Questões dificeis essas.

Iniciado por filisteus, 14 de Setembro de 2010, 11:39

tópico anterior - próximo tópico

filisteus

Tô estudando LPI com manuais online e vi essas questões aqui e procurei na net e não achei, e postei aqui até pq terá gente que poderá se deparar com isso e já serveria de ajuda.

10. Execute o comando top e verifique, além de outras informações, os processos que estão ativos. Modifique a ordem da listagem e mostre pelo consumo de cpu, depois memória. Modifique também o intervalo de atualização. (Descreva como você fez para executar essa tarefa)

13. Crie um diretório chamado propostas onde o grupo gerência tem acesso total e o grupo financeiro pode apenas listar seu conteúdo.

14. Crie um diretório chamado pagamentos onde o grupo financeiro tenha acesso total. Neste mesmo diretório o usuário José tem acesso total enquanto João pode apenas listar seu conteúdo.

15. No diretório propostas existe um arquivo com o nome unijorge-2010.doc onde usuário(Maria) do grupo financeiro tem permissão total.

23. Qual expressão regular a seguir pode ser capaz de filtras as palavras "Linux" e "linux", mas não "linux.com" e "TurboLinux"?

Acho que as questões 13-14 não tem respostas, pois acho que linux não permite permissões individuais sem que o usuário seja dono ou estou enganado?

Felix

Citação de: filisteus online 14 de Setembro de 2010, 11:39
Tô estudando LPI com manuais online e vi essas questões aqui e procurei na net e não achei, e postei aqui até pq terá gente que poderá se deparar com isso e já serveria de ajuda.

10. Execute o comando top e verifique, além de outras informações, os processos que estão ativos. Modifique a ordem da listagem e mostre pelo consumo de cpu, depois memória. Modifique também o intervalo de atualização. (Descreva como você fez para executar essa tarefa)
Consulte o manual do comando top digitando no terminal:

man top

Ou então com o próprio aplicativo aberto, pressione a tecla 'h' para acessar o help do programa

13. Crie um diretório chamado propostas onde o grupo gerência tem acesso total e o grupo financeiro pode apenas listar seu conteúdo.

14. Crie um diretório chamado pagamentos onde o grupo financeiro tenha acesso total. Neste mesmo diretório o usuário José tem acesso total enquanto João pode apenas listar seu conteúdo.

15. No diretório propostas existe um arquivo com o nome unijorge-2010.doc onde usuário(Maria) do grupo financeiro tem permissão total.
Pesquise sobre permissões de usuários/grupos, e leia também a respeito do comando chmod

23. Qual expressão regular a seguir pode ser capaz de filtras as palavras "Linux" e "linux", mas não "linux.com" e "TurboLinux"?

Acho que as questões 13-14 não tem respostas, pois acho que linux não permite permissões individuais sem que o usuário seja dono ou estou enganado?
Sou muito iniciante para falar a respeito de ER, mas você tem um ótimo material de consulta aqui: http://aurelio.net/er/

Espero que isso seja de alguma ajuda.
[/quote]

zekkerj

no pain, no gain. ;)

"man top".

Citar13. Crie um diretório chamado propostas onde o grupo gerência tem acesso total e o grupo financeiro pode apenas listar seu conteúdo.
ACLs Posix...

Citar14. Crie um diretório chamado pagamentos onde o grupo financeiro tenha acesso total. Neste mesmo diretório o usuário José tem acesso total enquanto João pode apenas listar seu conteúdo.
Idem...

Citar15. No diretório propostas existe um arquivo com o nome unijorge-2010.doc onde usuário(Maria) do grupo financeiro tem permissão total.
chown Maria unijorge-2010.doc
chmod u+rwx unijorge-2010.doc

Citar23. Qual expressão regular a seguir pode ser capaz de filtras as palavras "Linux" e "linux", mas não "linux.com" e "TurboLinux"?
Vc não achou documentação sobre expressões regulares?  :o

^[Ll]inux$

Redondamente... isso é feito com ACLs Posix.
https://help.ubuntu.com/community/FilePermissions#ACLs
http://www.google.com/search?hl=pt-BR&q=acl+posix+ubuntu
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Tota

assunto genérico a qualquer distro GNU/Linux

movido para café com Ubuntu

filisteus

Valeu man! realmente eu viajei na maionese ai

filisteus

mas as questões 13 e 14 não podem ser feitas via comando?

shaperbr

Eu realmente fico impressionado com a vontade de ajudar que esse povo daqui tem...

