Compiz não Funciona de Jeito nenhum no Ubuntu 10.04

Iniciado por roderickOl, 20 de Agosto de 2010, 16:54

tópico anterior - próximo tópico

roderickOl

Tenho que desabafar, esse Linux é realmente formidavel, a gente consegue mudar muitas coisas. Mas vai dar trabalho assim em outro lugar. Cada dia um problema pra resolver.
Já tive aquele problema do monitor não reconhecer
Já tive problema com o grub
Já tive aquele problema da resolução baixa.
Do problema de não salvar as configurações e toda vez ter q configurar a resolução.
Problemas com a conexão wireless da faculdade (Unresolved).
E agora problemas com o Compiz.

Ainda bem que sou daqueles que gostam de desafios!!
Mas ta se tornando difícil arrumar tanto tempo pra isso.

Agora, esse eu acho que é praticamente impossível resolver.
Eu tinha instalado ele, o gerenciador dele. E até consegui deixar ele bem legal, com transparência e tudo.
Mas dai eu desliguei, e quando fui ligar no outro dia. O dito não funcionou mais.

Eu vou lá no tema pra ativar, dai fica uma tela branca na janela, da umas piscadas, e diz que não pode ser habilitado.
Dai tento abrir o Compiz pelo Terminal, e ele fica piscando a tela de tudo quanto é cor, e depois trava tudo, dai só dando reset.

Já tentei um monte de dicas que eu vasculhei na internet, mas nenhuma deu certo.

Se minha experiência fosse suficiente, não queria incomodar. Mas acho que com duas semanas de Linux, eu só posso recorrer a alguma alma boa pra me ajudar.

ucastrobr

Primeiro de tudo veja antes de mais nada se em Sistema > Hardware Drivers se está instalado o hardware apropriado senão não tem 3D.
Depois digite o comando:
sudo apt-get install compiz compiz-plugins compiz-gnome compiz-core emerald compiz-fusion-plugins-main compiz-fusion-plugins-extra fusion-icon compizconfig-settings-manager
Agora, para ter o Compiz rodando com as configurações escolhidas e os efeitos você precisa ter o ícone do ícone do compiz fusion funcionando. Vá em  Aplicações> Ferramentas do Sistema . Agora você deve ser capaz de ver um ícone de cubo azul na barra de tarefas que se parece com o abaixo, clique nele.

Botão direito do mouse na barra superior do gnome ao lado do relógio no ícone do compiz.
Você pode alterar as configurações do compiz, indo em Settings Manager e instalar novos temas, lançando Emerald Emerald Theme Manager. Ubuntu não instala temas para Emerald por padrão. Então você teria que baixar esses que você gosta manualmente a partir daqui.
Se algo der errado com o gerenciador de janelas e exibir X parece confuso, então recarregar Window Manager deve corrigi-lo 9 de 10 vezes. Se você quiser usar esmeraldas para ser seu decorador de janelas padrão com o Compiz, você pode fazer a seleção Select Window Decorator opção no menu acima.

A próxima coisa a fazer é garantir que o compiz é carregado toda vez que você iniciar / reiniciar o computador. Para garantir isso, adicione no ícone do fusion na lista de inicialização de aplicativos dentro do  Sistema> Preferências> aplicativos de sessão. Clique em "Adicionar" ,depois em nome coloque: "Compiz Fusion Icon" e em comando você coloca: "fusion-icon" ou o caminho completo /usr/bin/fusion-icon como verá abaixo:

Agora é só configurar e usar.

Eu no meu caso não uso compiz e nenhum outro efeito visual assim não tenho nenhum problema com conflito de placa de vídeo ou travamentos, para isso desativo os efeitos visuais e não instalo compiz.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

roderickOl

Eu já testei dessa forma, mas vou tentar mais uma vez. (Como remove todos esses programas no terminal?)
Acho que tem alguma coisa errada com aquele glx... alguma coisa.
Da erro quando eu digito um comando pra ver a taxa.

E antes eu tinha instalado tudo direitinho, e usei os efeitos e tals... Mas depois que eu desliguei, e liguei de novo começou essa patifaria.

Obrigado pela ajuda, amanha eu dou feedback

Ah, não posso usar nada em modo texto, pq a tela fica preta, como se o monitor não estivesse funcionando.

ucastrobr

Não precisar remover nada, porque se digitar o comando acima o terminal entenderá quais pacotes estão instalados e quais não estão e ele só irá instalar algum se estiver faltando.

Quanto ao problema de tela preta, acho melhor você é desistir do compiz e ir em Sistema -> Preferências -> Aparência -> Efeitos Visuais e clicar em nenhum.
É melhor ter um sistema sem travamentos e problemas com tela funcionando 100% , do que um sistema bonito 3D com compiz e cheio de bugs.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

roderickOl

Então, esse que é o problema, ele já ta marcado como sem efeito.
Dai eu tento clicar pra ativar, e ele não ativa.

