Particionamento ideal para dois OS em 160gb

Iniciado por Beurin, 30 de Agosto de 2010, 02:30

tópico anterior - próximo tópico

Beurin

Boa noite, colegas de forum. Não soube se deveria postar aqui ou na área "Iniciantes", peço desculpas caso seja um problema.

Estou migrando agora ao Linux. Sou estudante de Design Gráfico, e um professor sugeriu que instalássemos, junto ao Windows, alguma distro para o estudo mais eficiente de softwares do ramo, o que nos trás uma opção muito viável para trabalhar legalmente como freelancer.

Abracei a causa, optei pelo Ubuntu - já que a namorada me repassou um cd do 10.4 - e cá estou, cheio de dúvidas. ;D

A situação: somente 160gb de HD para dividir em Windows XP e Linux (onde serão alocados exclusivamente os sistemas e seus respectivos softwares), uma partição para os dados em geral (documentos, música, videos, originais gráficos e tudo mais) e uma para o swap.

A idéia:
35gb (ntfs) para o Windows XP
25gb (ext4) para o Ubuntu
500mb para o swap
O restante (ntfs) para arquivos.

As questões que, apesar da pesquisa no forum e no google, não ficaram 100% esclarecidas pra mim:
1. Atualmente há riscos ou dificuldades de se usar o ntfs para a tal "área comum" entre os dois sistemas, ou o ntfs-3g é plenamente satisfatório? Não gostaria de usar o Fat32 pelo tamanho dos arquivos mesmo, e meu Windows XP ainda será bastante utilizado.
2. Para o swap, há necessidade de mais espaço? Tenho 2GB DDR2 de RAM, e não entendi muito bem como decidir o tamanho do swap.
3. 25gb para o Ubuntu, considerando que será meu OS mais frequente por um tempo para me ambientar realmente ao sistema, é o suficiente? Vou sentir falta de mais espaço se eu utilizar somente softwares para Design, alguns de edição de áudio (é um hobbie) e brincar bastante com ambientes gráficos?

Muito grato desde já, e espero contribuir com o forum conforme meu aprendizado. ;)
Dell Inspiron 530 | Intel E2160 @ 1,80GHz | 2048 MB DDR2 RAM | Samsung Syncmaster 793DF | HD Samsung 160 GB

Minimalismo sem complexos.

livre1

Para o swap 500 mb acredito estar de bom tamanho (alguns vão dizer que é muito, ou que não precisa, mais é sempre bom deixar no minimo 250 Mb em minha opnião).

Aqui tenho um computador com 512 MB de ram, e tenho 1,2 GB de swap o padrão que o Ubuntu colocou para mim.

Quanto ao espaço em disco para mim acredito estár suficiente (e olha que instalo muitos programas que dificilmente uso), mais se for trabalhar com muitas imagens grandes, musicas e videos por exemplo pode ser que o espaço não de.

O suporte a ntfs acho satisfatorio, nunca tive problemas mais é claro que todo software pode falhar, backup e sempre bom para correr menos risco de focar sem o arquivo.

Andreson Goveia

Citação de: Beurin online 30 de Agosto de 2010, 02:30
Boa noite, colegas de forum. Não soube se deveria postar aqui ou na área "Iniciantes", peço desculpas caso seja um problema.

Estou migrando agora ao Linux. Sou estudante de Design Gráfico, e um professor sugeriu que instalássemos, junto ao Windows, alguma distro para o estudo mais eficiente de softwares do ramo, o que nos trás uma opção muito viável para trabalhar legalmente como freelancer.

Abracei a causa, optei pelo Ubuntu - já que a namorada me repassou um cd do 10.4 - e cá estou, cheio de dúvidas. ;D

A situação: somente 160gb de HD para dividir em Windows XP e Linux (onde serão alocados exclusivamente os sistemas e seus respectivos softwares), uma partição para os dados em geral (documentos, música, videos, originais gráficos e tudo mais) e uma para o swap.

A idéia:
35gb (ntfs) para o Windows XP
25gb (ext4) para o Ubuntu
500mb para o swap
O restante (ntfs) para arquivos.

As questões que, apesar da pesquisa no forum e no google, não ficaram 100% esclarecidas pra mim:
1. Atualmente há riscos ou dificuldades de se usar o ntfs para a tal "área comum" entre os dois sistemas, ou o ntfs-3g é plenamente satisfatório? Não gostaria de usar o Fat32 pelo tamanho dos arquivos mesmo, e meu Windows XP ainda será bastante utilizado.
2. Para o swap, há necessidade de mais espaço? Tenho 2GB DDR2 de RAM, e não entendi muito bem como decidir o tamanho do swap.
3. 25gb para o Ubuntu, considerando que será meu OS mais frequente por um tempo para me ambientar realmente ao sistema, é o suficiente? Vou sentir falta de mais espaço se eu utilizar somente softwares para Design, alguns de edição de áudio (é um hobbie) e brincar bastante com ambientes gráficos?

Muito grato desde já, e espero contribuir com o forum conforme meu aprendizado. ;)
Eu faria só isso diferente
O restante (fat32) para arquivos.
A compatibilidade é bem melhor do que a ntfs.
(tanto que o fat é usado em pen's, ssd's etc.

clodoaldops

Minha sugestão
hda1...ntfs...30gb...windows
hda2...swap...2gb
hda3...28gb.../...ubuntu
hda4...ntfs...100gb...backup

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/pagina2.html