Tipos de atulizações... (Dúvida...)

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 25 de Agosto de 2010, 14:43

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

          Pessoal tenho percebido que existem alguns processos de atualização do sistema e que esses processos diferem uns dos outros. Se é assim, então lhes pergunto: Qual a diferença entre fazermos a atualização utilizando o comando sudo aptitude update e em seguida sudo aptitude safe-upgrade ou usarmos a própria interface do aptitude?
         O que ocorre comigo é que se removo um programa ou vários como fiz ultimamente, ao atualizar o sistema com sudo aptitude update e em seguida sudo aptitude safe-upgrade, tudo bem. Porém, quando atualizo pela interface do aptitude, aparece uma barra vermelha na parte inferior da interface onde me é sugerida uma série de instalações... e essas instalações são justamente os programas que removi e não os quero mais usar... Tudo bem que vocês possam dizer "muito fácil cara, atualiza somente com sudo aptitude update e sudo aptitude safe-upgrade". Certo, funciona, porém, e o aptitude? Por que ele quer instalar tudo novamente? Ou, como faço pra ele não mais sugerir a instalação de programas que acabei de remover?


Valeu.

ucastrobr

#1
Aptitude é coisa do passado, visto que a partir do Ubuntu 10.10 não existirá esse comando.
O correto é para instalar algum pacote será assim:
sudo apt-get install nomedopacote

se quiser que funcione como o aptitude para baixar também todas as dependências, basta rodar o comando apt-get -y ficando assim:
sudo apt-get install -y nomedopacote

Agora quanto a resposta a sua pergunta:
Com respeito ao sudo aptitude safe-upgrade cumpre a mesma função que sudo apt-get upgrade, não se iluda pela palavra safe=seguro achando que é diferente.
Para saber as diferenças entre upgrade, dist upgrade e update clique aqui
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

JoaoDamasceno.ufc

Ok, Castro, muito obrigado, e vou agora mesmo ler o link que você mandou.

Valeu.