Instalação de Pacotes .tgz

Iniciado por rafaelfonseca, 06 de Setembro de 2010, 16:10

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rafaelfonseca

Olá, estou com uma dúvida que é a seguinte: Como instalar aplicativos que estão em um pacote .tgz?

O máximo que consigo é extrair o conteúdo, mas sem conseguir instalar ou executar o software em questão.
Alguém pode me ajudar? ???

Felix


rafaelfonseca

Citação de: Felix online 06 de Setembro de 2010, 16:14
Uma Pesquisa prévia no fórum sempre ajuda:
Instalação de Programas no Ubuntu

Eu sei e já tinha visto esse post, porém ele não me ajudou, porque não consegui instalar mesmo seguindo os passos corretamente.

cesargcomp

Citação de: rafaelfonseca online 06 de Setembro de 2010, 16:29
Citação de: Felix online 06 de Setembro de 2010, 16:14
Uma Pesquisa prévia no fórum sempre ajuda:
Instalação de Programas no Ubuntu

Eu sei e já tinha visto esse post, porém ele não me ajudou, porque não consegui instalar mesmo seguindo os passos corretamente.

Citando o tópico recomendado pelo Felix:
- arquivos tgz:
Código:
tar -zxvf nome-do-programa.tgz

Observações úteis:
a) é possível descompactar graficamente o arquivo pelo File Roller (o Compactador de Arquivos). Para tanto, abra com duplo-clique e mande extrair, escolhendo e guardando o nome e caminho da pasta, ou use o clique direito e a opção "extrair aqui", criando dentro da pasta atual uma nova pasta cujo nome será o do pacote acrescido da expressão "_FILES";
b) o pacote nautilus-open-terminal permite que se abra um terminal a partir de qualquer pasta aberta no Navegador de Arquivos (o Nautilus) e é uma mão-na-roda para quem prefere descompactar graficamente, pois basta abrir a pasta criada pelo File Roller e a partir dela, via clique direito do mouse, o Terminal.
Utilizando as dicas acima o usuário evita qualquer dificuldade para chegar ao conteúdo do pacote a ser instalado e poderá partir diretamente para o 3º passo.

2º passo) entrar na pasta descompactada com o comando:

Código:
cd /caminho/pasta-criada-pelo-descompactador
(o "caminho" incluirá a pasta onde o pacote foi descompactado)

3º passo) partir para a instalação propriamente dita com os comandos:

Código:
./configure
make
sudo make install


Qual passo você não conseguiu fazer?
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

rafaelfonseca

Citar
Qual passo você não conseguiu fazer?

O 3° passo.

sot-legend

Citação de: rafaelfonseca online 06 de Setembro de 2010, 17:01
O 3° passo.

Depois que entrar na pasta digite o comando ls e poste aqui o resultado.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Falco90

Citação de: rafaelfonseca online 06 de Setembro de 2010, 17:01
Citar
Qual passo você não conseguiu fazer?

O 3° passo.
Esse tipo de instalação é peculiar e quase ninguém usa, e para fazer esse 3º passo é bom ler o README que fica dentro da pasta que você descompactou.

cesargcomp

Citação de: sot-legend online 06 de Setembro de 2010, 17:40
Citação de: rafaelfonseca online 06 de Setembro de 2010, 17:01
O 3° passo.

Depois que entrar na pasta digite o comando ls e poste aqui o resultado.

Após seguir o que o sot-legend falou, faça o seguinte:
Digite um comando de cada vez:
1º)
./configure
2º)
make
3º)
sudo make install

Se der algum erro em um dos 3 comandos posta ai para tentarmos ajudar.
Se puder especificar qual seria o programa também ajuda.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Campos

Boas, estou com o mesmo problema dele.

