Incompatibilidade notebook

Iniciado por robertocsp, 17 de Setembro de 2010, 18:27

tópico anterior - próximo tópico

robertocsp

Pessoal,

Estava utilizando o Linux Ubuntu 10.04 em meu desktop e estava bem satisfeito, todos os meus aplicativos para desenvolvimento em Java rodaram 100%, BrOffice para as suas funções muito bom, plan para gerenciamento de projetos, ou seja, estava quase dando adeus a Microsoft ... Isso ate comprar um notebook da Acer, modelo Aspire Timeline X 4820T.
Simplesmente o driver de DVD não abre, a rede não funciona e os atalhos de teclado muito menos. Fiz de tudo, instalei drivers via ndisrwapper, alterei blacklist e nada.

Infelizmente estou quase chegando a conclusão que o Linux não atende 100% quando se trata de compatibilidade e tendo que voltar para o inseguro, caro e "roda-presa" do Windows, mas convencido que muito mais compatível.

Alguém teria uma luz que resolvesse esse problema que até o momento vejo sem solução?

Abs.

ucastrobr

Tentou baixar uma imagem do Debian, ele é o mais estável de todos e com menos problema de imcompatibilidades.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

robertocsp

Ainda não, instalei o Ubuntu, como mencionado ... existe alguma distribuição, imagem ou seja lá o que for que deixe o sistema compatível com notebooks?

abs.

zeroday

Olá amigo o Ubuntu não é de maneira nenhuma incompativel com notebooks.

Vc deve estar com problemas nos hardwares.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

rjbgbo

robertocsp, real/ isso pode acontecer em qualquer distro linux
claro que existe uma infinidade de distros linux, se vc quiser testar...

li num outro tópico seu sobre sua indagação sobre melhor plataforma de notebook p/ linux
amigo, infeliz/ usuário linux tem que pesquisar muito sobre hardware, antes de comprar
eu aqui só compro, baseado em plataforma tudo intel, e estou plena/ satisfeito
mas também plataformas baseadas em nvidia (chipset, pl. de vídeo) são boas pedidas
o resto é bom fugir, até funciona, mas ñ na plenitude.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

ucastrobr

Se está com tantos problemas com o Ubuntu como você é iniciante iria ter muita dor de cabeça para resolvê-los um a um eu baixaria o Debian (o debian não é ubuntu). Meu irmão tinha um Acer que vivia dando problema com o Ubuntu e funciona uma beleza com o Debian.

Download Debian aqui para 32 bits

Citação de: zeroday online 17 de Setembro de 2010, 19:21
Olá amigo o Ubuntu não é de maneira nenhuma incompativel com notebooks.
Vc deve estar com problemas nos hardwares.

Ninguém zeroday está dizendo que o Ubuntu é imcopatível com notebook, mas apenas que o robertocsp não tem apenas um ou dois problemas, mas diversos conflitos e é mais fácil ele tentar outra distribuição mais estável como o Debian. Depois de um tempo ele pode voltar no Ubuntu pois a medida que vai mudando as versões muitos problemas vão resolvendo. Mas para um iniciante não é recomendado querer solucionar vários problemas principalmente de hardware. Ainda mais que ele disse que tentou várias soluções e não conseguiu resolver.

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

platao

Ola robertocsp, tente resolver um problema de cada vez com calma coloque a saida do comando lspci aqui para o pessoal do forum analizar e tbm de uma ohada nessa pagina;

Página de verificação de drivers de dispositivos para Debian(Ubuntu e GNU/Linux)---> http://kmuto.jp/debian/hcl/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

zeroday

Citação de: robertocsp online 17 de Setembro de 2010, 18:50
existe alguma distribuição, imagem ou seja lá o que for que deixe o sistema compatível com notebooks?
Esta frase me levou a pensar que o colega estava achando que o Ubuntu não era compatível , but whatever doidisse minha aqui.

Ate mais

cherly

Realmente concordo com que alguns colegas disseram aqui..até mesmo porque eu comprei um note da CCE com a distro satux, e o meu note desligava do nada!!!!não fiquei muito tempo com o ubuntu pra saber de fato, mas se todo mundo é unânime em dizer que os hardwares desses notes são incompatíveis, fica a questão: quando vão lançar então uma distro ubuntu estável para aproveitarmos o máximo que esse poderoso SO pode nos trazer?? eu fico ansiosa... :-[
Ah!!! e isso não acontece somente com as distro linux não, a titulo de curiosidade e a quem quiser saber, meu amigo tinha uma placa mãe que era incompatível com o win7 heheheh, os hardwares não estão se compatibilizando com os S.O!!!até onde vamos chegar?? a minha máquina ainda funciona o seven normalmente e, vamos ver até quando!

zeroday

Citação de: cherly online 18 de Setembro de 2010, 02:50
fica a questão: quando vão lançar então uma distro ubuntu estável para aproveitarmos o máximo que esse poderoso SO pode nos trazer??
Já lancaram . ;D

O ubuntu 10.04 LTS está muito estável .

Ate mais

hiltongil

Citação de: robertocsp online 17 de Setembro de 2010, 18:27
Pessoal,

Estava utilizando o Linux Ubuntu 10.04 em meu desktop e estava bem satisfeito, todos os meus aplicativos para desenvolvimento em Java rodaram 100%, BrOffice para as suas funções muito bom, plan para gerenciamento de projetos, ou seja, estava quase dando adeus a Microsoft ... Isso ate comprar um notebook da Acer, modelo Aspire Timeline X 4820T.
Simplesmente o driver de DVD não abre, a rede não funciona e os atalhos de teclado muito menos. Fiz de tudo, instalei drivers via ndisrwapper, alterei blacklist e nada.

Infelizmente estou quase chegando a conclusão que o Linux não atende 100% quando se trata de compatibilidade e tendo que voltar para o inseguro, caro e "roda-presa" do Windows, mas convencido que muito mais compatível.

Alguém teria uma luz que resolvesse esse problema que até o momento vejo sem solução?

Abs.

Cara adquiri o mesmo note que você. Realmente os problemas que você indicou ocorrem. Mas já consegui solucionar alguns em parte.
1- O Drive do DVD vc precisa configurar o botão nos atalhos para ele ejetar ou simplesmente digita eject no terminal.
2- A rede wireless vc precisa instalar atraves do synaptic ou apt-get o pacote b43-fwcutter, após ele instalar vc vai até o gerenciador e drivers restrito tenta novamente ai vai dar certo.

Problemas que ainda tenho para resolver (e se possível gostaria de contar com a ajuda do pessoal do forum)
1- Ainda não consegui instalar e nem ao menos sei qual é a placa de rede desse modelo.
2- O indicador da bateria não está funcionando (não indica a carga certa)
3- E ainda pessoal tem uma outra questão. Nesse note parece que o controlador o bluetooth e a placa wireless são controladas pelo mesmo atalho no teclado, no win 7 que veio instalado quando pressionado o atalho para ligar fn+F3 ele abre uma caixa de opção em que se pode escolher se quer ativar um ou outro, ou ambos. No linux eu conseguir usar o bluetooth e após instalar o drive da broadcom o wireless mas não consigo escolher quando quero ativar um ou outro. Dai o que acontece é que na maioria das vezes ativa apenas a wireless e não o bluetooth. Se alguém souber alguma dica fico grato.