, que não existiria sem a comunidade GNU, e não poderia ter subido a proeminência sem os esforços de empresas como IBM e Red Hat. E seria uma história muito diferente se não fosse pela ajuda do pessoal do Mozilla e Netscape, antes deles, e GNOME e KDE e Debian, eo Google e todos os que tenham exercido aquela pilha de tantas formas diferentes, tornando-o melhor ao longo o caminho. Há dezenas de milhares de pessoas que não são de forma alguma forma ou de forma associada com o Ubuntu, que fazem esta história real. Muitos deles vêm trabalhando nisso há mais de uma década - que leva muito tempo para fazer um sucesso de noite :) , enquanto o Ubuntu tem sido apenas no cenário de seis anos. Assim, o Ubuntu não pode ser creditado exclusivamente para o deleite dos seus usuários.

No entanto, o Projeto Ubuntu traz algo único, especial e importante para o software livre: um compromisso total para usuários diários e casos de uso, a idéia que software livre deve ser "para todos" no plano económico e na facilidade de uso, e uma vontade de perseguir os problemas que se interpõem entre aqui e ali. Eu sinto que o compromisso é um presente de volta para as pessoas que construíram cada um desses pacotes. Se nós podemos trazer o software livre a dez vezes o público, temos ampliado o valor de sua generosidade por um fator de dez, fizemos todas as horas passaram, que fixa um tema ou fazer algo surpreendente, dez vezes mais valioso. Estou muito orgulhoso de estar gastando o tempo ea energia no Ubuntu que eu faço. Sim, eu poderia fazer muitas outras coisas, mas eu não posso pensar de outro curso que teria o mesmo impacto sobre o mundo.

Eu reconheço que nem todo mundo vai se sentir da mesma forma. Trazer o seu trabalho para dez vezes o público sem recursos podem contribuir apenas sinto como leecher, ou aumentando o fluxo de 10x relatórios de bugs. Eu suponho que você poderia dizer que não importa como somos generosos aos utilizadores a jusante, se a montante é apenas medir o código, então qualquer outro generosidade que o código não serão registrados. Eu realmente não sei o que fazer sobre isso - eu não tinha encontrado o Ubuntu como um veículo para a obtenção de lotes do código escrito, que não me parece ser o que o mundo precisava. Ele precisava de um veículo para começá-lo lá fora, que se preocupa com entrega do código que já temos em um estado de alta qualidade e confiabilidade. A maioria das peças da área de trabalho estavam em vigor - e corria em código - ele só não estava sendo entregue em uma forma que iria levá-la além do servidor, ou para o público em geral.

O segundo e-mail que não posso citar, mas foi essencialmente um contrato de serviços da Canonical para ajudar uma empresa a mudar mais de 20.000 estações de trabalho do Windows para o Ubuntu. Houve vários confrontos recentemente de uma escala similar, o ritmo está acelerando a confiança no Ubuntu cresce. Embora o Linux há muito tempo se revelou um desktop muito bem para o dono da obra inspirada e auto-motivado, existe uma lacuna entre essa e as necessidades das organizações em grande escala. Não há outra empresa que eu estou ciente de que está definitivamente comprometido com a área de trabalho software livre, e por isso estou muito orgulhoso de que a Canonical está jogando esse papel no ecossistema do software livre. Seria triste para mim se todo o esforço da comunidade de software livre coloca em aplicações desktop não tem um canal para os usuários.

Não há nada de propriedade ou secreta que vai para os desktops que a Canonical oferece suporte dentro das grandes organizações. A verdadeira maravilha para mim é que a história da Nova Zelândia, e da história corporativa, ambos envolvem exatamente o mesmo código. Isso para mim é a verdadeira promessa do software livre, quando eu tenho participado em projetos open source mim, eu sempre fui feliz que meu trabalho possa servir as minhas necessidades, mas em seguida também ser usado para tantas outras pessoas quanto possível.

Ubuntu é uma pequena parte desse ecossistema enorme, mas sinto-me orgulhoso de que temos intensificado a enfrentar esses desafios.

Canonical tem uma abordagem diferente para as outras empresas que trabalham em Linux, e não como uma crítica implícita dos outros, mas simplesmente porque esse é o conjunto de valores que temos. Open source é reforçada pelo fato de que há tantas empresas diferentes perseguir tantos diferentes, objetivos importantes.

