Iniciando , problemas e duvidas ...

Iniciado por Hitokage, 13 de Setembro de 2010, 21:36

tópico anterior - próximo tópico

Hitokage

Alo pessoal \o_
Desde que ouvi sobre o ubuntu fiquei curioso e resolvi testar baixando o live CD dos mais recentes se não me engano... Não cheguei a instalar , pouco tempos depois o pc queimou todo , mas meu pai me ajudou a conseguir um "novo" que dá bem para o gasto ...
Enfim , sabendo da minha curiosidade ele já pediu que instalasse o ubuntu , veio com o GNU grub 1.97 e nele na lista teve duas vezes o ubuntu , marcando como 2,6,31-22-generic e outro  com 11 no lugar do 22( e o windows no fim) e o meu problema com ele foi não conseguir ajeitar a resolução , tentei atualizar para ver se resolvia , agora quando tento dar boot neles , fica só tela preta , e esse é outro problema XD o recovery mode também não funciona
Já dei uma pesquisada como remover o ubuntu e o GNu mas não achei algo que acho que conseguiria fazer , e os resultados dos que tentaram por estar com problema parecido não parecia muito satisfatório .
Como eu poderia retirar ele?
Agora consegui um HD e queria o " dividir" no meio , uma parte reservada para o ubuntu e outra para testar outros SO , queria saber sé possível isso e transferir arquivos de um para outro , assim como o ubuntu pode pegar arquivos na partição do windows , etc , queria que ficasse um pouco livre nessa parte xD
desculpe se minhas duvidas  já tem respostas por ai , o que provavelmente tem , mas eu não as encontrei , e o obrigado pela paciencia ^^

Algum dia consigo usar o Ubuntu/Linux!! xD

Khayo

Quanto aos arquivos, o que você pode fazer é criar uma partição separada para o diretório home, aí nas outras distribuições que você instalar, você indica essa partição apra ser a partição home.  Quando a dividir o HD no meio, nesse link tem um material legal sobre particionamento:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Esquemas-de-particionamento-e-sistemas-de-arquivos/?pagina=1.
Linux user number 523466

zeroday

Como o Khayo mencionou eh melhor particionar seu HD .

Instala o ubuntu no HD todo dps baixa o GParted e particiona da maneira que vc quiser.

Mas se quiser testar outros SO's aconselho instalar a maquina virtual .
Abraço.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Hitokage

muito bom saber do particionamento  , obrigado  :)
mas então, aqui no HD principal está particiando em 2(ou seriam 3? o.o) que está o ubuntu "morto" que já falei .
Queria deixar esse HD em um só de novo removendo esse ubuntu" morto" e que o HD ficasse " inteiro" de novo... tem alguma maneira de um leigo igual eu possa fazer ? XD

zeroday

Reinstale o Ubuntu ,

Durante a instalação vc deve ver a opção instalar no HD inteiro escolha ela e pronto terá o Ubuntu no HD inteiro.

Ate+

Khayo

O que você pode fazer é o seguinte:
Dá o boot pelo Live CD;
Vai lá no menu System>>administration>>Gparted
Aqui que começa a brincadeira (hehehe)
Pelo que entendi, você quer tirar o ubuntu da partição que já tem outro sistema operacional, e depois instalar o ubuntu em um outro HD separado. Se for isso, você apaga a partição do ubuntu e a swap dele e depois redimensiona a partição que está com o outro sistema operacional.
As opções de apagar e redimensionar estão no menu Partition do GParted.
Acho que esse é o caminho mais fácil para alterar o particionamento. Já fiz dessa maneira quando fui instalar o Ubuntu na minha máquina que tem o windows 7 (como ainda tem coisas que só consigo fazer no windows preciso dividir o HD) tive um problema na hora de iniciar o windows, ele não entendeu muito bem o que tinha acontecido no HD e deu como corrompido, mas foi só iniciar o programa de instalação do windows que tudo voltou a funcionar. Qualquer dúvida, ou se entedi a sua pergunta errado (hehe), estamos aí!
PS: O liveCD que usei é o do ubuntu 10.04. anteriores eu não sei se é da mesma forma, comecei a usar a partir desta versão.
Linux user number 523466

hanns

Configurar o boot para abrir pelo Windows Vista

Cara estou tendo um trabalho desgr para acessar o win
é o seguinte, vou dizer o que fiz dae se alguem puder me ajudar

inventei de instalar o big linux junto com o vista, so que dai o grub não funcionava, e trancava ainicialização do big- so inicialiava pelo vista.
tentei até que desisti e usei um particionador que tenho instalado no vista- o easus partition...(uma coisa assim)para apagar tudo na partição que o big havia criado.

