Problema com partição redimensionamento via gparted

Iniciado por iquehd, 23 de Julho de 2010, 20:08

tópico anterior - próximo tópico

iquehd

Estava reparticionando uma HD de dados para NTFS e acabou a luz no meio do processo, agora não consigo montar a partição.

Tenho Windows 7 e Ubuntu rodando na HD de 80Gb e a HD de 500Gb tenho dados que não posso perder, era ela que estava sendo redimensionada.

Alguém pode me ajudar???

sudo fdisk -l

Disco /dev/sdb: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x000f000f

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1               1        9730    78148608    7  HPFS ou NTFS

Disco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xd751d751

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1       60788   488271577+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2   *       60788       60800      102400    7  HPFS ou NTFS

sudo ntfsfix /dev/sda1

Mounting volume... $MFT has invalid magic.
ntfs_mft_load(): Failed.
Failed to load $MFT: Input/output error.
Failed to startup volume: Input/output error.
FAILED
Attempting to correct errors... $MFT has invalid magic.
ntfs_mft_load(): Failed.
Failed to load $MFT: Input/output error.
FAILED
Failed to startup volume: Input/output error.
Volume is corrupt. You should run chkdsk.

platao

Ola, qual sistema de arquivos esta no HD? ntfs? se for tente;(no windows)

chkdsk H:/f

chkdsk H:/r/f

No caso a unidade a ser verificada é H, e veja se retorna alguma coisa. O windows pode ter marcado a partição como "suja" caso vc tenha removido o seu HD externo sem ejetar ou no caso falta de energia.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

iquehd

No windows eu visualizo a unidade, mas não tenho acesso, quando clico em cima pede para formatar, via windows explorer.

Eu estava redimensionando-a e o computador desligou, ai no regresso, não consigo monta-la, dá essa falha que escrevi no posto original.

Se eu criar uma partição nova e formata-la, consigo restaurar os arquivos?!

Tota

A opção gratuita e bem eficiente é o programa win/Linux chamado testdisk

recupere seus dados para uma mídia removível

Não é 100% mas chega bem perto disto.

[]'s

atteras

E ai pessoal...aconteceu algo parecido comigo (vou arredondar os números)
Tinha um HD de 150 GB particionado em 50 GB e 100 GB...diminuí 20 giga da partição de 50 giga..tudo ok até aqui ... redimensionei a partição de 100 giga para 120 giga ...processo começou ok ...depois dos 60 %  aproximadamente faltou luz...deu pra ouvir a explosão na rua! no final o sistema reconhece a partição que diminui, pois o processi havia sido completado...mas a partição onde estão meus dados (100 giga) mostra" não alocado " e os 20 gigas que ia  somar a partição aparece como integro partição primaria raw.
A ordem das part. no disco 30 gigas / 20 gigas / 100 gigas
Usei o programa EASEUS Partition no Windows 7 pra fazer o processo...

Tentei recuperar com o Photodisc, Zar, DDR recovery e muitos outros em alguns até aparece a listagem correta dos arquivos, qd mando scanear a partição de 20 giga  !!!  Provavelmente pq os arquivos são remanejados pro inicio  da futura partição que seria criada...não seria uma simples restauração de partição (da part. de 100 giga) pois acredito que o indice não casaria com o local novo dos 60% dos arquivos que ja tinha sido processados...

To migrando pro Ubuntu...mas não tenho dominio dele ainda...vcs teriam sugestõers, tanto no Windows como no Linux para esse problema...pior q tava fazendo um favor pro pra um amigo e agora tocom esse abacaxi...
Ah outro detalhe , qd mando restaurar os arquivos eles ou estão corrompidos ou vem com zero byte...sem chance de abrir...