Ubuntu 10.04 sempre trava (Resolvido)

Iniciado por andrenaves, 29 de Agosto de 2010, 21:03

tópico anterior - próximo tópico

andrenaves

Olá a todos, eu tenho um computador com uma placa mãe MSI 945GCM7 V2, chipset: Intel® 945GC Chipset e vídeo integrado GMA 950
Mais sobre o produto no seguinte link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129870042-placa-mae-msi-945gcm7-v2-_JM

A instalação do ubuntu ocorre normalmente. O meu problema é que sempre depois que instalo e inicio o sistema ele trava tudo, teclado mouse como se a tela estivesse congelada. Isso ocorre depois da tela de login a unica maneira de utilizar sem travar é colocando os parâmetros acpi=off, porém eu fico sem aceleração 3d, não da nem para ver um filme com a tela cheia, eu gostaria de saber se tem alguma outra solução para este problema além de sempre iniciar em acpi=off.

Desde já agradeço!

ucastrobr

Videos no Ubuntu  com placas Intel GMA 950 e Compiz
Além dos outputs padrões de vídeo (estou assumindo aqui gstreamer), podemos fazer o video ser exibido diretamente na camada do OpenGL, e dessa forma, funciona inclusive a tela-cheia.

Pra definir isso é facil facil:

Pressione ALT + F2 para chamar a tela Executar Aplicações
Digite gstreamer-properties e de um Enter
Na tela de configurações do Gstreamer, vá para a aba Vídeo e em Saída Padrão, selecione o Plug-in: Personalizado
No campo de canal, coloque: glimagesink
Confirme as alterações e pronto, pode abrir o Totem
Essa alternativa gera um pequeno probleminha: Como o video está sendo escrito na camada do OpenGL, enquanto o vídeo estiver rodando, a imagem do vídeo será "renderizada" em cima de qualquer outra janela ou imagem da tela. Como se alguém estivesse projetando o vídeo em cima do teu monitor.

Eu no seu caso desabilitaria iria em Sistema->Preferências->Aparência->Efeitos Visuais-> e selecionaria opção nenhum.
Mas com a opção acima não é preciso.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

ucastrobr

Eu me esqueci, para não ficar digitando sempre acpi=off.
Basta dar esse comando:
sudo gedit /boot/grub/grub.cfg

Sairá um saída de texto como esse aqui (no caso esse é o meu não é para copiar):
menuentry 'Ubuntu, with Linux 2.6.35-19-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set f894b4e5-87f9-4a92-b044-9c2df491f8fa
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.35-19-generic root=UUID=f894b4e5-87f9-4ac ro   quiet splash nomodeset acpi=off noapic nolapic
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.35-19-generic
}
menuentry 'Ubuntu, with Linux 2.6.35-19-generic (recovery mode)' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set f894b4e5-87f9-4a92-b044-9c2df491f8fa
   echo   'Loading Linux 2.6.35-19-generic ...'
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.35-19-generic root=UUID=f894b4e5-87f9-4a92-b044-9c2df491f8fa ro single
   echo   'Loading initial ramdisk ...'
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.35-19-generic
}

No seu texto terá uma parte semelhante a da linha acima em negrito coloque a parte em vermelho(nomodeset acpi=off noapic nolapic) e salve e reinicie seu pc.
Essa placa de vídeo integrada da intel sempre deu problemas, provavelmente isso é o máximo que conseguirá. Ou pode tentar instalar o Ubuntu 10.10 para testar.
Edite o tópico como resolvido.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

andrenaves

Vou tentar instalar a versão 64 bit para ver se funciona sem precisar entrar com acpi=off.
na versão 32 bit ele travava mesmo no live CD. Como a versão 64 não travou no live CD vou ver se consigo utilizar normalmente!

ucastrobr

Se funcionar posta aqui, para os outros se beneficiarem se tiverem o mesmo problema.

andrenaves

Bom como eu disse eu instalei a versão 64 bit, e inicialmente não travou, porém quando eu fui conectar a minha rede wireless, ele voltou a travar, e só parou quando eu removi o meu adaptador wireless. http://www.lojamicromidia.com.br/detalhes.php?cat=24&produto=124

Eu também andei pesquisando sobre os parâmetros acpi=off, e parece que ele não tem nada a ver com vídeo e sim com configurações de energia, o que acho que deve estar acontecendo é que minha fonte é muito fraca(500W) para rodar meu pc com o ubuntu, o estranho é que nas outras distribuições linux que testei até agora, nunca tive este problema que me acompanha da distribuição Ubuntu desde a versão 9.10. vou continuar testando sem minha placa de wireless para ver no que vai dar!

sot-legend

Pessoal, lá em casa uso dualboot Windows 7 / Ubuntu... de uns dias pra cá apresentou um problema sério...
eu consigo usar o Windows 7 sem problemas, porém quando uso o ubuntu ele depois de alguns minutos trava totalmente... Já tentei formatar, zerar o hd e nada, porém quando coloco outra distribuição funciona normalmente (testei o fedora e o mandriva) alguém tem idéia do que possa ser? Eu realmente vou ter de parar de usar ubuntu em casa =/
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

andrenaves

É, depois que eu instalei a versao 64 e retirei a placa de wireless, ele nao travou mais mesmo com a aceleração 3d ativada.