Onde devo colocar as pastas de programas instalados?

Iniciado por Pablo RD, 27 de Agosto de 2010, 20:01

tópico anterior - próximo tópico

Pablo RD

Oi pessoal.

Instalei o Thunderbird pelo Central de Programas do Ubuntu, só que fui tentar substituir pelo que baixei em português, em /usr/local/lib se não me engano, e depois disso nunca mais consegui abrir o Thunderbird, nem desinstalando e instalando abre... Mas no .tar.bz2 em PTBR que baixei abre normal, só que não é de instalar, só descompactei e executei o arquivo thunderbird...

Então quero saber onde coloco a pasta do thunderbir, e depois criar um atalho no menu de aplicativos... Devo mover para /usr/local/lib? ou bin?

Ah, tenho a mesma dúvida referente ao emesene que baixei também, ele é só descompactar e executar, nada de instalar, então pra que pasta devo mover?

E como faço pra executá-los via terminal se eles não são "instaláveis", indo na pasta e digitando o nome do programa?

agente100gelo

Eu normalmente instalo estes programas em /opt
Assim /opt/thunderbird
O executável ficaria em /opt/thunderbird/thunderbird

No caso do Thunderbird dos repositórios, basta instalar o pacote thunderbird-locale-pt-br para tê-lo em português (do Brasil, no caso).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Pablo RD

Li no viva o linux o seguinte:

Citar/opt   Para instalação de programas não oficiais da distribuição.
/usr/local   Para instalação de programas não oficiais da distribuição.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Estrutura-de-diretorios-do-Linux

Então qual a diferença entre esses dois diretórios?

Fiz isso do apt-get, mas não abre o thunderbird...

Edit: Deu certo agora =D

Mas o que eu baixei é a 3.1.x, e a que instalou pelo apt-get é 3.0.6... como atualizo? ps: dei apt-get update antes...

irtigor

Citação de: Pablo RD online 27 de Agosto de 2010, 20:17
Mas o que eu baixei é a 3.1.x, e a que instalou pelo apt-get é 3.0.6... como atualizo? ps: dei apt-get update antes...
Se você realmente precisa da ultima versão do pacote, você vai ter que pegar uma versão de terceiro. Mas isso geralmente não é uma boa ideia (principalmente se você for um iniciante), as versões oficiais foram testadas e [se necessário] vão receber atualizações de segurança.

Felix

Li no viva o linux o seguinte:

Citar/opt   Para instalação de programas não oficiais da distribuição.
/usr/local   Para instalação de programas não oficiais da distribuição.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Estrutura-de-diretorios-do-Linux

Então qual a diferença entre esses dois diretórios?

Fiz isso do apt-get, mas não abre o thunderbird...

Edit: Deu certo agora =D

Recomendo uma pesquisa no Google com os termos "estrutura de diretórios linux" para uma melhor compreensão das diferenças entre um diretório e outro.

Pablo RD

Citação de: irtigor online 27 de Agosto de 2010, 21:14
Se você realmente precisa da ultima versão do pacote, você vai ter que pegar uma versão de terceiro. Mas isso geralmente não é uma boa ideia (principalmente se você for um iniciante), as versões oficiais foram testadas e [se necessário] vão receber atualizações de segurança.

Entendi...

Pessoal, agora o thunderbird abre e tudo, mas não funciona os itens dos menus nem nada =/

Tem algum removedor específico pra limpar tudo dele e reinstalar?

irtigor

Citação de: Pablo RD online 27 de Agosto de 2010, 22:45
Pessoal, agora o thunderbird abre e tudo, mas não funciona os itens dos menus nem nada =/
Tem algum removedor específico pra limpar tudo dele e reinstalar?
Sempre use a opção "purge" quando quiser remover tudo usando o apt-get. Pelo synapitic você deve usar a opção "remoção completa". Renomeia a pasta ~/.mozilla/thunderbird para ~/.mozilla/thunderbird_bkp e tenta abrir novamente. Outra coisa que você pode fazer é verificar a saída no terminal quando você abre o thunderbird por ele.