Placa mãe GigaByte não reconhece Ubuntu 10.04 Desktop

Iniciado por OmegaBR, 20 de Agosto de 2010, 17:37

tópico anterior - próximo tópico

OmegaBR

Olá a todos.

Por favor, preciso de ajuda quanto a minha pequena rede padronizada com a placa mãe GigaByte G31M-ES2C, processador Intel Celeron 430 de 1.8 GHz (suporta instruções de 64 bit), HD Sata de 80 GB, CD Rom Mitsumi e Placa de vídeo ATI-Radeon HD. Gostaria de migrar minha rede para estações Linux-Ubuntu 10.04, porém ao inserir o cd dessa distribuição (préviamente testada em outros micros diferentes) no drive de CD ele não consegue ser reconhecido. As configurações do Setup estão normais, tanto que consegue inicializar outras distribuições Linux (até versões anteriores do próprio Ubuntu). O problema aparentemente ocorre somente com essa versão 10.04. Ao pesquisar no site da GigaByte, fui notificado que algumas versões Linux podem ter incompatibilidade devido a controladora Intel ICH7 da placa mãe. Não desistindo de tentar, procurei usar meu Pen Drive como instalador dessa distribuição, através da aplicação unetbootin-windows, que foi testado com êxito em micros diferentes, mas o resultado em minha placa GigaByte foi a mesma do CD Rom (apesar do conteudo do pen drive ficar disponível no sistema Windows). Note-se que todos os métodos de inicialização por usb foram configurados e mesmo assim não houve êxito. A versão Ubuntu 10.04 Desktop de 32 bit foi testada no CD e tanto versões de 32 e 64 bit foram testadas por pen drive. Reafirmo que essas mídias funcionam perfeitamente em outros micros. Só faltaria eu testar o Ubuntu de 64 bit por CD mas creio que também não haverá êxito. Preciso de ajuda para esse problema pois gostaria muito de fazer essa migração para minha rede e não tenho mais idéia de como proceder.

Obrigado.

Tota

Teria como postar quais argumentos de instalação utilizou para isto?

O problema ocorre em modo live cd ( ou live Pendrive ) ou é apenas quando da instalação?

Tenho um EeePc com Intel ICH7 e roda sem problemas. Eu apostaria muito mais na sua placa de video ATI-Radeon HD.

Parece que funcionou melhor com Ubuntu 9.04, por que não ficar com ele?

[]'s

OmegaBR

Ambos métodos (CD Rom ou Pen Drive) não conseguem ser incialiados sendo que no caso do CD Rom a mídia sequer é reconhecida. Gostaria de utilizar essa distribuição (versão 10.04) pois tive muita credibilidade com ele, tanto que em outros micros ele obteve ótima performance e reconhecimento. Teria como você me ajudar com essa distro?

Obrigado.

Tota

#3
Bem,

Quando da tela de escolha entre instalar e experimentar o Ubuntu ( pelo menos esta tela voce vê? ) aparecem no rodapé algumas opções, F4, F5, F6, etc.

Verifique pelo modo <vesa>, coloque como argumento <nomodeset> e depois <acpi_skip_timer_override> ( um ou outro )

Leia o topico "Argumentos de instalação ( Caso falhe )" => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

Parece que a gigabit usa PCIe. Temos alguns problemas ( contornáveis ) com PCIe 2 (nomodeset e acpi_skip_timer_override)

Verifique estas opções na bios: C1E e EIST ( faça testes abilitando e desabilitando ) pois a placa aceita overclock e não é interessante estar habilitado para instalação.

Mande uma mp para o usuario Juniorx32, ele usa uma placa igual à sua => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.msg301663.html#msg301663

Não tenho esta placa, mas o caminho é mais ou por aí.

[]'s






OmegaBR

Tota,

Em primeiro, agradeço-lhe pela presteza para ajudar meu problema. O que ocorre mais precisamente é que, ao inserir o cd do Ubuntu 10.04 LTS Desktop no drive de CD Rom ligada a placa GigaByte G31M, o disco não é reconhecido. Seria como ter colocado um cd virgem na unidade (nada aparece). Esse cd foi testado com sucesso em vários micros diferentes e, lembrando o que tinha dito na primeria mensagem, estou tentando usar essa distro numa rede padronizada. São 5 micros exatamente iguais em termos de hardware, e infelizmente todos falharam com o reconhecimento dessa distro. Lhe garando que o cd está em perfeita condição de uso. No caso do Pen drive que usei ele até chega a abrir o conteudo no sistema windows, mas falha na hora de dar o arranque (boot), sendo que esse pen drive está funcionando perfeitamente em outros micros, como se fosse o próprio cd, menos nessa placa G31M que tenho. Reafirmo que apenas essa versão 10.04 LTS Desktop está com esse problema. Outras distros (incluindo versão servidor) são reconhecidos e dão o devido arranque.

Eu estou saindo do trabalho agora. Quando eu chegar em casa entrarei em contato com o colega que você indicou e ver se ele tem alguma solução.

Obrigado por me ajudar.

Abraços.

OmegaBR

... O Ubuntu 10.04 Desktop de 64 bit em CD foi reconhecido pela placa.

:o

Sinceramente, só faltava isso para ser testado (se bem que não acreditava que funcionaria).
Bem, peço desculpas pelo pensamento de incompatibilidade, mas é estranho os outros métodos terem falhado (note-se que a versão de 32 bit em cd sequer foi "enxergada").

Agora sim posso prosseguir com a migração de sistema.

Tópico fechado.

rjbgbo

OmegaBR, quase tomei um susto, pois sou um super feliz usuário dessa pl. mãe no meu desktop tudo intel, o qual fiz um upgrade a cerca de 4 meses, e até hj o ubuntu 10.04 lts 32bits sequer apresentou uma simples travada.
fico feliz que vc tenha resolvido o problema.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

sapo2025

 1-Verifica se tem opção na bios de "windows" ou "other" na aba do booting.
2-Faça como o colega disse...Aperte f6 e selecione acpi, nolapic, nomodeset. E então de esc e escolha live cd.
3-Instale e quando entrar no grub mude a opção do grub teclando "e" inserindo as mesmas antes das palavras "quiet splash". Ai aperta ctrl+x e depois tem que configurar o video pois acho que vc ta usando placa sem suporte.