Nas últimas semanas tem sido sugerido que os esforços da Canonical são auto-dirigida e não em benefício da comunidade mais ampla de fonte aberta. Isso é uma crítica pungente porque a maioria de nós nos sentimos completamente o oposto, nós estamos motivados para fazer o máximo que pudermos para promover a causa do software livre, em benefício tanto dos usuários finais e para a comunidade que faz, e nós estamos convencido de que o Ubuntu construção e de trabalho para a Canonical são as melhores maneiras para alcançar esse fim. É solicitado um monte de discussão e consideração para cada um de nós e para Canonical como um todo. E este post é um produto de que a consideração: a declaração para mim do que eu sinto que contribuir, e por isso sinto-me orgulhoso do esforço que eu colocar em cada dia.

O que vamos fazer para o software livre? E o que devo fazer?

Para começar, vamos entregá-lo. Nós reduzir o atrito e inércia que impedem as pessoas tentando software livre e decidir por si se gostam o suficiente para mergulhar nele. Centenas de desenvolvedores de software livre hoje, tradutores, designers, advogados tiveram a oportunidade de fazer parte do nosso movimento, porque era fácil para eles para mergulhar seu dedo do pé na água. E isso não é trabalho fácil. Considere o esforço de muitos anos para produzir um instalador simples para Linux como http://www.techdrivein.com/2010/08/massive-changes-coming-to-ubuntu-1010.html que é o culminar de uma enorme quantidade de trabalho de muitos grupos, mas que simplesmente não teria acontecido sem a Canonical e Ubuntu.

Há milhares de pessoas que se contentam em construir software livre para si, e isso não é crime. Mas a vontade de moldá-la em algo que os outros vão encontrar, explorar e deliciar-se com as necessidades a ser comemorado também. E isso é um valor que é comemorado muito grande na comunidade Ubuntu: se você ler planet.ubuntu.com você verá uma festa de pessoas * usando software livre *. Como uma comunidade estamos profundamente satisfeitos de ver as pessoas usando * * para resolver problemas em suas vidas. Isso é mais gratificante para nós do que as histórias sobre como nós fizemos mais rápido ou adicionou um recurso. Claro que sim pedaços de ambos, mas esta é uma comunidade que medidas de impacto no mundo ao invés de impacto sobre o código. Eles são muito generosos com seu tempo e experiência, com que, como recompensa. Estou orgulhoso do fato de que o Ubuntu atrai pessoas que são generosos em suas contribuições: sentem-se suas contribuições valem mais se forem remixadas por outros, não menos. Portanto, nós celebramos Kubuntu e Xubuntu e Puppy e Linux Mint. Eles não andam na nossa aba, eles se posicionam sobre os nossos ombros, assim como nós estamos nos ombros de gigantes. E isso é uma coisa boa. Nosso trabalho é mais significativo e valioso, porque seu trabalho atinge os usuários que só nossa não.

O que mais?

Nós corrigi-lo, também. Considere o https: / / wiki.ubuntu.com / PaperCut projeto Papercuts, nascido do reconhecimento de que toda a tecnologia incrível e esforço que vai fazer algo tão complexo como o kernel do Linux é de alguma forma diminuída, se o usuário médio consegue um resultado incompreensível quando eles fazem algo que deve funcionar. Centenas de Papercuts foram fixados, através de muitas aplicações diferentes, beneficiando não apenas a distribuição Ubuntu, mas também todos os outros navios que esses aplicativos. Se você acha que é fácil, considerar o esforço envolvido para triagem e considerar cada um dos milhares de sugestões, coordenando uma correção ea partilha do mesmo. Os esforços incansáveis de uma grande equipe fizeram uma enorme diferença. Considere isto: salvar milhões de usuários de uma hora por semana é um tesouro de energia economizada para fazer coisas melhores com software livre. Enquanto a equipe de Design Canonical desempenhou um papel preponderante na criação do projeto Papercuts, as verdadeiras estrelas são as pessoas gostam http://www.omgubuntu.co.uk/2010/06/maverick-papercut-hunting-season-opens.html Vish e sentido que o rali mais ampla equipe Papercuts para fazer a diferença. Cada correção faz uma diferença, no http://ubuntuserver.wordpress.com/2010/01/20/ubuntu-server-papercuts-project/ desktop e no servidor.

Em um nível mais pessoal, uma coisa fundamental que é colocar a energia em liderança, governança e estrutura da comunidade. Quando começamos a Ubuntu, eu passei muito tempo olhando para as diferentes comunidades que existiam na época, e como eles conseguiram as inevitáveis tensões e divergências que surgem quando você tem muita gente afiada colaborar. Temos a idéia de um código de conduta que garanta que nunca as nossas paixões para a tecnologia ou o trabalho sobrecarregado o objetivo principal de aproximar pessoas diferentes juntas para colaborar em uma plataforma comum. Estou encantado que a idéia se espalhou para outros projetos: nós não queremos acumular idéias ou projetos ou conceitos, que seria contrário ao nosso propósito.

