Qual a melhor maneira de fazer as partições no hd?

Iniciado por Donald Francis, 21 de Agosto de 2010, 00:18

tópico anterior - próximo tópico

Donald Francis

Tenho um hd sata II de 160GB sobrando aqui na minha máquina e quero colocar o ubuntu nele, mas quero saber qual a melhor maneira ou maneiras de deixar as partições? Me falaram que pra usar o ubuntu "bem folgado" talvez pra uso futuro, deixar cerca de 30GB na raiz e o restante como desejar, mas é esse desejar que quero saber. Posso até não usar todo o hd no ubuntu não sei, pois tenho outro principal na mesma máquina com windows 7 e quero ter acesso aos dois. Sei que pelo ubuntu eu posso acessar o windows, mas do windows não posso acessar o ubuntu, tenho em vista a partição ext4. Mas a questão é: Qual a melhor maneira de dividir o hd de 160?
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

cicero santo

''Se quiser usar Linux, tem que Reaprender. Senão é melhor nem começar''

Donald Francis

Citação de: cicero santo online 21 de Agosto de 2010, 00:25
amigo de uma pesquisada neste topico.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.0.html

Eu ja tinha visto esses sites que você passou, mas só quero saber como deixo as partições desse HD específico. Nada de burocrático sobre muitas matérias sobre linux. Só opinião do pessoal mesmo.

Adriano R.N.

Segue a minha dica.
Windows NTFS = 30gb
Ubuntu EXT$ = 15gb
swap = 1gb
estendida
Partição para dados NTFS = 114gb
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Donald Francis

Citação de: Adriano R.N. online 21 de Agosto de 2010, 00:54
Segue a minha dica.
Windows NTFS = 30gb
Ubuntu EXT$ = 15gb
swap = 1gb
estendida
Partição para dados NTFS = 114gb

achei interessante a dica, até pensei em colocar o windows xp também, pra variar. Até porque deixar a partiçao de dados em ntfs é bom p acessar o hd pelo outro que tenho o windows 7. Vou ver, Esperar mais dicas do pessoal do fórum.
Mas será que se eu montar a partição home separada como NTFS (se é possível usar assim) eu poderia ler no windows, né? Ou a partição home tem que ta em ext4 ou 3, por exemplo.

Pensei assim: só com o ubuntu: (30~40gb ext4 Raiz), (1~2gb swap), o resto como home em ntfs. pode?

Adriano R.N.

/home em NTFS não dá, lembre-se que esse formato é proprietário.
Se você for organizado e manter os dados na partição correta, não necessitará de muitos GB's para o Ubuntu, apenas os 15gb são suficientes.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

zeroday

Donald realmente a partiçao / nao precisa de tanto espaço assim , axo que 20g ja eh mais que o suficiente , se eu fosse vc criaria a partiçao /home e ai sim colocaria bem mais espaço pq eh onde seus dados irao ficar.
Espero ter ajudado.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Donald Francis

Citação de: zeroday online 22 de Agosto de 2010, 06:42
Donald realmente a partiçao / nao precisa de tanto espaço assim , axo que 20g ja eh mais que o suficiente , se eu fosse vc criaria a partiçao /home e ai sim colocaria bem mais espaço pq eh onde seus dados irao ficar.
Espero ter ajudado.

Na verdade os ~30gb que penso não é o espaço que vou usar agora, mas pra garantir no futuro e eu li o manual do ubuntu que baixei e la fala sobre esse espaço e achei interessante caso eu venha a instalar muitas coisas. Nunca se sabe! A respeito da home eu deixo o resto mesmo. O detalhe que o ubuntu não vou usar como principal nesse pc eu ainda estou inseguro quanto a erros ou algo do tipo que eu mesmo possa vir a causar sem saber. O ubuntu ficará no segundo Hd mesmo e não no principal.

jcarlos86916

No ubuntu é importante que o tamanho da SWAP seja o dobro da memoria. Ex: se a memoria for 512 coloque a swap com 1024.
A partição raiz (/) deve ter no minimo 15 GB, o /boot deve ter 100 mb, ficando o restante para o /home.

É importante criar sempre uma partição home separada, por que se houver qualquer problema no disco que precise reinstalar, pode executar uma instalação mantendo o home.

Adriano R.N.

jcarlos86916, boa tarde!
Quanto a Swap esse tema é relativo, se você tem muita ram 2GB por exemplo, não é necessário dobrar a swap, visto que dificilmente ela será usada. Há quem nem mesmo a utilize. Eu não recomendo não usar a swap, pois já li que alguns aplicativos fazem uso dela mesmo com muita ram.
Quanto aos 15GB para / é uma boa, a /home no caso do Donald não é tranquilo, pois ele usará partição também no windows. Se ele deixar uma partição NTFS para dados funcionará muito bem.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

clodoaldops

Meu notebook de 120gb tá assim
hda1...ntfs...30gb...windows
hda2...swap...2gb
hda3...ext4...28.../...ubuntu
hda4...ntfs...100gb...backup

Desta forma meu dados ficam a salvo no hda4 e posso formatar o linux ou windows sem risco de perde-los!

Com dois hds eu instalria os SO num unico hd(50% p/ cada SO) e deixaria outro HD, o maior,  só p/ backup!