Citarcampos@campos-desktop:~/cube$ ./configure
bash: ./configure: Ficheiro ou directoria inexistente

o que faço?

zeroday

Olá como o Falco falou este não é um tipo de instalação padrão , é so a mais comum , é bom sempre olhar o README pois eles sempre dizem os procedimentos a serem adotados.
Sugiro que os dois amigos postem os README aqui para podermos ajuda-los.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Campos

CitarAardappel's tiny game engine
Cube is a tiny game engine hosting a singleplayer/multiplayer fps game (see features below). You will want to read (roughly this order):

    * config: on running the game, the FAQ, and configuring it for your machine
    * game: information on gameplay
    * editing: map making tutorial
    * reference: map making reference
    * history: for seeing latest changes

note well: the engine is VERY different from any engine you have seen before. Failure to read the documentation in its entirety may cause you to:

    * miss out on the cool features.
    * run it in an unoptimal way for your system.
    * conclude it "sucks" prematurely.

thanks :)

Wouter van Oortmerssen aka Aardappel

http://www.cubeengine.com/ (<- cube message board etc).
w v o A T g m x D O T n e t

Current features

    * automatic LOD on the whole map allowing for configurable fps / visual quality tradeoff on any hardware.
    * very high precision _dynamic_ occlusion culling.
    * simplistic but effective lighting, that can do _dynamic_ soft shadows & lights.
    * in-engine editing of the world geometry in full 3D, even networked with multiple people (coop editing, a first!).
    * no map precompilation of any kind needed, everything is dynamic & instant.
    * simplistic quad-tree world structure, with slopes (heightfields with caps), slants, water, and mapmodels.
    * robust collision detection & physics
    * client/server networking, demo recording, master server / server browser
    * singleplayer & multiplayer FPS game (weapons, items, many game modes, monsters, triggers) with savegames.
    * mini scripting language
    * comes with full source code under the ZLIB license!

Thanks go to all contributors:

    * eihrul (Lee Salzman) for his great network library, *nix ports, and extensive testing.
    * goetz (Johannes Hupp) for his endless map collection.
    * metlslime (John Fitzgibbons) for the metl1/2/3 maps, models, textures, and lots of feedback
    * sleepwalker (Kristian Duske) for his cube messageboard, hosting, master server, testing and feedback.
    * Lukas Zapletal & Ludek Horacek (pingpong) for their cube soundtrack
    * Fanatic (Marc A. Pullen) for his soundtrack and maps
    * dcp (Dietmar Pier) for his extensive set of mapmodels
    * Brendan Burns for his MacOSX port
    * Gomjabbar, RPG, pushplay, SirLiveAlot, kdoom (Kurt Kesler), KREiM, JCDPC, mitaman, nieb, fanatic, dcp, spentron, jf, Makke, driAn, Piglet, Rick Clark, zippie, gibbie, Tarin, Lu-Wang, Bal, Grindspire, Gleeb and Dave Bulow for their maps and feedback.
    * maj, cybear, paul, and all the other #terrafusion people for their testing & feedback.
    * DarthVim for his hudguns.
    * DaMaul & Lu-Wang for their game music.
    * Sock (http://www.planetquake.com/simland) for his brilliant egyptian & tech textures
    * Iikka "Fingers" Keranen (www.digital-eel.com/surface) for his ikbase & ik2k textures
    * Than (www.planetquake.com/cesspit) for his textures and feedback
    * Remedy Entertainment Ltd, for being so generous to make their Max Payne textures freely available.
    * Seth & Ulrich Galbraith (http://www.planetquake.com/simitar) for their GPL models
    * Brian "EvilBastard" Collins, Conrad, Magarnigal, Psionic, James Green, Andreas Möller, Ryan Butts & Jeramy Cooke for their q2 player models
    * the SDL team (www.libsdl.org), and the FMOD people (www.fmod.org) for their indispensable libraries


License:
Cube is freeware, you may use Cube for any purpose as long as you don't blame me for any damages incurred, and you may freely distribute the cube archive unmodified on any media. If you wish to use the cube source code in any way (available from where you got this), even just a mere build, read the readme.txt file carefully (ZLIB license).

zeroday

Ola campos descompacte-o entre no diretorio descompactado de um ls e cole aqui.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Campos

Citarcampos@campos-desktop:~/cube$ ls
autoexec.cfg  cube_unix  demos            doc-pak  packages     savegames
bin_unix      data       description-pak  docs     readme.html  screenshots

Felix

Abra o arquivo readme.html em seu navegador e veja as instruções. Caso não entenda, copie e cole aqui o conteudo dele (copie de seu navegador, não os código html dele) ou diga de onde baixou o arquivo para que vejamos o procedimento de instalação.