Ah, pow, dá um man isso, dá um man aquilo...

No mínimo ele já deve ter dado o man e não deve ter entendido...

Man, segue aí a do top pra vc...

Abra o top, pressione a letra O para opções e pressione K maiúsculo até  CPU ir para o topo, pressione maiúsculo N até memoria ir até ficar embaixo da cpu, caso queira descer, pressione k ou n minúsculo.
Pressione "d" para modificar o intervalo.

zekkerj

Citarmas as questões 13 e 14 não podem ser feitas via comando?
podem sim. no ubuntu, vc tem que instalar o pacote "acl" pra poder manipular acls posix, com os comandos "getfacl" e "setfacl".

CitarEu realmente fico impressionado com a vontade de ajudar que esse povo daqui tem...
Ah, pow, dá um man isso, dá um man aquilo...
No mínimo ele já deve ter dado o man e não deve ter entendido...
E pq vc acha que ele vai aprender mais rápido com sua explicação (limitadíssima) do que com o estudo dos manuais? Ele está estudando pra LPI, não querendo saber como funciona o comando A ou B. Se não consegue ler os manuais, isolar e diagnosticar uma falha no sistema vendo os logs, não vai conseguir nem fazer a inscrição pra LPI, que dirá a prova.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

shaperbr

Citarpq vc acha que ele vai aprender mais rápido com sua explicação (limitadíssima) do que com o estudo dos manuais? Ele está estudando pra LPI, não querendo saber como funciona o comando A ou B. Se não consegue ler os manuais, isolar e diagnosticar uma falha no sistema vendo os logs, não vai conseguir nem fazer a inscrição pra LPI, que dirá a prova.

Como você disse: ele é um estudante de prova LPI, deve saber que o comando man existe. Melhor minha explicação (limitadíssima) como disse vc, do que sua explicação: "usa o man top", que ele deve ter utilizado.
Pelo menos ele conseguiu resolver o problema dele com a minha explicação (limitadíssima) e teve dificuldades com sua super ultra mega super explicação completa "man top".

Às vezes precisamos de um empurrãozinho pra poder entender as coisas, foi apenas o que fiz por ele.

zekkerj

CitarPelo menos ele conseguiu resolver o problema dele com a minha explicação (limitadíssima) e teve dificuldades com sua super ultra mega super explicação completa "man top".
Será que conseguiu, mesmo? ;)

Ele chegou aqui com fome. Eu estou tentando ensiná-lo a pescar. Você está dando o peixe cosido e já sem espinhas.

Tota

Que tal fazer as pazes e voltar ao foco do tópico?

irtigor

@filisteus você me parece bem "verde", dá uma lida de cabo a rabo no guia foca pra matar as duvidas de iniciante/intermediário http://www.guiafoca.org/ (site novo...)

Os "manuais online" servem para testar o seu conhecimento.

filisteus

Todas as informações postadas aqui foram utéis para os meus estudos e desculpe se de alguma coisa forma eu causei conflitos, mas minha intenção é pra que não sou eu mas todos dessa comunidade possam tirar suas dúvidas referentes ao mundo linux

zeroday

Na minha opinião você não fez nada de errado filisteus.

Vc so fez perguntar para comunidade se sabiam resolver suas dúvidas , e isto aqui é um fórum serve para isto.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

shaperbr

CitarEle chegou aqui com fome. Eu estou tentando ensiná-lo a pescar. Você está dando o peixe cosido e já sem espinhas.

Ele comeu e matou a fome dele... :)

Assim como se vc ligar numa pizzaria eles não irão te pedir pra fazer a massa pra vc comer...

Imagine, toda vez que vc pede ajuda em algo o cara te diz "ah, pow, dá man comando".
Realmente, vc vai estar ajudando mta gente...

Acho que é pra isso que existem forums de discussão, pras pessoas se ajudarem, se não, não precisaria disso, bastava uma busca no google que ele mesmo responderia, dá man comando que vc resolverá.

Quanto ao de ER, nenhuma das respostas irão conter a que vc necessita...

O certo seria: "^[Ll]inux$"

o ^ representa o começo de uma linha, o que está entre [ ] representa o que vc tá querendo pegar e o $ representa o final da linha que vc quer.

"Quero no começo da linha que comece com L ou l que contenha a palavra inux e que termine depois do x." :)

Boa sorte!