pois bem instalei dae o unbuntu e deixei ele fazer tudo usando a opção
de ele mesmo definir a partição com a opção de não mudar nem mover nem apagar a do windows.

deu problema no grub denovo,instalei tudo mas dae não inicializavao grub, somente com o cd inicializando tentei resolver de tudo que foi jeito mas tambem não deu- não iniciava pelo sistema somente pelo cd-

resolvi instalar novamente no espaço que tinha sobrado 20 gigas
novamente deisxei ela fazer tudo, sem mexer na partição do windowss

agora consegui acessar o programa instalado no hd  e esta funcionando o grub, so que ele não me da a opção de inicializar o vista

estou desesperadamente tentando resolver isso mas no fim meu hd virou uma zona, estou com 2 unbuntus instalados com 2 swaps com espaço sobrando. e com a partição do windows que não consigo acessar-
quando tudo funcionava tive o cuidado antes de tudo isso desfragmentar a partição do windows antes de fazer toda essa m e ela aparece no gparted, so que não consigo arrumar o grub de jeito nenhum nem pelo terminal.

Ainda tenho esperança de acessar o vista , ele esta ali so que não consigo configurar o grub para me dar a opção de boot pelo windos para que possa acessar ele novamente.

queria arrumar meu hd usando o gparted, mas tenho até medo, porque não quero causar nenhum problema na partição do windows(ainda tenho esperança de conseguir arrumar.

pensei em apagar toda essapartição extendida que o unbuntu criou onde esta toda essa confusão, mas não quero fazer nada sem pesquisar antes porque não quero perder o windows, ja que ainda ha uma esperança.

tentei ja usar o terminal, mas não consigo configurar e acessar o grub,e nem fazer nada...

alguem pode me ajudar?!!!ate fiz backup dos meus arquivos, so não queria ter que apgar o windows e ter que instalar tudo novamente, por isso vou tentar
de todas as maneira arrumar esse grub e só tirar o windows se não tiver jeito mesmo.

queria posta uma imagem de como esta o gparted , mas não sei como

agradeço ajuda

Khayo

Mas você vai querer instalar o linux em alguma partição ainda?
Já tentou recuperar o vista pelo cd de instalação dele?
Configurar o grub eu não faço a menor idéia de como fazer.
Linux user number 523466

Warhead

Saudações hanns.
Você tem a opção de usar o live cd do Ubuntu e acionar o gparted:
Sistema>Administração>gparted.
Quando o programa abrir, vai mostrar todas as partições existentes e qual tipo de arquivo está guardado lá. Tudo marcado em cores diferentes.
Uma opção é marcar para formatar tudo o que não for arquivo Window$$.
Deixando apenas o Vi$ta alí.
Depois você incere o cd de recuperação do Window$$, e usa a opção de recuperar o sistema.
Isso deve te devolver o Micro$$oft.
Apenas para complementar, eu prefiro usar o particionador do próprio Win para dividir o HD, assim não deixa confuso o S.O. das janelas.
Quando for instalar novamente o Ubuntu, basta escolher a partição vazia e fazer como o pessoal já citou:
-Cria uma partição raiz, uma partição swap e uma partição home.
Dependendo do tamanho do hd e de quanto você vai deixar para o Ubuntu, para saber quanto espaço deixar em cada partição de linux.
Qualquer dúvida, manda aí.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

zeroday

Não querendo ser chato mas estão sendo respondidas questões totalmente não relacionadas ao Ubuntu.  :o

Hitokage

hum legal XD
só que o live CD não dá boot por causa do Gnu lá  o.o que escolhe qual SO vou abrir , como proceder ?(desculpe ser tão leigo XD)

depois de resolver isso , e for instalar o Ubuntu no outro hd , como vai funcionar o boot deles? vai ser no Windows que está de principal? o que vai o ubuntu está como " escravo" o.o

Andreson Goveia

Cara para o livecd dar boot você precisa primeiro selecionar na bios para dar boot primeiro pelo cd ou apertar F11, logo quando começar a carregar o computador (geralmente é F11).ai você escolhe o driver de cd para dar boot.
Não sei se consegui ser claro. :-\

zeroday

Citação de: Hitokage online 17 de Setembro de 2010, 02:11
hum legal XD
só que o live CD não dá boot por causa do Gnu lá  o.o que escolhe qual SO vou abrir , como proceder ?(desculpe ser tão leigo XD)

depois de resolver isso , e for instalar o Ubuntu no outro hd , como vai funcionar o boot deles? vai ser no Windows que está de principal? o que vai o ubuntu está como " escravo" o.o
Você tem que instalar o grub para poder gerenciar os SO's no boot da máquina.
Quanto a sua outra pergunta vc pode selecionar nas configurações do grub para escolher qual SO vai vim primeiro no boot.