Criámos uma estrutura simples: um conselho técnico e um conselho da comunidade. Esta abordagem é agora comum em muitos outros projetos também. No Ubuntu tem crescido, assim que a governação tem evoluído, agora existem equipes de liderança múltipla para grupos como o Kubuntu e do Fórum e IRC, que fornecem aconselhamento e orientação para as equipes de LoCo e moderadores e ops e desenvolvedores, que por sua vez, se esforçam pela perfeição técnica agilidade e social como parte de uma enorme comunidade global. Isso é incrível. Quando as pessoas começam a participar no Ubuntu são geralmente motivado tanto pelo desejo de fazer parte de uma comunidade maravilhosa como eles são para corrigir um problema específico ou aliviar um peso específico. Com o tempo, algumas dessas pessoas acham que têm um dom para ajudar os outros a serem mais produtivos, resolver as diferenças de opinião, fazendo o trabalho de organizar um grupo para que muito mais pode ser alcançado de qualquer indivíduo que se pode esperar para fazer. Ubuntu estruturas de governança criar oportunidades para essas pessoas a brilhar: eles constituem a espinha dorsal ea estrutura que torna esta comunidade capaz de escalar e manter-se produtivo e feliz.

Um projeto como o Ubuntu necessita de cuidados constantes a fim de defender seus valores. Quando você é pequeno e você colocar uma bandeira dizendo "é isso que nos preocupamos com" que tendem a atrair apenas as pessoas que se preocupam com essas coisas. Quando o projeto se transforma em algo potente e visível, entretanto, você tende a atrair todos, porque as pessoas querem estar onde está a ação. E então os valores podem ser facilmente diluído. Então eu continuar a colocar energia em trabalhar com o Conselho da Comunidade Ubuntu, eo time da comunidade Canonical, sendo que ambos são profundamente perspicaz e hard-working que faz parte do meu trabalho um verdadeiro prazer. O Conselho da Comunidade Ubuntu assumir as suas responsabilidades como guardiã dos projetos comunitários valores muito a sério. O CC é composto em grande parte das pessoas que não são afiliadas com a Canonical, mas que, no entanto, acreditam que o projeto Ubuntu é importante para o software livre como um todo. E o incrível Jono Bacon, o delicioso Daniel Holbach, sereno e Jorge Castro são os profissionais que entender como as comunidades produtivas e felizes lugares para trabalhar.

Algo tão grande como a comunidade Ubuntu não pode ser para o crédito de mim ou qualquer outra pessoa, mas estou orgulhoso do papel que eu joguei, e motivado para continuar a desempenhar um papel, conforme necessário.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Nos últimos anos tenho vindo a se concentrar mais em defender o papel do design em software livre. Eu acredito que o código aberto produz o melhor software de qualidade ao longo do tempo, mas acho que precisamos de muito mais convincente conversas sobre as experiências que queremos criar para os nossos usuários, seja no desktop, o netbook ou o servidor. Então eu coloquei um monte de minha energia para encorajar a liderança várias comunidades - tanto do Ubuntu ea montante - a ser acolhedor daqueles que vêem o software através dos olhos do novo usuário ao invés de o hacker experiente. Esta é uma mudança radical nos valores de fonte aberta, e não é algo que eu posso esperar conseguir sozinho, mas eu estou, no entanto, o orgulho de ser um campeão dessa abordagem e feliz que ela pára de se tornar aceito.

Havia designers trabalhando em software livre, antes que nós fizemos este impulso. Espero que eles sentem que a ênfase da Canonical sobre a abordagem de design levar tornou suas vidas mais fáceis, ea comunidade em geral mais capazes de apreciar seus esforços e receptivos às suas ideias. Mas, ainda assim, se você * realmente * cuidado sobre design em software livre, a equipe de design Canonical é o lugar para estar.

Eu faço alguns trabalhos de design mim, e ter participado mais intensamente no projeto detalhado da Unidade, a interface do Ubuntu Netbook Edition 10h10. Isso é uma evolução da interface UNR idosos; mais importante, é uma declaração que os desktops Linux não precisa ficar preso nos anos 90, nós podemos e tentar construir novas e eficientes formas de trabalhar com computadores. Eu estive satisfeito com a velocidade com que algumas das instalações da Unidade de ter sido aprovado por centenas de projetos, seu objetivo é tornar o uso do Linux mais fácil e classier para todos, de modo que o ritmo de adoção é uma medida da velocidade em que estamos reduzir o atrito para os novos usuários a descobrir a melhor maneira de usar seu PC.