Quando inicia o sistema, ele não carrega, e fica normal. Mas se eu acionar ele pelo terminal digitando sudo compiz, dai trava tudo, e então só com reset

Esse negocio do modo texto ficar com a tela preta, monitor desligado, eu não sei pq faz isso.

RonaldoRG

CitarEntão, esse que é o problema, ele já ta marcado como sem efeito.
Dai eu tento clicar pra ativar, e ele não ativa.

Qual é a sua placa de vídeo?
Isso acontece no meu computador que tem placa SiS, os efeitos não funcionam devido a essa placa.
Aqui no meu note o compiz funciona legalzão, acho massa as janelas gelatinosas.
Abraço.
Ubuntu 12.04

roderickOl

O meu é um VAIO CWFX17, com placa NVIDIA G210M 256 RAM

Se for problema com a placa, ele não deveria ter funcionado desde o principio, eu consegui ativar e tudo, até aquele cubo lá tinha.
Mas depois q eu reiniciei, não sei o que aconteceu que ele não ativa mais.

fiz um teste com glxinfo |grep direct e da erro.

RonaldoRG

Citarfiz um teste com glxinfo |grep direct e da erro.
Então pode tá o problema relacionado com alguma coisa na configuração da placa.
Posta o erro que dá pra a gente ver.
Ubuntu 12.04

roderickOl

roderickol@ubuntu:~$ sudo glxinfo |grep direct
Error: glXCreateContext failed
roderickol@ubuntu:~$

Quando eu coloco em modo texto, o monitor desliga, fica a tela preta.
Penso que tem a ver com o problema tbm.

RonaldoRG

Pois é amigo infelizmente não possuo conhecimentos pra te dizer o que estaria causando isso, mas acho que o caminho é por ai. Procure aqui no fórum ou no google sobre esse problema no glxinfo.
Tomara que alguém te dê uma luz.
Abraço.
Ubuntu 12.04

ucastrobr

Tente instalar um driver apropriado para sua placa:
Num terminal digite:
sudo apt-get purge nvidia*
Depois digite o comando.
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf
Adicione isso no final do texto
vga16fb
nouveau
rivafb
nvidiafb
rivatv

Agora o comando:
sudo apt-get install nvidia-current
Agora, carregue o módulo do nvidia (reinicie e tente novamente caso ele não funciona):
sudo modprobe nvidia
você pode checar com o comando:
sudo lsmod | grep -i nvidia
E finalmente criar o arquivo de configuração
sudo nvidia-xconfig

Agora quase acabando, reinicie o pc e entre na bios (pressione DELETE durante a inicialização)

Mude a opção SATA na BIOS a partir de reforço à compatibilidade Veja aqui

roderickOl

Eu já tinha instalado o driver baixado direto do site da nvidia, adcionei as exceções na blacklist configurei o xorg e td. Tenho que fazer esses passos mesmo assim?

Usei o comando
roderickol@ubuntu:~$ sudo lsmod | grep -i nvidia
nvidia              10194182  24
agpgart                31724  2 nvidia,intel_agp

E me retornou isso ai!!!

Ah, na minha bios não tem essa opção, alias é bem limitada não tem opção quase, só de definir o boot prioridade entre leitor, hd e externo.

Eu queria desinstalar o driver de video, mas o modo texto não funciona, dai não sei como fazer.

roderickOl

Citação de: RonaldoRG online 21 de Agosto de 2010, 18:49
Pois é amigo infelizmente não possuo conhecimentos pra te dizer o que estaria causando isso, mas acho que o caminho é por ai. Procure aqui no fórum ou no google sobre esse problema no glxinfo.
Tomara que alguém te dê uma luz.
Abraço.

Vi por ai que desinstalando o driver da NVidia e reinstalando resolveria, mas para isso teria que usar o modo texto, mas ele não funciona, fica tela preta.
Dai não sei o que fazer.

Esse erro significa que a aceleração por hardware ta com algum erro.

roderickOl

Consegui entrar em modo texto com o security mode, e consegui reinstalar o driver de video, e depois disso a minha aceleração por hardware voltou a funcionar.

Antes nem jogo que usava 3d funcionava, agora ta funcionando.

Só que quando eu uso o emerald como window decorator, a barra de cima das janelas somem, e dai não da pra fechar pelo x ou maximizar.

Vou ver se acho uma solução pra isso tbm

EDIT

Acho que consegui achar a solução para o desaparecimento da barra das janelas. Usei o comando "emerald --replace".