Espero ter ajudado

Ate mais

hanns

Citação de: Warhead online 16 de Setembro de 2010, 20:41
Saudações hanns.
Você tem a opção de usar o live cd do Ubuntu e acionar o gparted:
Sistema>Administração>gparted.
Quando o programa abrir, vai mostrar todas as partições existentes e qual tipo de arquivo está guardado lá. Tudo marcado em cores diferentes.
Uma opção é marcar para formatar tudo o que não for arquivo Window$$.
Deixando apenas o Vi$ta alí.
Depois você incere o cd de recuperação do Window$$, e usa a opção de recuperar o sistema.
Isso deve te devolver o Micro$$oft.
Apenas para complementar, eu prefiro usar o particionador do próprio Win para dividir o HD, assim não deixa confuso o S.O. das janelas.
Quando for instalar novamente o Ubuntu, basta escolher a partição vazia e fazer como o pessoal já citou:
-Cria uma partição raiz, uma partição swap e uma partição home.
Dependendo do tamanho do hd e de quanto você vai deixar para o Ubuntu, para saber quanto espaço deixar em cada partição de linux.
Qualquer dúvida, manda aí.

Ae pessoal pra quem respondeu muito obrigado-

resposta para Warhead

pensei em fazer isso- formatar todas as partições menos a do windows só que....meu cd de recuperação do windows, não recupera ...ele não da a opçao de reparar os sistema -o que ele faz eé apagar tudo e reinstalar o window novam.(ja caí nessa tentando arrumar e...me dei mal)  como disse   quero conseguir salvar o ruindows para não ter que reinstalar. - o que pensei é em apagar as partições do linux, reinstalar o unbuntu  novam pelo live dc direito que dae talvez consiga configurar o grub para enxergar o ruindows.não sei se isso iria funcionarm,porque não tenho muito o jeito de configurar o grub-ja tentei e não consegui...-enfim

ha o som não funciona tambṕem ...mas isso é em outro tópico

desc a burric de mirin ,    mas como faço par mandar uma foto  imagem que tirei do gparted mostrando como estão montadas as partiçooes(que esta uma bagunça)e que eu queria arrumar sem tirar o windows.
se puderes me informar  talvez fique mais facil.  sei que tem como ...

se não agradeço a ajuda

Warhead

desc a burric de mirin ,    mas como faço par mandar uma foto  imagem que tirei do gparted mostrando como estão montadas as partiçooes(que esta uma bagunça)e que eu queria arrumar sem tirar o windows.
se puderes me informar  talvez fique mais facil.  sei que tem como ...

Saudações hanns.
Tem sim como arrumar essa bagunça.
Primeiro vc deve habilitar sua bios para iniciar pelo drive do cd, como já foi dito.
Em seguida vá até o gparted do seu live cd e particiona como vc achar melhor, pode formatar o que não te interessa e criar partições novas como for mais adequado para suas necessidades.
Agora instala o Ubuntu normalmente, indicando para o instalador em que local vai ficar a partição raiz, o swap e a home.
Lembre de indicar também onde vc quer que o grub seja instalado.
Pelo que eu entendi, vai ter dois hd's na sua máquina. Eu configuro assim também aqui, um hd para "janelas" e outro para Ubuntu.
Neste caso o interessante é ter o grub instalado no hd onde está o Ubuntu, para ter maior controle. Também deve colocar este hd, o do Ubuntu, como master, assim vai ter a opção de escolher o S.O no início do sistema.
Agora, depois de feita a instalação do Ubuntu, vc deve ter o grub automáticamente configurado.
Se isto não ocorrer vc pode criar um caminho no grub para iniciar o "outro" sistema.
Aqui será preciso procurar informação referente ao grub que está usando aí no seu Ubuntu, pois à partir do 9.10 usa-se o grub 2, que eu acho mais difícil de configurar. De qualquer forma é sempre bom aprender e como estamos chegando ao final de semana, pode ser um bom passa-tempo.
Apenas para registrar, se for usar um único hd, é só deixar que o instalador se encarregue de fazer a instalação automática do grub.
Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.