Design sem aplicação nos deixaria aberta a acusações de querer que os outros a fazer o nosso trabalho para nós, por isso estou orgulhosa também para liderar uma equipe maravilhosa que está fazendo a implementação de alguns dos componentes-chave. Coisas como dbusmenu provaram ser úteis para a interposição de consistência para as interfaces de ambos GNOME e KDE aplicações rodando sob Unidade, e espero sinceramente que sejam adoptadas por outros projetos que precisam exatamente as facilidades que eles fornecem. Eu crédito que a equipe de engenharia com o foco na qualidade e testabilidade e seu desejo de fornecer aos desenvolvedores da API limpa e uma boa orientação sobre como melhor utilizá-los. Se você já usou todo o conjunto de Indicadores de 10,10, então você sabe como esse trabalho silencioso e persistente que iniciou vários projetos transformou o painel em algo fresco e eficiente. Utouch está chegando para sua primeira versão, e continuará a evoluir, de modo que o Ubuntu e GNOME e KDE pode ter um caminho fácil para a multi-touch bondade interface gesto.

Além do meu próprio tempo pessoal, eu também apoio, através do financiamento de vários projectos. Colocar dinheiro em software livre precisa de encontrar um teste decisivo: que o dinheiro poderia alcançar um resultado melhor para as pessoas mais se fosse dirigida em outro lugar? Há muitas maneiras de ajudar as pessoas: $ 100.000 pode colocar um monte de pessoas através da escola, vestidos e alimentados. Então, eu realmente preciso ter certeza de que o dinheiro está a ter um impacto real e mensurável na vida das pessoas. As notas de agradecimento eu recebo todas as semanas para Ubuntu ajudar a manter essa confiança. Mais importante, a minha própria observação do efeito catalisador que o Ubuntu tem tido sobre o ecossistema mais amplo de código aberto, em termos de atrair novos desenvolvedores, as novas plataformas criadas, novos negócios e lançamento de novos participantes reconheceram, faça-me a certeza de que eu fornecer o financiamento está a ter uma conseqüência significativa.

Quando o Ubuntu foi concebido, o ecossistema Linux foi em um sentido completamente formado. Tivemos um kernel. Tivemos GNOME e KDE. Tivemos X e libc e GCC e todas as outras ferramentas familiar. Claro que havia erros e tinham deficiências e tinham roteiros para solucioná-los. Mas faltava alguma coisa: às vezes ele tem articulado como "marketing", às vezes como "o foco do usuário final". Lembro-me de pensar "o que eu poderia trazer". Então Ubuntu e Canonical, tem bastante explicitamente não colocar esforço em coisas que são, obviamente, trabalhando muito bem, em vez disso, nós tentamos concentrar em novas idéias e novas ferramentas e novos componentes. Vejo isso como uma contribuição revigorante para o ecossistema mais amplo de código aberto, e ouço de muitas pessoas que percebem da mesma maneira. Aqueles que dizem ", mas a Canonical não fazer X" pode estar certo, mas que perde todas as coisas que fazemos, o que não estava no mapa de antemão. Claro, há pouco o que fazemos, exclusivamente, e pouco o que fazemos que os outros não poderiam se fez que a sua missão, mas acho que a paixão da comunidade Ubuntu, e com o entusiasmo de seus usuários, reflete o fato de que há algo definitivamente novo e distinto sobre o projeto. Isso é algo para comemorar, algo para se orgulhar, e algo para nos motivar a continuar.

O software livre é maior do que qualquer projecto. É maior do que o kernel Linux, é maior do GNU, que é maior do que o GNOME e KDE, é maior do que o Ubuntu e Fedora e Debian. Cada um desses projetos tem um papel, mas é o todo que é realmente mudando o mundo. Então, quando começamos a discutir um com o outro a partir da perspectiva de qualquer uma fatia de software livre, corremos o risco de perder a foto maior. Isso é um pouco como uma doença auto-imune, onde o corpo começa a atacar a si mesmo. Por definição, alguém que está trabalhando duro durante todo o dia para levar o software livre para um público mais vasto é do mesmo lado que eu, em comparação com 99% do resto do mundo, se eu quiser pensar em termos de lados. Admiro e respeito todos que coloca energia em fazer avançar a causa do software livre, mesmo que ocasionalmente eu poderia divergem sobre o detalhe de como isso pode ser feito.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.