Problema de Mount & Unmount de disco externo no Ubuntu

Iniciado por CD__tm, 20 de Agosto de 2010, 19:06

tópico anterior - próximo tópico

CD__tm

Boas noites,

Estou com um problema relativamente á montagem do meu disco externo no ubuntu, preciso de ajuda, espero que me possam ajudar.

Tudo começou com a noite de ontem em que instalei o ntfs-config. (já tinha o ntfs-3g instalado nessa altura).
Eu instalei este aplicativo porque precisava de montar a partição "290 Filesystem" sempre que iniciava o ubuntu para poder acessar aos arquivos contidos nessa partição. Assim como às vezes queria descarregar algo do browser e tinha que ir montar a partição primeiro para depois poder guardar, o que revelava um pouco incómodo. com o ntfs-config, este problema realmente ficou resolvido. A partição agora já faz mount automaticamente.
O que acontece é que agora sempre que tento iniciar o ubuntu, ele pede-me para conectar o meu disco externo de 500GB para fazer o respectivo mount.
Posso carregar em "S" que ele passa á frente o mount deste disco, ou "M" para "manuall recovery". E isto não me aparecia antes de instalar o ntfs-config.
O que acontece é que se carrego em "S" ele continua com o boot, mas depois de iniciado o ubuntu, quando conecto o meu disco, aparece este erro e o HD externo simplesmente não é montado:

img 1
http://img251.imageshack.us/img251/373/screenshot3jl.png

Como faço para fazer com que desapareça aquela mensagem inicial no ecrã de carregamento do ubuntu para ligar o HD? E como faço para fazer com que o disco externo faça o mount automaticamente sempre que o conecto quando o sistema operativo já está carregado sem qualquer problema?

É que antigamente apenas ligava o disco, e aparecia logo o icon na area de trabalho para eu abrir o disco e já estava montado, pronto a usar. Assim como quando fazia "safely remove" ele removia o disco e retirava o icone do ecrã..

Penso que o problema talvez tenha sido fazer aquelas configurações com o ntfs-config acidentalmente com o meu HD externo conectado e agora não consigo desfazer o problema

Aqui vai a minha configuração actual do ntfs-config:

img2
http://img835.imageshack.us/img835/4969/screenshotek.png

Já experimentei desinstalar o NTFS-config a ver se desfazia aquilo que tinha feito mas sem sucesso. A mensagem a pedir o disco externo no ecrã de inicialização do ubuntu continua lá, e continuei sem conseguir fazer mount do meu HD quando o ligava ao computador.

Actualmente a única forma de conseguir montar o HD é conectá-lo, reiniciando o ubuntu com o disco conectado, e depois já consigo aceder. No entanto, se fizer "unmount" o mesmo não desmonta. E se o desligar e voltar a ligar, aparece a mesma mensagem de erro que surge na img 1.

Se me poderem ajudar ficaria inteiramente grato.

Obrigado desde já a todos que me ajudarem.

Cumps.