[Resolvido] - Prioridade de Boot

Iniciado por Koyo_Cwb, 14 de Setembro de 2010, 11:30

tópico anterior - próximo tópico

Koyo_Cwb

Salve salve galerinha!!!

Sou newbie em Linux, sou antigo user de Windows, atualmente uso o XP no trampo, 7 em casa e agora instalei o Ubuntu 10.04 numa partição do HD...

Meu problema é que não é so eu que uso o laptop e percebi q o sistema "primário" é o Linux, teria como alterar a ordem?

Eu ja tinha o Win7 instalado então criei outra partição para arquivos pessoais e outra para o Linux, depois instalei ele, porém toda vez que inicio o pc se eu não alterar ele entra direto no ubuntu e gostaria que este fosse o win7...

Alguem sabe se há alguma forma?

Vlw
Se a culpa é minha, ponho ela em quem eu quiser. (Simpson, Homer)

zeroday

Ola amigo a solução ta mastigadinha aqui : http://wiki.ubuntu-br.org/Grub
Abraço
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Koyo_Cwb

zeroday, Muitissimo obrigado amigo!!!

Vou postar aqui caso alguem ainda procure por este procedimento...

Alterando a ordem de boot dos Sistemas Operacionais

Pergunta muito comum, você instala o Ubuntu em dualboot com o Windows e você quer que o Windows seja o SO padrão para o boot.

Edite o arquivo:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Procure pela linha:

default 0
E altere o 0 pelo número referente a ordem do SO que você deseja deixar para iniciar por padrão. Onde 0 é o primeiro, 1 é o segundo, 2 o terceito, e assim por diante.

zeroday

Opa Koyo estamos aqui para isso .

Só lembra de editar o tópico para resolvido para ajudar mais colegas em mesma situação.

Koyo_Cwb

Caracoles, desculpa, mas não achei o arquivo menu.lst via Navegador de arquivos nem via terminal...

Nossile

A versão atual do GRUB (GRUB2) não usa mais o arquivo menu.lst.... da uma olhada nesse tópico: "GRUB 2 - Um help na apresentação e configuração"

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58947.0.html
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Koyo_Cwb

Bahhh, mto trampo, acabei pesquisando melhor no google e vi isso msmo, dae vou deixar o Ubuntu como primeiro no boot e escolher manualmente o Windows...

Vlwww

zeroday

O arquivo a ser editado na nova versão do grub esta em /etc/default/grub

Ache a linha  GRUB_DEFAULT=0
                       Configura a entrada default pela posição. Como no GRUB a primeira entrada é zero, a segunda 1, etc

zeroday

Koyo_Cwb

Msmo assim, agradeço vossa ajuda...

Abrass

Masss como um bom fuçador e quem gosta de aprender...

Fui atraz e lá diz que o arquivo é somente leitura, como muda?

Vlw!!!

Koyo_Cwb

Para entrar em root tive de definir uma senha...

no terminal digite:

su
e a senha de usuário que você cadastrou quando instalou o sistema.

Pronto, dae logoff do user atual e entrei em root e alterei...

Vlw

Nossile

Você poderia só ter aberto o Nautilus com o sudo, navegado até o arquivo e nas propriedades do mesmo mudar a permissão (o dono continuaria sendo o root) de somente leitura para leitura e escrita... mas respondi tarde  ;D
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

zeroday

Citação de: Nossile online 15 de Setembro de 2010, 02:19
Você poderia só ter aberto o Nautilus com o sudo, navegado até o arquivo e nas propriedades do mesmo mudar a permissão (o dono continuaria sendo o root) de somente leitura para leitura e escrita... mas respondi tarde  ;D
Mas ai Nossile estaria sendo cometido uma falha na segurança , pois poderia agora ser livremente modificado o arquivo mencionado.

Ate mais

Koyo_Cwb

Pelo que eu li antes de fazer isso, o proprietário ainda continua sendo o root, e para edita-lo tmbm somente logando em root, meu user normal ainda aparece somente leitura...

zeroday

Citação de: Koyo_Cwb online 15 de Setembro de 2010, 09:16
Pelo que eu li antes de fazer isso, o proprietário ainda continua sendo o root, e para edita-lo tmbm somente logando em root, meu user normal ainda aparece somente leitura...
Exatamente so consegue editar o arquivo tendo poderes root , seja logando como tal ou usando o sudo.
;D