Pasta home como desktop, como reverter?

Iniciado por la_de_longe, 18 de Agosto de 2010, 14:12

tópico anterior - próximo tópico

la_de_longe

Pelo ubuntu-tweak eu ativei qa opção de usar o desktop como home, entçai agora o sistema entende que o desktop é a mimnha pasta de usuario e todas as subpastas como download, videos e etc estão da tela. A principel achei interessante, mas agora eu quero voltar como estava e não consigo, mesmo desativando esta opção pelo ubuntu-tweak ou até mesmo pelo gconf-edito.  Como fazer agora pra voltar como antes?

ucastrobr

Não uso o Ubuntu-tweak mas pelo que parece ele não tranforma sua pasta pessoal(home) na área de trabalho.
Mas sim apenas gera atalhos.
Pelo que eu li. Se esse for o problema bastaria rodar o comando:
sudo nautilus
E navegar até sua pasta /home/usuário/Desktop(area de trabalho) e excluir o atalho home na área de trabalho.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

la_de_longe

Citação de: ucastrobr online 18 de Agosto de 2010, 22:35
Não uso o Ubuntu-tweak mas pelo que parece ele não tranforma sua pasta pessoal(home) na área de trabalho.
Mas sim apenas gera atalhos.
Pelo que eu li. Se esse for o problema bastaria rodar o comando:
sudo nautilus
E navegar até sua pasta /home/usuário/Desktop(area de trabalho) e excluir o atalho home na área de trabalho.

Não, não. Ele trasformou o desktop na pasta home sim, não se trata de atalhos não. Não existe mais a pasta  /home/usuário/Desktop, somente  /home/usuário, que é o  desktop também. Se eu crio uma pasta no desktop, ele fica na pasta Home também e vice-versa, as duas são a mesa cosia agora!

ucastrobr

Mas a pasta Desktop fica dentro da pasta home, sempre foi assim.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

JoseMelo

Parece ser um tanto complicado ou impossível a reversão. No Ubuntu Tweak há uma advertência sobre isso.

ucastrobr

Anime-se existe uma versão nova do Ubuntu-tweak para teste que permite resetar as configurações padrões, ou seja, voltar a como era antes de vc configurar. Remova sua versão atual do Ubuntu-tweak:
sudo apt-get remove ubuntu-tweak

Depois baixe a versão desse novo ubuntu-tweak, leia aqui:
http://blog.ubuntu-tweak.com/2010/08/08/feature-sneak-peak-reset-setting.html

Se não funcionar o novo Ubuntu-tweak, tente isso:
sudo gedit  ~/.config/user-dirs.dirs
Substitua tudo o que tiver por isso:

# This file is written by xdg-user-dirs-update
# If you want to change or add directories, just edit the line you're
# interested in. All local changes will be retained on the next run
# Format is XDG_xxx_DIR="$HOME/yyy", where yyy is a shell-escaped
# homedir-relative path, or XDG_xxx_DIR="/yyy", where /yyy is an
# absolute path. No other format is supported.
#
XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Desktop"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/Download"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/"

Depois esse comando:
xdg-user-dirs-gtk-update
xdg-user-dirs-update

la_de_longe

Citação de: ucastrobr online 19 de Agosto de 2010, 12:22
Mas a pasta Desktop fica dentro da pasta home, sempre foi assim.

Mas agora a pasta Desktop dentro da pasta Home é apenas uma pasta qualquer chamada Desktop, que inclusive aparece no desktop pois o desktop é o home agora.

Mas eu já dessiti, reinstalei o Ubuntu e vou tomar cuidade pra naum fazer isso denovo!

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

la_de_longe

Citação de: clcampos online 19 de Agosto de 2010, 22:05
Ué, não testou a dica do ucastrobr?

Eu já tinha reinstalado o Ubuntu qd ele postou a dica.

clcampos

Citação de: la_de_longe online 19 de Agosto de 2010, 22:25

Poxa, reinstalar o Linux para corrigir erro é algo bem windows. Pena que reinstalou.

Boa sorte ai.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

la_de_longe

Citação de: clcampos online 19 de Agosto de 2010, 22:47
Citação de: la_de_longe online 19 de Agosto de 2010, 22:25

Poxa, reinstalar o Linux para corrigir erro é algo bem windows. Pena que reinstalou.

Boa sorte ai.

Ah eu lembrei que tinhaacabdo de fazer um backup completo do sistema com o remastersys, ae ja voltou tudo como tava antes (quase uma restauração de sistema), assim aproveitei e testet se o backup funcionava.

ucastrobr

Tinha deixado o sistema como o seu configurado com o ubuntu-tweak ou seja tudo que aparecia na pasta home (arquivos e pastas) aparecia na área de trabalho, se apagasse um arquivo na área de trabalho ele deletava automaticamente na pasta home, o ruim é que ficava uma tonelada de pastas e arquivos na área de trabalho.
A solução era simples:
sudo rm -rf .gnome .gnome2 .gconf .gconfd .metacity

E depois só reiniciar a sessão que a área de trabalho ficava livre.

Bom a dica servirá para outra pessoa que passar por isso.